Agendamento da reforma política no Facebook da Câmara dos Deputados: democracia, cidadania e comunicação
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10026 |
Resumo: | Esta monografia propõe a análise do agendamento do tema Reforma Política (PEC 182/2007) na página oficial da Câmara dos Deputados no Facebook. São analisados dados referentes aos conteúdos publicados acerca das atividades legislativas - referentes à reforma política - na página da instituição na mídia social. A análise é baseada nos dados coletados na página da Câmara dos Deputados no Facebook, e na entrevista com a chefe do Centro de Participação Popular que gerencia as mídias sociais da Câmara dos Deputados, à luz da Teoria do Agendamento (McCombs, 2009). O intuito é verificar se, a partir da agenda feita do tema, a página da instituição no Facebook funciona como um espaço de ampliação da esfera pública para além das mídias tradicionais da Câmara dos Deputados (TV Câmara, Rádio Câmara e Agência Câmara), e como a página da instituição no Facebook pode ser utilizada para aproximar o cidadão da instituição. Como resultado identificou-se que a utilização da mídia social Facebook pela instituição não elucida ao cidadão o assunto da reforma política, considerando que as redes sociais na internet poderiam potencializar o acesso dos cidadãos às informações relativas às atividades legislativas em torno do tema, e com isso aumentando a participação e ampliando as possibilidades de cidadania e democracia. De tal modo, acredito que o agendamento do tema na página da Câmara dos Deputados no Facebook não seja suficiente para ampliar as condições de cidadania e de espaço público. |
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Ferreira, Fernanda VasquesCarlos, Ana Beatriz Santos2017-09-20T12:47:47Z2017-09-192017-09-20T12:47:47Z2015CARLOS, Ana Beatriz Santos. Agendamento da reforma política no Facebook da Câmara dos Deputados: democracia, cidadania e comunicação. 2015. 92 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10026Esta monografia propõe a análise do agendamento do tema Reforma Política (PEC 182/2007) na página oficial da Câmara dos Deputados no Facebook. São analisados dados referentes aos conteúdos publicados acerca das atividades legislativas - referentes à reforma política - na página da instituição na mídia social. A análise é baseada nos dados coletados na página da Câmara dos Deputados no Facebook, e na entrevista com a chefe do Centro de Participação Popular que gerencia as mídias sociais da Câmara dos Deputados, à luz da Teoria do Agendamento (McCombs, 2009). O intuito é verificar se, a partir da agenda feita do tema, a página da instituição no Facebook funciona como um espaço de ampliação da esfera pública para além das mídias tradicionais da Câmara dos Deputados (TV Câmara, Rádio Câmara e Agência Câmara), e como a página da instituição no Facebook pode ser utilizada para aproximar o cidadão da instituição. Como resultado identificou-se que a utilização da mídia social Facebook pela instituição não elucida ao cidadão o assunto da reforma política, considerando que as redes sociais na internet poderiam potencializar o acesso dos cidadãos às informações relativas às atividades legislativas em torno do tema, e com isso aumentando a participação e ampliando as possibilidades de cidadania e democracia. De tal modo, acredito que o agendamento do tema na página da Câmara dos Deputados no Facebook não seja suficiente para ampliar as condições de cidadania e de espaço público.This monograph proposes the analysis of the agenda of the Political Reform (PEC 182/2007) theme on the official page of the Câmara dos Deputados on Facebook. Data are analyzed regarding the content published regarding the legislative activities - related to political reform - in the institution's page on social media. The analysis is based on data collected in the Câmara dos Deputados page on Facebook, in an interview with the head of the Center of public Participation that manages the social media of the Câmara dos Deputados, in the light of Agenda-Setting Theory (McCombs, 2009). The aim is to determine whether, based on the theme agenda, the institution's Facebook page works as an extension of space in the public sphere beyond the traditional media of the Câmara dos Deputados (TV Câmara, Rádio Câmara e Agência Câmara), and how the institution page on Facebook can be used to join the citizens of the institution. As a result it was found that the use of the Facebook social media by the institution does not explain to the citizen the subject of political reform, considering that social networking sites could enhance citizens' access to information on legislative activities around the theme, and this increasing participation and expanding the possibilities of citizenship and democracy. In this way, the agenda of the theme on the Câmara dos Deputados page on Facebook is not enough to extend the conditions of citizenship and public space.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-09-19T18:27:31Z No. of bitstreams: 1 AnaBeatrizSantosCarlosTCCGRADUACAO2015.pdf: 4644324 bytes, checksum: 7b7bc62f48f67ab38fe13d6c6e218555 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-09-20T12:47:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AnaBeatrizSantosCarlosTCCGRADUACAO2015.pdf: 4644324 bytes, checksum: 7b7bc62f48f67ab38fe13d6c6e218555 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-20T12:47:47Z (GMT). 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