A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13607 |
Resumo: | O envelhecimento traz consigo uma carga repleta de modificações biológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, fazendo com que o indivíduo necessite de atenção diferenciada para lidar satisfatoriamente com todas essas mudanças. Inserida neste contexto, a aprendizagem na terceira idade destaca-se como um dos campos de relevante interesse para Psicopedagogia, uma vez que o processo de aprender acontece de forma contínua ao longo da vida e que, notadamente, os idosos necessitam de estímulos cognitivos constantes e dedicados visando a preservação da qualidade de vida. Com isso, o objetivo desse estudo é entender como a Psicopedagogia pode ajudar no processo de aprendizagem do idoso através da estimulação cognitiva. A pesquisa foi realizada de forma descritiva-exploratória, por meio de análises bibliográficas através das quais constatou-se a influência da interação social na aprendizagem dos idosos levando em consideração ainda os aspectos familiares e culturais. Adicionalmente, explorou-se a possível contribuição do processo de aprendizagem e, consecutivamente, do psicopedagogo na prevenção de enfermidades em conjunto com eventuais estratégias de intervenção que podem ser adotadas para que o idoso venha a viver de forma mais plena. |
id |
UCB-2_5c1ea1aad1f3719fe17d5b20740a5267 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/13607 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Cordeiro, Bernadete M. P.Novais, Thatiane de Araújo Macedo2021-04-07T14:28:43Z2021-03-122021-04-07T14:28:43Z2020NOVAIS, Thatiane de Araújo Macedo. A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade. 2020. 12 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13607O envelhecimento traz consigo uma carga repleta de modificações biológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, fazendo com que o indivíduo necessite de atenção diferenciada para lidar satisfatoriamente com todas essas mudanças. Inserida neste contexto, a aprendizagem na terceira idade destaca-se como um dos campos de relevante interesse para Psicopedagogia, uma vez que o processo de aprender acontece de forma contínua ao longo da vida e que, notadamente, os idosos necessitam de estímulos cognitivos constantes e dedicados visando a preservação da qualidade de vida. Com isso, o objetivo desse estudo é entender como a Psicopedagogia pode ajudar no processo de aprendizagem do idoso através da estimulação cognitiva. A pesquisa foi realizada de forma descritiva-exploratória, por meio de análises bibliográficas através das quais constatou-se a influência da interação social na aprendizagem dos idosos levando em consideração ainda os aspectos familiares e culturais. Adicionalmente, explorou-se a possível contribuição do processo de aprendizagem e, consecutivamente, do psicopedagogo na prevenção de enfermidades em conjunto com eventuais estratégias de intervenção que podem ser adotadas para que o idoso venha a viver de forma mais plena.Aging comes with a series of biological, physiological, psychological and social transformations, demanding special attention to satisfactorily deal with all these changes. In this context, learning in the third age stands out as one of the most relevant fields of interest in Psychopedagogy, since the learning process is continuous throughout our lives and that, notably, the elderly need constant and dedicated cognitive stimuli in order to preserve their quality of life. In this sense, this study’s objective is to understand how Psychopedagogy can help in the elderly learning process through cognitive stimulation. The research was conducted in a descriptive-exploratory way, through bibliographic analyzes which identified the influence of social interaction in the elderly learning, considering also familiar and cultural aspects. Additionally, the possible contribution of the learning process and, consecutively, of the psychopedagogue professional in the illness prevention was explored, in conjunction with intervention strategies that can be adopted aiming to provide the elderly with a fulfilling live.Submitted by Karina Martins (karina.martins@ucb.br) on 2021-03-12T16:55:53Z No. of bitstreams: 1 ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf: 344621 bytes, checksum: c6f6313180c7f197b4bc50870633ca99 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-04-07T14:28:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf: 344621 bytes, checksum: c6f6313180c7f197b4bc50870633ca99 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-07T14:28:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf: 344621 bytes, checksum: c6f6313180c7f197b4bc50870633ca99 (MD5) Previous issue date: 2020porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Trabalhos de Conclusão de CursoUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagemEnvelhecimentoPsicopedagogiaA psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecialização em Psicopedagogia com Ênfase em Neurociênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf.txtThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf.txtExtracted texttext/plain23890https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13607/4/ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf.txtd90dd7e8ec346aa4c9c7fb7aec3777d0MD54ORIGINALThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdfThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdfMonografiaapplication/pdf344621https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13607/3/ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdfc6f6313180c7f197b4bc50870633ca99MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13607/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/136072021-11-19 02:01:53.241Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade |
title |
A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade |
spellingShingle |
A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade Novais, Thatiane de Araújo Macedo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Aprendizagem Envelhecimento Psicopedagogia |
title_short |
A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade |
title_full |
A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade |
title_fullStr |
A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade |
title_full_unstemmed |
A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade |
title_sort |
A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade |
author |
Novais, Thatiane de Araújo Macedo |
author_facet |
Novais, Thatiane de Araújo Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cordeiro, Bernadete M. P. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novais, Thatiane de Araújo Macedo |
contributor_str_mv |
Cordeiro, Bernadete M. P. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Aprendizagem Envelhecimento Psicopedagogia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Envelhecimento Psicopedagogia |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O envelhecimento traz consigo uma carga repleta de modificações biológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, fazendo com que o indivíduo necessite de atenção diferenciada para lidar satisfatoriamente com todas essas mudanças. Inserida neste contexto, a aprendizagem na terceira idade destaca-se como um dos campos de relevante interesse para Psicopedagogia, uma vez que o processo de aprender acontece de forma contínua ao longo da vida e que, notadamente, os idosos necessitam de estímulos cognitivos constantes e dedicados visando a preservação da qualidade de vida. Com isso, o objetivo desse estudo é entender como a Psicopedagogia pode ajudar no processo de aprendizagem do idoso através da estimulação cognitiva. A pesquisa foi realizada de forma descritiva-exploratória, por meio de análises bibliográficas através das quais constatou-se a influência da interação social na aprendizagem dos idosos levando em consideração ainda os aspectos familiares e culturais. Adicionalmente, explorou-se a possível contribuição do processo de aprendizagem e, consecutivamente, do psicopedagogo na prevenção de enfermidades em conjunto com eventuais estratégias de intervenção que podem ser adotadas para que o idoso venha a viver de forma mais plena. Aging comes with a series of biological, physiological, psychological and social transformations, demanding special attention to satisfactorily deal with all these changes. In this context, learning in the third age stands out as one of the most relevant fields of interest in Psychopedagogy, since the learning process is continuous throughout our lives and that, notably, the elderly need constant and dedicated cognitive stimuli in order to preserve their quality of life. In this sense, this study’s objective is to understand how Psychopedagogy can help in the elderly learning process through cognitive stimulation. The research was conducted in a descriptive-exploratory way, through bibliographic analyzes which identified the influence of social interaction in the elderly learning, considering also familiar and cultural aspects. Additionally, the possible contribution of the learning process and, consecutively, of the psychopedagogue professional in the illness prevention was explored, in conjunction with intervention strategies that can be adopted aiming to provide the elderly with a fulfilling live. |
description |
O envelhecimento traz consigo uma carga repleta de modificações biológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, fazendo com que o indivíduo necessite de atenção diferenciada para lidar satisfatoriamente com todas essas mudanças. Inserida neste contexto, a aprendizagem na terceira idade destaca-se como um dos campos de relevante interesse para Psicopedagogia, uma vez que o processo de aprender acontece de forma contínua ao longo da vida e que, notadamente, os idosos necessitam de estímulos cognitivos constantes e dedicados visando a preservação da qualidade de vida. Com isso, o objetivo desse estudo é entender como a Psicopedagogia pode ajudar no processo de aprendizagem do idoso através da estimulação cognitiva. A pesquisa foi realizada de forma descritiva-exploratória, por meio de análises bibliográficas através das quais constatou-se a influência da interação social na aprendizagem dos idosos levando em consideração ainda os aspectos familiares e culturais. Adicionalmente, explorou-se a possível contribuição do processo de aprendizagem e, consecutivamente, do psicopedagogo na prevenção de enfermidades em conjunto com eventuais estratégias de intervenção que podem ser adotadas para que o idoso venha a viver de forma mais plena. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-07T14:28:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-12 2021-04-07T14:28:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NOVAIS, Thatiane de Araújo Macedo. A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade. 2020. 12 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13607 |
identifier_str_mv |
NOVAIS, Thatiane de Araújo Macedo. A psicopedagogia e a aprendizagem na terceira idade. 2020. 12 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13607/4/ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf.txt https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13607/3/ThatianedeAraujoMacedoNovaisTCCLatoSensu2020.pdf https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13607/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d90dd7e8ec346aa4c9c7fb7aec3777d0 c6f6313180c7f197b4bc50870633ca99 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829926539919360 |