A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11487 |
Resumo: | Um dos desafios na vida social da comunidade é cuidar do diferente em caráter so-lidário, trata-se da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência. O presente estudo tem como objetivo compreender o papel da Publicidade e Propaganda na construção do prota-gonismo e a história de superação de pessoas com deficiência presentes em anúncios publici-tários. Este estudo fundamentou-se em pesquisas bibliográficas. Durante o processo de cons-trução deste trabalho foi realizada uma audiodescrição de uma campanha publicitária, criou-se um questionário dirigido avaliativo sobre cenas de um anuncio, dando, outro olhar ao traba-lho, chegando às considerações finais da visibilidade de pessoas com deficiência na publici-dade, anunciando produtos fora do convencional. |
id |
UCB-2_722aa02fc1df82365bede456cdacbc0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/11487 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Acosta, Fernando Esteban ReynosoCariolano, Thaylanne Borges2018-09-20T11:56:17Z2018-09-192018-09-20T11:56:17Z2018CARIOLANO, Thaylanne Borges. A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade. 2018. 53 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11487Um dos desafios na vida social da comunidade é cuidar do diferente em caráter so-lidário, trata-se da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência. O presente estudo tem como objetivo compreender o papel da Publicidade e Propaganda na construção do prota-gonismo e a história de superação de pessoas com deficiência presentes em anúncios publici-tários. Este estudo fundamentou-se em pesquisas bibliográficas. Durante o processo de cons-trução deste trabalho foi realizada uma audiodescrição de uma campanha publicitária, criou-se um questionário dirigido avaliativo sobre cenas de um anuncio, dando, outro olhar ao traba-lho, chegando às considerações finais da visibilidade de pessoas com deficiência na publici-dade, anunciando produtos fora do convencional.One of the challenges in the social life of the community is to take care of the dif-ferent in solidarity, it is the accessibility and inclusion of people with disabilities. The present study aims to understand the role of Advertising and Propaganda in the construction of pro-gonismo and the history of overcoming people with disabilities present in advertisements. This study was based on bibliographical research. During the process of construction of this work, an audiodescription of an advertising campaign was carried out, a questionnaire di-rected to evaluation of scenes of an advertisement was created, giving another look at the work, reaching the final considerations of the visibility of people with disabilities in advertis-ing, announcing off-the-shelf products.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-09-19T13:16:20Z No. of bitstreams: 1 ThaylanneBorgesCariolanoTCCGraduacao2018.pdf: 1229659 bytes, checksum: 92da591933e21817a803ef7dec6d9986 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-09-20T11:56:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ThaylanneBorgesCariolanoTCCGraduacao2018.pdf: 1229659 bytes, checksum: 92da591933e21817a803ef7dec6d9986 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-20T11:56:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThaylanneBorgesCariolanoTCCGraduacao2018.pdf: 1229659 bytes, checksum: 92da591933e21817a803ef7dec6d9986 (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOAcessibilidadePublicidade e propagandaPessoas com deficiênciaAudiodescriçãoInclusãoA visibilidade de pessoas com deficiência na publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTThaylanneBorgesCariolanoTCCGraduacao2018.pdf.txtThaylanneBorgesCariolanoTCCGraduacao2018.pdf.txtExtracted texttext/plain109778https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11487/3/ThaylanneBorgesCariolanoTCCGraduacao2018.pdf.txte7391552cb15f6d461554c352fdf7b43MD53ORIGINALThaylanneBorgesCariolanoTCCGraduacao2018.pdfThaylanneBorgesCariolanoTCCGraduacao2018.pdfMonografiaapplication/pdf1229659https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11487/1/ThaylanneBorgesCariolanoTCCGraduacao2018.pdf92da591933e21817a803ef7dec6d9986MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11487/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/114872020-06-09 03:15:40.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade |
title |
A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade |
spellingShingle |
A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade Cariolano, Thaylanne Borges CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Acessibilidade Publicidade e propaganda Pessoas com deficiência Audiodescrição Inclusão |
title_short |
A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade |
title_full |
A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade |
title_fullStr |
A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade |
title_full_unstemmed |
A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade |
title_sort |
A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade |
author |
Cariolano, Thaylanne Borges |
author_facet |
Cariolano, Thaylanne Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Acosta, Fernando Esteban Reynoso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cariolano, Thaylanne Borges |
contributor_str_mv |
Acosta, Fernando Esteban Reynoso |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Acessibilidade Publicidade e propaganda Pessoas com deficiência Audiodescrição Inclusão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Publicidade e propaganda Pessoas com deficiência Audiodescrição Inclusão |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Um dos desafios na vida social da comunidade é cuidar do diferente em caráter so-lidário, trata-se da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência. O presente estudo tem como objetivo compreender o papel da Publicidade e Propaganda na construção do prota-gonismo e a história de superação de pessoas com deficiência presentes em anúncios publici-tários. Este estudo fundamentou-se em pesquisas bibliográficas. Durante o processo de cons-trução deste trabalho foi realizada uma audiodescrição de uma campanha publicitária, criou-se um questionário dirigido avaliativo sobre cenas de um anuncio, dando, outro olhar ao traba-lho, chegando às considerações finais da visibilidade de pessoas com deficiência na publici-dade, anunciando produtos fora do convencional. One of the challenges in the social life of the community is to take care of the dif-ferent in solidarity, it is the accessibility and inclusion of people with disabilities. The present study aims to understand the role of Advertising and Propaganda in the construction of pro-gonismo and the history of overcoming people with disabilities present in advertisements. This study was based on bibliographical research. During the process of construction of this work, an audiodescription of an advertising campaign was carried out, a questionnaire di-rected to evaluation of scenes of an advertisement was created, giving another look at the work, reaching the final considerations of the visibility of people with disabilities in advertis-ing, announcing off-the-shelf products. |
description |
Um dos desafios na vida social da comunidade é cuidar do diferente em caráter so-lidário, trata-se da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência. O presente estudo tem como objetivo compreender o papel da Publicidade e Propaganda na construção do prota-gonismo e a história de superação de pessoas com deficiência presentes em anúncios publici-tários. Este estudo fundamentou-se em pesquisas bibliográficas. Durante o processo de cons-trução deste trabalho foi realizada uma audiodescrição de uma campanha publicitária, criou-se um questionário dirigido avaliativo sobre cenas de um anuncio, dando, outro olhar ao traba-lho, chegando às considerações finais da visibilidade de pessoas com deficiência na publici-dade, anunciando produtos fora do convencional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-20T11:56:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-19 2018-09-20T11:56:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARIOLANO, Thaylanne Borges. A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade. 2018. 53 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11487 |
identifier_str_mv |
CARIOLANO, Thaylanne Borges. A visibilidade de pessoas com deficiência na publicidade. 2018. 53 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11487/3/ThaylanneBorgesCariolanoTCCGraduacao2018.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11487/1/ThaylanneBorgesCariolanoTCCGraduacao2018.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11487/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7391552cb15f6d461554c352fdf7b43 92da591933e21817a803ef7dec6d9986 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829904382459904 |