Um olhar sobre a leitura nas avaliações da Prova Brasil e do SAEB no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Angélica Magalhães
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13597
Resumo: O tema abordado neste trabalho é “Um olhar sobre a leitura nas avaliações Prova Brasil e SAEB no Distrito Federal”. Constitui-se em um trabalho de pesquisa bibliográfica exploratória acerca da importância da prática da leitura dentro da perspectiva do letramento. Compreende-se que um bom desempenho na leitura é considerada objetivo fundamental de qualquer sistema educativo, em nível de escolaridade elementar. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar, por meio de subsídios teóricos da linguística textual, a importância de trabalhar a leitura na perspectiva do letramento, bem como analisar o desempenho dos alunos, em especial do Distrito Federal, nas últimas aplicações das avaliações, a fim de verificar como a leitura tem sido trabalhada em sala de aula. Além de tentar compreender como o sistema educacional brasileiro tem traçado estratégias para acompanhar o desenvolvimento da leitura dos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio (de escolas públicas) a partir do desempenho desses alunos nas avaliações da Prova Brasil e do SAEB, mecanismos avaliativos adotados pelo Ministério da Educação (MEC) pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para medir a aprendizagem das habilidades e competências baseadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em nível nacional. Para a constituição da pesquisa foi realizada coleta de dados por meio de documentos oficiais dos resultados da Prova Brasil e do SAEB nas aplicações de 2005 a 2011 referente aos alunos da 8ª série /9º ano do Distrito Federal além de uma fundamentação teórica embasada em autores como Marcuschi (1995, 2001, 2002, 2005 e 2008), Kleiman (2005-2010), Soares (1991), Rojo (2006), entre outros que também contribuíram para a pesquisa. As avaliações demostram que apesar de os resultados obtido pelo DF ocuparem cenário de destaque nacional, se comparado às escolas particulares, os índices apontam para a falta de equidade, e alertam que há muito a ser feito para garantir que a qualidade do ensino se expresse de modo mais visível no cotidiano escolar. Revelou, ainda, que nos últimos anos as variáveis que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) se mostraram tímidas em termos de mudanças significativas. Verificou-se que os resultados obtidos pelas avaliações em destaque na pesquisa servem como mais um instrumento para avaliar o atual cenário e possibilitar a busca por melhorias no processo de ensino- aprendizagem das instituições brasileiras.
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Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar, por meio de subsídios teóricos da linguística textual, a importância de trabalhar a leitura na perspectiva do letramento, bem como analisar o desempenho dos alunos, em especial do Distrito Federal, nas últimas aplicações das avaliações, a fim de verificar como a leitura tem sido trabalhada em sala de aula. Além de tentar compreender como o sistema educacional brasileiro tem traçado estratégias para acompanhar o desenvolvimento da leitura dos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio (de escolas públicas) a partir do desempenho desses alunos nas avaliações da Prova Brasil e do SAEB, mecanismos avaliativos adotados pelo Ministério da Educação (MEC) pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para medir a aprendizagem das habilidades e competências baseadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em nível nacional. Para a constituição da pesquisa foi realizada coleta de dados por meio de documentos oficiais dos resultados da Prova Brasil e do SAEB nas aplicações de 2005 a 2011 referente aos alunos da 8ª série /9º ano do Distrito Federal além de uma fundamentação teórica embasada em autores como Marcuschi (1995, 2001, 2002, 2005 e 2008), Kleiman (2005-2010), Soares (1991), Rojo (2006), entre outros que também contribuíram para a pesquisa. As avaliações demostram que apesar de os resultados obtido pelo DF ocuparem cenário de destaque nacional, se comparado às escolas particulares, os índices apontam para a falta de equidade, e alertam que há muito a ser feito para garantir que a qualidade do ensino se expresse de modo mais visível no cotidiano escolar. Revelou, ainda, que nos últimos anos as variáveis que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) se mostraram tímidas em termos de mudanças significativas. Verificou-se que os resultados obtidos pelas avaliações em destaque na pesquisa servem como mais um instrumento para avaliar o atual cenário e possibilitar a busca por melhorias no processo de ensino- aprendizagem das instituições brasileiras.The issue addressed in this paper is “A look at the proof reading of Prova Brasil and SAEB in Distrito Federal." It constitutes a work of literature exploratory about the importance of reading practice from the perspective of literacy . It is understood that a good performance in reading is considered fundamental goal of any educational system , at the level of elementary education . The objective of the research was to analyze , by means of theoretical support of textual linguistics, the importance of working with the prospect of reading literacy , and analyze student performance , in particular the Distrito Federal , past applications of assessments, order to see how the reading has been crafted in the classroom . Besides trying to understand how the Brazilian educational system has outlined strategies to accompany the reading development of elementary school students and high school ( public schools) from the performance of these students in assessments of Proof Brazil and Saeb , evaluative mechanisms adopted Ministério da Educação ( MEC ) and the Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira ( INEP ) to measure learning abilities and skills based on the Parâmentros Curriculares Nacionais ( PCN ) at national level . For the constitution of the research was carried out data collection through official documents the results of Prova Brasil and SAEB in applications from 2005 to 2011 of students in grade 8 / 9 year of the Distrito Federal as well as a theoretical foundation based on authors as Marcuschi ( 1995, 2001 , 2002, 2005 and 2008 ) , Kleiman (2005-2010 ) , Soares (1991) , Rojo (2006 ) , among others who also contributed to the research. Evaluation results show that despite the results obtained by DF occupy prominent national scenario, compared to private schools , these ratios demonstrate the lack of fairness, and warns that there is still much to be done to ensure that the quality of teaching is expressed more visible in everyday school life . Besides pointing out that in recent years the variables that comprise the Índice de desenvolvimento da Educação Básica ( IDEB ) have been shown to be timid in terms of significant changes , so if it is verified that the results obtained by the reviews highlighted in research serve as another instrument to assess the current situation and enable the search for improvements in the teaching and learning of Brazilian institutions.Submitted by Karina Martins (karina.martins@ucb.br) on 2021-03-11T18:41:54Z No. of bitstreams: 1 AngelicaMagalhaesNevesTCCLatoSensu2014.pdf: 763974 bytes, checksum: 05accee2f2e0376b0e8a7f5729be56f5 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-04-07T14:07:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AngelicaMagalhaesNevesTCCLatoSensu2014.pdf: 763974 bytes, checksum: 05accee2f2e0376b0e8a7f5729be56f5 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-07T14:07:35Z (GMT). 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The issue addressed in this paper is “A look at the proof reading of Prova Brasil and SAEB in Distrito Federal." It constitutes a work of literature exploratory about the importance of reading practice from the perspective of literacy . It is understood that a good performance in reading is considered fundamental goal of any educational system , at the level of elementary education . The objective of the research was to analyze , by means of theoretical support of textual linguistics, the importance of working with the prospect of reading literacy , and analyze student performance , in particular the Distrito Federal , past applications of assessments, order to see how the reading has been crafted in the classroom . Besides trying to understand how the Brazilian educational system has outlined strategies to accompany the reading development of elementary school students and high school ( public schools) from the performance of these students in assessments of Proof Brazil and Saeb , evaluative mechanisms adopted Ministério da Educação ( MEC ) and the Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira ( INEP ) to measure learning abilities and skills based on the Parâmentros Curriculares Nacionais ( PCN ) at national level . For the constitution of the research was carried out data collection through official documents the results of Prova Brasil and SAEB in applications from 2005 to 2011 of students in grade 8 / 9 year of the Distrito Federal as well as a theoretical foundation based on authors as Marcuschi ( 1995, 2001 , 2002, 2005 and 2008 ) , Kleiman (2005-2010 ) , Soares (1991) , Rojo (2006 ) , among others who also contributed to the research. Evaluation results show that despite the results obtained by DF occupy prominent national scenario, compared to private schools , these ratios demonstrate the lack of fairness, and warns that there is still much to be done to ensure that the quality of teaching is expressed more visible in everyday school life . Besides pointing out that in recent years the variables that comprise the Índice de desenvolvimento da Educação Básica ( IDEB ) have been shown to be timid in terms of significant changes , so if it is verified that the results obtained by the reviews highlighted in research serve as another instrument to assess the current situation and enable the search for improvements in the teaching and learning of Brazilian institutions.
description O tema abordado neste trabalho é “Um olhar sobre a leitura nas avaliações Prova Brasil e SAEB no Distrito Federal”. Constitui-se em um trabalho de pesquisa bibliográfica exploratória acerca da importância da prática da leitura dentro da perspectiva do letramento. Compreende-se que um bom desempenho na leitura é considerada objetivo fundamental de qualquer sistema educativo, em nível de escolaridade elementar. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar, por meio de subsídios teóricos da linguística textual, a importância de trabalhar a leitura na perspectiva do letramento, bem como analisar o desempenho dos alunos, em especial do Distrito Federal, nas últimas aplicações das avaliações, a fim de verificar como a leitura tem sido trabalhada em sala de aula. Além de tentar compreender como o sistema educacional brasileiro tem traçado estratégias para acompanhar o desenvolvimento da leitura dos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio (de escolas públicas) a partir do desempenho desses alunos nas avaliações da Prova Brasil e do SAEB, mecanismos avaliativos adotados pelo Ministério da Educação (MEC) pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para medir a aprendizagem das habilidades e competências baseadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em nível nacional. Para a constituição da pesquisa foi realizada coleta de dados por meio de documentos oficiais dos resultados da Prova Brasil e do SAEB nas aplicações de 2005 a 2011 referente aos alunos da 8ª série /9º ano do Distrito Federal além de uma fundamentação teórica embasada em autores como Marcuschi (1995, 2001, 2002, 2005 e 2008), Kleiman (2005-2010), Soares (1991), Rojo (2006), entre outros que também contribuíram para a pesquisa. As avaliações demostram que apesar de os resultados obtido pelo DF ocuparem cenário de destaque nacional, se comparado às escolas particulares, os índices apontam para a falta de equidade, e alertam que há muito a ser feito para garantir que a qualidade do ensino se expresse de modo mais visível no cotidiano escolar. Revelou, ainda, que nos últimos anos as variáveis que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) se mostraram tímidas em termos de mudanças significativas. Verificou-se que os resultados obtidos pelas avaliações em destaque na pesquisa servem como mais um instrumento para avaliar o atual cenário e possibilitar a busca por melhorias no processo de ensino- aprendizagem das instituições brasileiras.
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