O protagonismo juvenil no espaço escolar: desafios, possibilidades e as contribuições do Serviço Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano, Stephanye da Silva
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/6662
Resumo: Serviço Social
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Partindo de reflexões históricas acerca das identidades juvenis, procurou-se analisar quem é esse jovem que chega à escola para posteriormente ser discutido a que tipo de relações encontra-se subordinado nesse espaço, de que forma este participa ou se há de fato meios de participação nesse ambiente. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico, documental e de natureza qualitativa. A técnica empregada para interpretar as categorias de análise deste artigo foi a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que há espaços para a participação dos jovens estudantes no ambiente escolar, mas há que se reconstruir práticas educativas mais democráticas, pois o autoritarismo é um dos grandes entraves na ampliação desse espaço. Verifica-se que é grande o anseio destes por representação e reconhecimento social, no entanto, para que se fortaleçam é necessário que se pense na educação como um suporte às transformações societárias de forma conjunta a outras políticas sociais, com o reconhecimento dos diversos atores plurais que a constituem, sendo este, também, um dos princípios éticos na luta do Serviço Social por uma sociedade mais democrática.Made available in DSpace on 2016-10-10T03:41:05Z (GMT). No. of bitstreams: 5 license.txt: 1877 bytes, checksum: e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe (MD5) license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) Stephanye da Silva Adriano.pdf: 615819 bytes, checksum: c0d34bf0c13c4651301b1215b29fc072 (MD5) Previous issue date: 2015Made available in DSpace on 2017-04-19T16:41:55Z (GMT). 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