A empregabilidade do graduado com necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Bianca de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8592
Resumo: A sociedade está em processo de evolução em relação às pessoas com deficiência desde 1854 quando iniciaram atendimentos através da construção da instituição O Imperial Instituto dos meninos Cegos. Desde então os olhares para com as pessoas com deficiência foi mudado até chegar as políticas públicas de acesso universal à educação, essas políticas públicas deram a possibilidade a todas as pessoas, independente de suas condições, a terem um ensino de qualidade tendo a oportunidade de se qualificarem em uma universidade para futuramente ingressarem ao mercado de trabalho. O presente estudo tem o intuito de analisar a inserção do aluno egresso do curso de graduação com necessidades especiais no mercado de trabalho. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e os dados foram coletados através de um questionário divulgado em uma página da internet. Os resultados desses dados coletados mostraram a necessidade de um olhar mais atento às pessoas com deficiência que buscam a qualificação profissional, não depositando apenas o sucesso ou fracasso do seu ingresso ao mercado de trabalho na universidade, mas também nas instituições que os empregam.
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O presente estudo tem o intuito de analisar a inserção do aluno egresso do curso de graduação com necessidades especiais no mercado de trabalho. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e os dados foram coletados através de um questionário divulgado em uma página da internet. Os resultados desses dados coletados mostraram a necessidade de um olhar mais atento às pessoas com deficiência que buscam a qualificação profissional, não depositando apenas o sucesso ou fracasso do seu ingresso ao mercado de trabalho na universidade, mas também nas instituições que os empregam.The company is in the process of evolution in relation to people with disabilities since 1854 when started through the construction of handles institution The Imperial Institute Of The Boys Blind. Since then the eyes for with people with disabilities was changed to reach the public policies of universal access to education, these public policies have given the possibility to all people, regardless of their condition, have a quality education taking the opportunity to qualify in a university for future join to the labor market. The present study aims to analyze the insertion of the student from one of the undergraduate course with special needs in the labor market. This research is of a qualitative nature and the data were collected through a questionnaire circulated on an Internet web page. The results of these data collected showed the need for a closer look to people with disabilities who seek professional qualification, by depositing only the success or failure of his entry to the labor market in the university, but also in the institutions that employ them.Submitted by cristiano cardoso sales (cristiano.sales@ucb.br) on 2017-07-04T19:59:03Z No. of bitstreams: 1 BiancadeOliveiraMunizTCCGraduacao2015.pdf: 665899 bytes, checksum: 7676c55d33f5e230789b2d1d2046bec6 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-04T21:02:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BiancadeOliveiraMunizTCCGraduacao2015.pdf: 665899 bytes, checksum: 7676c55d33f5e230789b2d1d2046bec6 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-04T21:02:49Z (GMT). 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The company is in the process of evolution in relation to people with disabilities since 1854 when started through the construction of handles institution The Imperial Institute Of The Boys Blind. Since then the eyes for with people with disabilities was changed to reach the public policies of universal access to education, these public policies have given the possibility to all people, regardless of their condition, have a quality education taking the opportunity to qualify in a university for future join to the labor market. The present study aims to analyze the insertion of the student from one of the undergraduate course with special needs in the labor market. This research is of a qualitative nature and the data were collected through a questionnaire circulated on an Internet web page. The results of these data collected showed the need for a closer look to people with disabilities who seek professional qualification, by depositing only the success or failure of his entry to the labor market in the university, but also in the institutions that employ them.
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