Experiência religiosa e psicopatologia na concepção de William James
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Data de Publicação: | 2011 |
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Neves, Marco Aurélio de Matos2014-12-05T18:53:42Z2016-10-10T03:46:53Z2014-12-05T18:53:42Z2016-10-10T03:46:53Z2011-06-16NEVES, Marco Aurélio de Matos. Experiência religiosa e psicopatologia na concepção de William James. 2011. 29 f. Monografia (Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5114PsicologiaNa modernidade, como em toda a história da humanidade, distinguir quando um sujeito realmente passa por uma experiência religiosa ou psicótica não é uma tarefa fácil. Um erro na distinção poderia incorrer na condenação de um sujeito autenticamente religioso a um rótulo de mero doente mental, ou, por outro lado, pode-se cometer uma negligência ao sujeito que está genuinamente doente. Nesse cenário, as concepções de William James tiveram o intuito de abordar e contribuir para a elaboração do dilema pelo qual um profissional em saúde mental pode se deparar neste campo. Este trabalho, caracterizado como um ensaio teórico, visa resgatar as concepções do referido autor no campo da Psicologia da Religião, ao investigar suas concepções originais sobre as relações entre a experiência religiosa e a psicopatologia. Analisando-se dez obras de Introdução à Psicologia, verificou-se que W. James, embora seja sempre citado como tendo um papel muito importante na história da Psicologia, tem sua contribuição mais original neste campo pouquíssimo divulgada e reconhecida. Foram analisados e sistematizados os principais aspectos apresentados pelo estudioso em sua obra As variedades da experiência religiosa, relacionando-os com as percepções de autores contemporâneos com produções que remetem à experiência religiosa e à psicopatologia. Constataram-se algumas semelhanças e diferenças entre tais autores e o pensamento original de W. James. Mas, mesmo para aquelas concepções de tais autores que assemelham-se bastante às de William James, este foi pouco aludido. Entre as principais contribuições de William James à Psicologia da Religião, destacamos o foco de estudo no indivíduo, em que o autor se preocupa mais em lhe proporcionar bem-estar do que em lhe dar um diagnóstico; ele distingue juízo existencial do juízo de valor, delimitando e definindo o campo investigativo da Psicologia da Religião; apoia-se no bom senso do investigador para chegar à verdade da experiência religiosa, analisando os frutos gerados por esta experiência e, por fim, conclui que, apenas se estes frutos forem bons, a sua experiência religiosa será autêntica.Submitted by Tania Marques Ribeiro (tmarques@ucb.br) on 2014-10-29T19:25:20Z No. of bitstreams: 1 Marco Aurélio de Matos Neves.pdf: 425388 bytes, checksum: 8b19677f9fc8031a08738c10cdaa2e48 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-12-05T18:53:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marco Aurélio de Matos Neves.pdf: 425388 bytes, checksum: 8b19677f9fc8031a08738c10cdaa2e48 (MD5)Made available in DSpace on 2014-12-05T18:53:42Z (GMT). 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