A dança escolar como prática nas aulas de educação física: uma análise a partir da visão dos professores e alunos, das escolas assistidas pelo PIBID
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11193 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi investigar a dança escolar como prática nas aulas de Educação Física, analisando a visão dos professores e alunos, das escolas assistidas pelo PIBID, comparando os alunos por sexo, referente ao nível de aceitação da dança nas aulas de Educação Física, investigando se os professores possuem formação suficiente sobre o conteúdo dança e analisando a percepção dos professores em relação a dança nas aulas de Educação Física. Foi realizado um estudo observacional descritivo de abordagem transversal de método misto paralelo, com 4 professores de Educação Física, 2 do sexo feminino e 2 do masculino, do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, com média de 25 anos de formação (+-8,2 anos), e 394 alunos, 203 do sexo feminino e 191 do sexo masculino, com idade de 11 a 18 anos (média 14,0 anos; +-1,6 anos), do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, das escolas assistidas pelo Pibid, da Universidade Católica de Brasília – UCB e da Universidade de Brasília - UNB. A coleta de dados dos alunos foi realizada via questionário fechado, individual e estruturado. Foram realizados para os alunos uma análise descritiva por meio da média, frequência, percentual e desvio padrão e dos professores análise do conteúdo das respostas, média e desvio padrão. Obteve-se como resultado que a visão dos alunos em relação à dança foi positiva (57%), sendo que as meninas (77%) mostraram maior aceitação ao contrário dos meninos (36%), 16% dos alunos tiveram aula de dança na aula de Educação Física e 68% dos alunos não dançaram na escola em datas comemorativas, por outro lado 29% apresentaram em festa junina, em relação aos estilos de dança os alunos demostraram ter mais interesse no hip hop 26%. Os professores relataram não ter experiência com dança fora da graduação e tiveram pouco ou nenhuma experiência de dança durante a formação, relataram que os alunos têm aceitação da dança, porém maior entre as meninas, trabalharam com a dança em datas comemorativas mas não relacionada a sua disciplina, quando questionado sobre o estilo de dança mencionaram que danças urbanas como o hip hop tem mais aceitação dos alunos, demonstraram que a dança tem contribuições para o processo educativo, sabem o porquê trabalhar a dança na escola, sua importância, mas não sabem como fazer. Concluiu-se que a visão dos alunos em relação ao conteúdo dança nas aulas de Educação Física, no geral é positiva, porém ao ter uma separação por sexo, ela se demonstra contraditória, demonstraram interesses por variados estilos de dança que poderiam ser trabalhados na escola, porém o mais mencionado foi o hip hop. Os professores, no entanto, demonstraram um receio em trabalhar com a dança, pela falta de contato desta durante sua formação. |
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Martinovic, Nilza Maria do Valle PiresGonçalves, Luciana dos SantosMarques, Raphael Francisco LoiolaPereira, José Wilson2018-08-09T12:39:23Z2018-08-082018-08-09T12:39:23Z2016-06-07GONÇALVES, Luciana dos Santos; MARQUES, Raphael Francisco Loiola; PEREIRA, José Wilson. A dança escolar como prática nas aulas de educação física: uma análise a partir da visão dos professores e alunos, das escolas assistidas pelo PIBID. 31 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11193O objetivo deste trabalho foi investigar a dança escolar como prática nas aulas de Educação Física, analisando a visão dos professores e alunos, das escolas assistidas pelo PIBID, comparando os alunos por sexo, referente ao nível de aceitação da dança nas aulas de Educação Física, investigando se os professores possuem formação suficiente sobre o conteúdo dança e analisando a percepção dos professores em relação a dança nas aulas de Educação Física. Foi realizado um estudo observacional descritivo de abordagem transversal de método misto paralelo, com 4 professores de Educação Física, 2 do sexo feminino e 2 do masculino, do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, com média de 25 anos de formação (+-8,2 anos), e 394 alunos, 203 do sexo feminino e 191 do sexo masculino, com idade de 11 a 18 anos (média 14,0 anos; +-1,6 anos), do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, das escolas assistidas pelo Pibid, da Universidade Católica de Brasília – UCB e da Universidade de Brasília - UNB. A coleta de dados dos alunos foi realizada via questionário fechado, individual e estruturado. Foram realizados para os alunos uma análise descritiva por meio da média, frequência, percentual e desvio padrão e dos professores análise do conteúdo das respostas, média e desvio padrão. Obteve-se como resultado que a visão dos alunos em relação à dança foi positiva (57%), sendo que as meninas (77%) mostraram maior aceitação ao contrário dos meninos (36%), 16% dos alunos tiveram aula de dança na aula de Educação Física e 68% dos alunos não dançaram na escola em datas comemorativas, por outro lado 29% apresentaram em festa junina, em relação aos estilos de dança os alunos demostraram ter mais interesse no hip hop 26%. Os professores relataram não ter experiência com dança fora da graduação e tiveram pouco ou nenhuma experiência de dança durante a formação, relataram que os alunos têm aceitação da dança, porém maior entre as meninas, trabalharam com a dança em datas comemorativas mas não relacionada a sua disciplina, quando questionado sobre o estilo de dança mencionaram que danças urbanas como o hip hop tem mais aceitação dos alunos, demonstraram que a dança tem contribuições para o processo educativo, sabem o porquê trabalhar a dança na escola, sua importância, mas não sabem como fazer. Concluiu-se que a visão dos alunos em relação ao conteúdo dança nas aulas de Educação Física, no geral é positiva, porém ao ter uma separação por sexo, ela se demonstra contraditória, demonstraram interesses por variados estilos de dança que poderiam ser trabalhados na escola, porém o mais mencionado foi o hip hop. Os professores, no entanto, demonstraram um receio em trabalhar com a dança, pela falta de contato desta durante sua formação.The objective of this study was to investigate the school dance as practice in physical education classes, analyzing the views of teachers and students, schools assisted by PIBID comparing students by sex, regarding the level of acceptance of dance in physical education classes, investigating whether teachers have sufficient training on the dance content and analyzing the perception of teachers in relation to dance in physical education classes. This is a descriptive observational study of cross-cutting approach of parallel mixed method, with 4 physical education teachers, 2 female and 2 male, Elementary I, II and High School Education, averaging 25 years of education (+ - 8.2 years), and 394 students, 203 female and 191 male, aged 11-18 years (mean 14.0 years; + -1.6 years), the Secondary School and High School, schools assisted by Pibid, the Catholic University of Brasilia - UCB and the University of Brasilia - UNB. The collection of student data was performed via closed questionnaire, individual and structured. They were conducted for students a descriptive analysis by the average frequency, percentage and standard deviation analysis and teachers of the answers, mean and standard deviation. Was obtained as a result of the students' vision of the dance was positive (57%) and girls (77%) showed greater acceptance unlike the boys (36%), 16% of students had dance class in Physical Education class and 68% of students did not dance in the school holidays, on the other hand 29% presented in June party in relation to styles of dance students demonstrated a greater interest in hip hop 26%. Teachers reported no experience with dance off graduation and had little or no dance experience during training, reported that students have dance acceptance, but higher among girls, worked with the dance on holidays but not related to your discipline, when asked about the dance style mentioned that urban dances like hip hop have more acceptance of students showed that dance has contributions to the educational process, know why work dance in school, their importance, but do not know how do. It was concluded that the vision of the students in relation to dance content in physical education classes in general is positive , but to have a gender separation , it shows contradictory showed interests in various dance styles that could be worked out at school but the most mentioned was hip hop. Teachers, however, demonstrated a fear of working with dance, the lack of contact of this during their training.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-08-08T11:58:16Z No. of bitstreams: 1 LucianadosSantosGonçalvesTCCGraduacao2016.pdf: 940119 bytes, checksum: fd13af427b61bd87f59d1e2adb5f1785 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-08-09T12:39:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LucianadosSantosGonçalvesTCCGraduacao2016.pdf: 940119 bytes, checksum: fd13af427b61bd87f59d1e2adb5f1785 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-09T12:39:23Z (GMT). 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O objetivo deste trabalho foi investigar a dança escolar como prática nas aulas de Educação Física, analisando a visão dos professores e alunos, das escolas assistidas pelo PIBID, comparando os alunos por sexo, referente ao nível de aceitação da dança nas aulas de Educação Física, investigando se os professores possuem formação suficiente sobre o conteúdo dança e analisando a percepção dos professores em relação a dança nas aulas de Educação Física. Foi realizado um estudo observacional descritivo de abordagem transversal de método misto paralelo, com 4 professores de Educação Física, 2 do sexo feminino e 2 do masculino, do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, com média de 25 anos de formação (+-8,2 anos), e 394 alunos, 203 do sexo feminino e 191 do sexo masculino, com idade de 11 a 18 anos (média 14,0 anos; +-1,6 anos), do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, das escolas assistidas pelo Pibid, da Universidade Católica de Brasília – UCB e da Universidade de Brasília - UNB. A coleta de dados dos alunos foi realizada via questionário fechado, individual e estruturado. Foram realizados para os alunos uma análise descritiva por meio da média, frequência, percentual e desvio padrão e dos professores análise do conteúdo das respostas, média e desvio padrão. Obteve-se como resultado que a visão dos alunos em relação à dança foi positiva (57%), sendo que as meninas (77%) mostraram maior aceitação ao contrário dos meninos (36%), 16% dos alunos tiveram aula de dança na aula de Educação Física e 68% dos alunos não dançaram na escola em datas comemorativas, por outro lado 29% apresentaram em festa junina, em relação aos estilos de dança os alunos demostraram ter mais interesse no hip hop 26%. Os professores relataram não ter experiência com dança fora da graduação e tiveram pouco ou nenhuma experiência de dança durante a formação, relataram que os alunos têm aceitação da dança, porém maior entre as meninas, trabalharam com a dança em datas comemorativas mas não relacionada a sua disciplina, quando questionado sobre o estilo de dança mencionaram que danças urbanas como o hip hop tem mais aceitação dos alunos, demonstraram que a dança tem contribuições para o processo educativo, sabem o porquê trabalhar a dança na escola, sua importância, mas não sabem como fazer. Concluiu-se que a visão dos alunos em relação ao conteúdo dança nas aulas de Educação Física, no geral é positiva, porém ao ter uma separação por sexo, ela se demonstra contraditória, demonstraram interesses por variados estilos de dança que poderiam ser trabalhados na escola, porém o mais mencionado foi o hip hop. Os professores, no entanto, demonstraram um receio em trabalhar com a dança, pela falta de contato desta durante sua formação. |
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