O mito do amor e a permanência das mulheres em relacionamento abusivo: análise do filme 50 tons de cinza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolasco, Giovanna Asevedo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11919
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a narrativa do amor no filme “50 tons de cinza” (2015), adotando como objeto de estudo a relação entre o relacionamento abusivo e o mito do amor romântico. Este trabalho é de caráter qualitativo e investigativo. Foram escolhidas 40 cenas do filme e, para cada uma delas, transcritos os diálogos entre dois personagens principais: Anastásia e Cristian. Tais cenas foram analisadas de modo a se identificar exemplos de amor romântico, relacionamento abusivo e da relação entre ambos. O discurso do amor romântico se apresenta no filme como uma forma de dedicação total ao outro, em que Anastásia se dedica a Cristian, abrindo mão de suas vontades e sacrificando seus próprios desejo e já o aspecto abusivo do relacionamento é apresentado de forma sutil, por meio do poder e controle que Cristian tem sobre Anastásia, por exemplo, como em cenas em que ele controla com quais pessoas ela se relaciona. A relação abusiva que existe entre o casal se torna um ciclo vicioso em que ela se entrega a ele, acreditando que o amor é capaz de fazê-lo mudar, tornando-se assim submissa a ele e Cristian, que cada vez mais passa a ser o dominador da relação e detentor de controle, fazendo com que Anastásia seja totalmente refém. O filme selecionado é uma representação cultural que mostra como o discurso do amor está difundido na sociedade ocidental e pode ser permeado por uma narrativa de submissão e renúncias. O estudo acerca da temática do amor e do relacionamento abusivo, bem como da relação entre eles, auxilia no entendimento de ideais de amor e discursos amorosos compartilhados culturalmente e no impacto que eles têm no desenvolvimento de um relacionamento, seja ele abusivo ou socialmente considerado saudável.
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The discourse of romantic love appears in the film as a form of total dedication to the other, in which Anastasia dedicates herself to Cristian, giving up her wills and sacrificing her own desire. The abusive aspect of the relationship is subtly present, by the power and control that Cristian has over Anastasia, for example, as in scenes in which he controls what kind of people she relates. The abusive relationship that exists between the couple becomes a vicious cycle in which she surrenders to him, believing that love is capable of making him change, thereby becoming submissive to him and Christian, who increasingly becomes the dominator of the relationship and keeper of control, making Anastasia totally dependent of him. The selected film is a cultural representation that shows how the discourse of love is widespread in Western society and submission and renunciations can permeate this narrative. The study of love and abusive relationship as well as the relation between them helps to understand the ideals of love, culturally shared love speeches and the impact they have on the development of a relationship, whether it is abusive or socially considered healthy.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-03-07T18:39:34Z No. of bitstreams: 1 GiovannaAsevedoNolascoTCCGraduacao2018.pdf: 602940 bytes, checksum: 4743123ad92b570d893756075b4d64c7 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-03-18T17:45:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GiovannaAsevedoNolascoTCCGraduacao2018.pdf: 602940 bytes, checksum: 4743123ad92b570d893756075b4d64c7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-18T17:45:32Z (GMT). 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