A narrativa transmídia entre a minissérie e o videogame

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucini, Julia Andrade de
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11015
Resumo: Diante do cenário de digitalização a produção audiovisual está sujeita a um grande desafio: como trabalhar a aproximação narrativa entre o conteúdo televisivo e o videogame, experimentando assim a interatividade e a transmidialidade, buscando efeitos para novos tipos de experiência e engajamento do espectador diante da transformação tecnológica? Por meio do estudo da transmidialidade e da interatividade, o projeto propõe elaboração de um formato com argumento para o primeiro episódio de uma minissérie de televisão com dez capítulos, adaptando as obras de Álvares de Azevedo, Macário e Noite na Taverna, com interatividade para televisão e um game para a expansão ficcional da sua narrativa audiovisual.
id UCB-2_7e9f33a15b10f42988ef576027438517
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11015
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Kieling, Alexandre SchirmerLucini, Julia Andrade de2018-05-29T12:33:39Z2018-05-112018-05-29T12:33:39Z2016-12-26LUCINI, Julia Andrade de. A narrativa transmídia entre a minissérie e o videogame. 2016. 82 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em TV Digital) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11015Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2018-05-11T21:18:33Z No. of bitstreams: 1 JuliaAndradedeLuciniTCCLatoSensu2016.pdf: 1365584 bytes, checksum: 9213a2f582edcd90603658fd1d8fe362 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-05-29T12:33:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JuliaAndradedeLuciniTCCLatoSensu2016.pdf: 1365584 bytes, checksum: 9213a2f582edcd90603658fd1d8fe362 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-29T12:33:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JuliaAndradedeLuciniTCCLatoSensu2016.pdf: 1365584 bytes, checksum: 9213a2f582edcd90603658fd1d8fe362 (MD5) Previous issue date: 2016-12-26Diante do cenário de digitalização a produção audiovisual está sujeita a um grande desafio: como trabalhar a aproximação narrativa entre o conteúdo televisivo e o videogame, experimentando assim a interatividade e a transmidialidade, buscando efeitos para novos tipos de experiência e engajamento do espectador diante da transformação tecnológica? Por meio do estudo da transmidialidade e da interatividade, o projeto propõe elaboração de um formato com argumento para o primeiro episódio de uma minissérie de televisão com dez capítulos, adaptando as obras de Álvares de Azevedo, Macário e Noite na Taverna, com interatividade para televisão e um game para a expansão ficcional da sua narrativa audiovisual.porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Trabalhos de Conclusão de CursoUCBEspecialização em TV DigitalBrasilPós-Graduação Lato SensuCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAONarrativaTransmídiaInteratividadeTelevisãoGamesA narrativa transmídia entre a minissérie e o videogameinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTJuliaAndradedeLuciniTCCLatoSensu2016.pdf.txtJuliaAndradedeLuciniTCCLatoSensu2016.pdf.txtExtracted texttext/plain141519https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11015/3/JuliaAndradedeLuciniTCCLatoSensu2016.pdf.txt918da676162a04ef311f1b208709d6aaMD53ORIGINALJuliaAndradedeLuciniTCCLatoSensu2016.pdfJuliaAndradedeLuciniTCCLatoSensu2016.pdfMonografiaapplication/pdf1365584https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11015/1/JuliaAndradedeLuciniTCCLatoSensu2016.pdf9213a2f582edcd90603658fd1d8fe362MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11015/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/110152020-06-09 03:28:38.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A narrativa transmídia entre a minissérie e o videogame
title A narrativa transmídia entre a minissérie e o videogame
spellingShingle A narrativa transmídia entre a minissérie e o videogame
Lucini, Julia Andrade de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Narrativa
Transmídia
Interatividade
Televisão
Games
title_short A narrativa transmídia entre a minissérie e o videogame
title_full A narrativa transmídia entre a minissérie e o videogame
title_fullStr A narrativa transmídia entre a minissérie e o videogame
title_full_unstemmed A narrativa transmídia entre a minissérie e o videogame
title_sort A narrativa transmídia entre a minissérie e o videogame
author Lucini, Julia Andrade de
author_facet Lucini, Julia Andrade de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kieling, Alexandre Schirmer
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucini, Julia Andrade de
contributor_str_mv Kieling, Alexandre Schirmer
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Narrativa
Transmídia
Interatividade
Televisão
Games
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Transmídia
Interatividade
Televisão
Games
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Diante do cenário de digitalização a produção audiovisual está sujeita a um grande desafio: como trabalhar a aproximação narrativa entre o conteúdo televisivo e o videogame, experimentando assim a interatividade e a transmidialidade, buscando efeitos para novos tipos de experiência e engajamento do espectador diante da transformação tecnológica? Por meio do estudo da transmidialidade e da interatividade, o projeto propõe elaboração de um formato com argumento para o primeiro episódio de uma minissérie de televisão com dez capítulos, adaptando as obras de Álvares de Azevedo, Macário e Noite na Taverna, com interatividade para televisão e um game para a expansão ficcional da sua narrativa audiovisual.
description Diante do cenário de digitalização a produção audiovisual está sujeita a um grande desafio: como trabalhar a aproximação narrativa entre o conteúdo televisivo e o videogame, experimentando assim a interatividade e a transmidialidade, buscando efeitos para novos tipos de experiência e engajamento do espectador diante da transformação tecnológica? Por meio do estudo da transmidialidade e da interatividade, o projeto propõe elaboração de um formato com argumento para o primeiro episódio de uma minissérie de televisão com dez capítulos, adaptando as obras de Álvares de Azevedo, Macário e Noite na Taverna, com interatividade para televisão e um game para a expansão ficcional da sua narrativa audiovisual.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-29T12:33:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-11
2018-05-29T12:33:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUCINI, Julia Andrade de. A narrativa transmídia entre a minissérie e o videogame. 2016. 82 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em TV Digital) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11015
identifier_str_mv LUCINI, Julia Andrade de. A narrativa transmídia entre a minissérie e o videogame. 2016. 82 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em TV Digital) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
Especialização em TV Digital
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação Lato Sensu
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11015/3/JuliaAndradedeLuciniTCCLatoSensu2016.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11015/1/JuliaAndradedeLuciniTCCLatoSensu2016.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11015/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 918da676162a04ef311f1b208709d6aa
9213a2f582edcd90603658fd1d8fe362
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829899770822656