A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Thatiane de Araújo Macedo
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13607
Resumo: O envelhecimento traz consigo uma carga repleta de modificações biológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, fazendo com que o indivíduo necessite de atenção diferenciada para lidar satisfatoriamente com todas essas mudanças. Inserida neste contexto, a aprendizagem na terceira idade destaca-se como um dos campos de relevante interesse para Psicopedagogia, uma vez que o processo de aprender acontece de forma contínua ao longo da vida e que, notadamente, os idosos necessitam de estímulos cognitivos constantes e dedicados visando a preservação da qualidade de vida. Com isso, o objetivo desse estudo é entender como a Psicopedagogia pode ajudar no processo de aprendizagem do idoso através da estimulação cognitiva. A pesquisa foi realizada de forma descritiva-exploratória, por meio de análises bibliográficas através das quais constatou-se a influência da interação social na aprendizagem dos idosos levando em consideração ainda os aspectos familiares e culturais. Adicionalmente, explorou-se a possível contribuição do processo de aprendizagem e, consecutivamente, do psicopedagogo na prevenção de enfermidades em conjunto com eventuais estratégias de intervenção que podem ser adotadas para que o idoso venha a viver de forma mais plena.
id UCB-2_5c1ea1aad1f3719fe17d5b20740a5267
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/13607
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cordeiro, Bernadete M. P.Novais, Thatiane de Araújo Macedo2021-04-07T14:28:43Z2021-03-122021-04-07T14:28:43Z2020NOVAIS, Thatiane de Araújo Macedo. A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade. 2020. 12 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13607O envelhecimento traz consigo uma carga repleta de modificações biológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, fazendo com que o indivíduo necessite de atenção diferenciada para lidar satisfatoriamente com todas essas mudanças. Inserida neste contexto, a aprendizagem na terceira idade destaca-se como um dos campos de relevante interesse para Psicopedagogia, uma vez que o processo de aprender acontece de forma contínua ao longo da vida e que, notadamente, os idosos necessitam de estímulos cognitivos constantes e dedicados visando a preservação da qualidade de vida. Com isso, o objetivo desse estudo é entender como a Psicopedagogia pode ajudar no processo de aprendizagem do idoso através da estimulação cognitiva. A pesquisa foi realizada de forma descritiva-exploratória, por meio de análises bibliográficas através das quais constatou-se a influência da interação social na aprendizagem dos idosos levando em consideração ainda os aspectos familiares e culturais. Adicionalmente, explorou-se a possível contribuição do processo de aprendizagem e, consecutivamente, do psicopedagogo na prevenção de enfermidades em conjunto com eventuais estratégias de intervenção que podem ser adotadas para que o idoso venha a viver de forma mais plena.Aging comes with a series of biological, physiological, psychological and social transformations, demanding special attention to satisfactorily deal with all these changes. In this context, learning in the third age stands out as one of the most relevant fields of interest in Psychopedagogy, since the learning process is continuous throughout our lives and that, notably, the elderly need constant and dedicated cognitive stimuli in order to preserve their quality of life. In this sense, this study’s objective is to understand how Psychopedagogy can help in the elderly learning process through cognitive stimulation. The research was conducted in a descriptive-exploratory way, through bibliographic analyzes which identified the influence of social interaction in the elderly learning, considering also familiar and cultural aspects. Additionally, the possible contribution of the learning process and, consecutively, of the psychopedagogue professional in the illness prevention was explored, in conjunction with intervention strategies that can be adopted aiming to provide the elderly with a fulfilling live.Submitted by Karina Martins (karina.martins@ucb.br) on 2021-03-12T16:55:53Z No. of bitstreams: 1 ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf: 344621 bytes, checksum: c6f6313180c7f197b4bc50870633ca99 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-04-07T14:28:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf: 344621 bytes, checksum: c6f6313180c7f197b4bc50870633ca99 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-07T14:28:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf: 344621 bytes, checksum: c6f6313180c7f197b4bc50870633ca99 (MD5) Previous issue date: 2020porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Trabalhos de Conclusão de CursoUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagemEnvelhecimentoPsicopedagogiaA psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecialização em Psicopedagogia com Ênfase em Neurociênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf.txtThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf.txtExtracted texttext/plain23890https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13607/4/ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf.txtd90dd7e8ec346aa4c9c7fb7aec3777d0MD54ORIGINALThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdfThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdfMonografiaapplication/pdf344621https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13607/3/ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdfc6f6313180c7f197b4bc50870633ca99MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13607/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/136072021-11-19 02:01:53.241Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade
title A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade
spellingShingle A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade
Novais, Thatiane de Araújo Macedo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Aprendizagem
Envelhecimento
Psicopedagogia
title_short A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade
title_full A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade
title_fullStr A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade
title_full_unstemmed A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade
title_sort A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade
author Novais, Thatiane de Araújo Macedo
author_facet Novais, Thatiane de Araújo Macedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cordeiro, Bernadete M. P.
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, Thatiane de Araújo Macedo
contributor_str_mv Cordeiro, Bernadete M. P.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Aprendizagem
Envelhecimento
Psicopedagogia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Envelhecimento
Psicopedagogia
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O envelhecimento traz consigo uma carga repleta de modificações biológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, fazendo com que o indivíduo necessite de atenção diferenciada para lidar satisfatoriamente com todas essas mudanças. Inserida neste contexto, a aprendizagem na terceira idade destaca-se como um dos campos de relevante interesse para Psicopedagogia, uma vez que o processo de aprender acontece de forma contínua ao longo da vida e que, notadamente, os idosos necessitam de estímulos cognitivos constantes e dedicados visando a preservação da qualidade de vida. Com isso, o objetivo desse estudo é entender como a Psicopedagogia pode ajudar no processo de aprendizagem do idoso através da estimulação cognitiva. A pesquisa foi realizada de forma descritiva-exploratória, por meio de análises bibliográficas através das quais constatou-se a influência da interação social na aprendizagem dos idosos levando em consideração ainda os aspectos familiares e culturais. Adicionalmente, explorou-se a possível contribuição do processo de aprendizagem e, consecutivamente, do psicopedagogo na prevenção de enfermidades em conjunto com eventuais estratégias de intervenção que podem ser adotadas para que o idoso venha a viver de forma mais plena.
Aging comes with a series of biological, physiological, psychological and social transformations, demanding special attention to satisfactorily deal with all these changes. In this context, learning in the third age stands out as one of the most relevant fields of interest in Psychopedagogy, since the learning process is continuous throughout our lives and that, notably, the elderly need constant and dedicated cognitive stimuli in order to preserve their quality of life. In this sense, this study’s objective is to understand how Psychopedagogy can help in the elderly learning process through cognitive stimulation. The research was conducted in a descriptive-exploratory way, through bibliographic analyzes which identified the influence of social interaction in the elderly learning, considering also familiar and cultural aspects. Additionally, the possible contribution of the learning process and, consecutively, of the psychopedagogue professional in the illness prevention was explored, in conjunction with intervention strategies that can be adopted aiming to provide the elderly with a fulfilling live.
description O envelhecimento traz consigo uma carga repleta de modificações biológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, fazendo com que o indivíduo necessite de atenção diferenciada para lidar satisfatoriamente com todas essas mudanças. Inserida neste contexto, a aprendizagem na terceira idade destaca-se como um dos campos de relevante interesse para Psicopedagogia, uma vez que o processo de aprender acontece de forma contínua ao longo da vida e que, notadamente, os idosos necessitam de estímulos cognitivos constantes e dedicados visando a preservação da qualidade de vida. Com isso, o objetivo desse estudo é entender como a Psicopedagogia pode ajudar no processo de aprendizagem do idoso através da estimulação cognitiva. A pesquisa foi realizada de forma descritiva-exploratória, por meio de análises bibliográficas através das quais constatou-se a influência da interação social na aprendizagem dos idosos levando em consideração ainda os aspectos familiares e culturais. Adicionalmente, explorou-se a possível contribuição do processo de aprendizagem e, consecutivamente, do psicopedagogo na prevenção de enfermidades em conjunto com eventuais estratégias de intervenção que podem ser adotadas para que o idoso venha a viver de forma mais plena.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-07T14:28:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-12
2021-04-07T14:28:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOVAIS, Thatiane de Araújo Macedo. A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade. 2020. 12 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13607
identifier_str_mv NOVAIS, Thatiane de Araújo Macedo. A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade. 2020. 12 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13607/4/ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf.txt
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13607/3/ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13607/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d90dd7e8ec346aa4c9c7fb7aec3777d0
c6f6313180c7f197b4bc50870633ca99
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829926539919360