A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lupiano, Marcia Maria dos Santos
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9919
Resumo: Com a ascensão de novos atores no cenário internacional, com a abertura das economias, o aumento da competitividade e a maior conscientização dos consumidores, a variável ambiental assume uma importância cada vez maior no contexto em que vivemos. Diversos são os alertas de que chegamos a um ponto de nossa existência no qual se torna insustentável continuar com os modos produtivos e de consumo assim como eles são sem que se chegue a um ponto de esgotamento da natureza. Este trabalho busca explorar a evolução da temática da sustentabilidade em suas três vertentes – econômica, ambiental e social – nos contextos nacional e internacional, bem como o que ela trás na mudança dos paradigmas sociais. Explora-se o surgimento do “mercado verde” e qual é a sua influência sobre os consumidores, as rotulagens e as empresas. Empresas estas que também tem seu papel investigado, bem como as oportunidades de negócios a serem exploradas.
id UCB-2_82458325763c61147331c7f901b07c03
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/9919
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Klein, Christian PhilipLupiano, Marcia Maria dos Santos2017-08-21T13:48:56Z2017-08-182017-08-21T13:48:56Z2015LUPIANO, Marcia Maria dos Santos. A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9919Com a ascensão de novos atores no cenário internacional, com a abertura das economias, o aumento da competitividade e a maior conscientização dos consumidores, a variável ambiental assume uma importância cada vez maior no contexto em que vivemos. Diversos são os alertas de que chegamos a um ponto de nossa existência no qual se torna insustentável continuar com os modos produtivos e de consumo assim como eles são sem que se chegue a um ponto de esgotamento da natureza. Este trabalho busca explorar a evolução da temática da sustentabilidade em suas três vertentes – econômica, ambiental e social – nos contextos nacional e internacional, bem como o que ela trás na mudança dos paradigmas sociais. Explora-se o surgimento do “mercado verde” e qual é a sua influência sobre os consumidores, as rotulagens e as empresas. Empresas estas que também tem seu papel investigado, bem como as oportunidades de negócios a serem exploradas.With the rise of new actors on the international scene, the opening of economies, increased competitiveness and the consumer awareness, the environmental variable is increasing in importance during the past two decades. There are several warnings that we have reached a point in our existence where it becomes untenable to continue with the current standard of production and consumption as they are, without reach a point of nature exhaustion. This paper seeks to explore the evolution of the theme of sustainability in its three dimensions - economic, environmental and social - in domestic and international contexts, as well as what it brings in changing of social paradigms. It explores the emergence of the "green market" and what is its influence on consumers, labels and companies. These companies also have their paper in all this changes investigated as well as the business opportunities to be explored.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-08-18T18:13:27Z No. of bitstreams: 1 MarciaLupianoTCCGRADUACAO2015.pdf: 595583 bytes, checksum: ed951aee396bbbaa99f77c8456f7f090 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-08-21T13:48:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MarciaLupianoTCCGRADUACAO2015.pdf: 595583 bytes, checksum: ed951aee396bbbaa99f77c8456f7f090 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-21T13:48:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarciaLupianoTCCGRADUACAO2015.pdf: 595583 bytes, checksum: ed951aee396bbbaa99f77c8456f7f090 (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISMeio ambienteRelações internacionaisDesenvolvimento sustentávelSustentabilidade empresarialA temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALMarciaLupianoTCCGRADUACAO2015.pdfMarciaLupianoTCCGRADUACAO2015.pdfMonografiaapplication/pdf595583https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9919/1/MarciaLupianoTCCGRADUACAO2015.pdfed951aee396bbbaa99f77c8456f7f090MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9919/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTMarciaLupianoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtMarciaLupianoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtExtracted texttext/plain119767https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9919/3/MarciaLupianoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtd9ab4c30af2d76b82ea577b7f7ba0bb1MD53123456789/99192017-08-22 01:01:19.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas
title A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas
spellingShingle A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas
Lupiano, Marcia Maria dos Santos
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Meio ambiente
Relações internacionais
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade empresarial
title_short A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas
title_full A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas
title_fullStr A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas
title_full_unstemmed A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas
title_sort A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas
author Lupiano, Marcia Maria dos Santos
author_facet Lupiano, Marcia Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klein, Christian Philip
dc.contributor.author.fl_str_mv Lupiano, Marcia Maria dos Santos
contributor_str_mv Klein, Christian Philip
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
topic CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Meio ambiente
Relações internacionais
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade empresarial
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Relações internacionais
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade empresarial
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Com a ascensão de novos atores no cenário internacional, com a abertura das economias, o aumento da competitividade e a maior conscientização dos consumidores, a variável ambiental assume uma importância cada vez maior no contexto em que vivemos. Diversos são os alertas de que chegamos a um ponto de nossa existência no qual se torna insustentável continuar com os modos produtivos e de consumo assim como eles são sem que se chegue a um ponto de esgotamento da natureza. Este trabalho busca explorar a evolução da temática da sustentabilidade em suas três vertentes – econômica, ambiental e social – nos contextos nacional e internacional, bem como o que ela trás na mudança dos paradigmas sociais. Explora-se o surgimento do “mercado verde” e qual é a sua influência sobre os consumidores, as rotulagens e as empresas. Empresas estas que também tem seu papel investigado, bem como as oportunidades de negócios a serem exploradas.
With the rise of new actors on the international scene, the opening of economies, increased competitiveness and the consumer awareness, the environmental variable is increasing in importance during the past two decades. There are several warnings that we have reached a point in our existence where it becomes untenable to continue with the current standard of production and consumption as they are, without reach a point of nature exhaustion. This paper seeks to explore the evolution of the theme of sustainability in its three dimensions - economic, environmental and social - in domestic and international contexts, as well as what it brings in changing of social paradigms. It explores the emergence of the "green market" and what is its influence on consumers, labels and companies. These companies also have their paper in all this changes investigated as well as the business opportunities to be explored.
description Com a ascensão de novos atores no cenário internacional, com a abertura das economias, o aumento da competitividade e a maior conscientização dos consumidores, a variável ambiental assume uma importância cada vez maior no contexto em que vivemos. Diversos são os alertas de que chegamos a um ponto de nossa existência no qual se torna insustentável continuar com os modos produtivos e de consumo assim como eles são sem que se chegue a um ponto de esgotamento da natureza. Este trabalho busca explorar a evolução da temática da sustentabilidade em suas três vertentes – econômica, ambiental e social – nos contextos nacional e internacional, bem como o que ela trás na mudança dos paradigmas sociais. Explora-se o surgimento do “mercado verde” e qual é a sua influência sobre os consumidores, as rotulagens e as empresas. Empresas estas que também tem seu papel investigado, bem como as oportunidades de negócios a serem exploradas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-21T13:48:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-18
2017-08-21T13:48:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUPIANO, Marcia Maria dos Santos. A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9919
identifier_str_mv LUPIANO, Marcia Maria dos Santos. A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Relações Internacionais (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9919/1/MarciaLupianoTCCGRADUACAO2015.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9919/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9919/3/MarciaLupianoTCCGRADUACAO2015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ed951aee396bbbaa99f77c8456f7f090
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
d9ab4c30af2d76b82ea577b7f7ba0bb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829883698249728