Cooperativismo de consumo no Distrito Federal: alternativa viável

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Autor(a) principal: Souza Junior, Espedito Henrique de
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13834
Resumo: Este artigo foi elaborado como trabalho de conclusão do curso MBA – Gestão de Cooperativas, realizado pela Universidade Católica de Brasília em parceria com o SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. O seu objetivo foi o de descrever como o cooperativismo de consumo, um dos treze ramos do cooperativismo, pode ser viável no Distrito Federal, mesmo com a incidência do ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços nas operações realizadas entre a cooperativa e seus cooperados. Contudo, para uma melhor compreensão do tema, falaremos sobre os primórdios do cooperativismo no mundo e no Brasil, sobre os princípios em que se fundamenta o cooperativismo e sobre o cooperativismo de consumo. Também serão abordadas questões tributárias, especificamente no que diz respeito ao ICMS e sobre a forma de cobrança deste imposto no Distrito Federal em relação à maioria dos itens que poderiam ser comercializados por uma cooperativa de consumo
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Contudo, para uma melhor compreensão do tema, falaremos sobre os primórdios do cooperativismo no mundo e no Brasil, sobre os princípios em que se fundamenta o cooperativismo e sobre o cooperativismo de consumo. Também serão abordadas questões tributárias, especificamente no que diz respeito ao ICMS e sobre a forma de cobrança deste imposto no Distrito Federal em relação à maioria dos itens que poderiam ser comercializados por uma cooperativa de consumoThis article was prepared as a work of completion of the MBA - Management of Cooperatives, conducted by the Catholic University of Brasilia in partnership with SESCOOP - National Service Cooperative Learning. Its aim was to describe how the consumer cooperatives, one of thirteen branches of the cooperative, may be feasible in the Federal District, even with the ICMS - Tax on Circulation of Goods and Services in transactions between the cooperative and its members. However, for a better understanding of the issue, we'll talk about the beginnings of cooperatives worldwide and in Brazil, on the principles on which it is based cooperatives and about consumer cooperative. Tax issues will also be addressed, particularly with respect to the ICMS and how the collection of this tax in the Federal District in relation to the majority of items that could be sold by a consumer cooperative.Submitted by Claudia Carvalho (claudia.carvalho@ucb.br) on 2021-11-01T16:37:39Z No. of bitstreams: 1 EspeditoHenriquedeSouzaJuniorTCCLatoSensu2014.pdf: 565356 bytes, checksum: 5971763578de121e24643504cd0bdd67 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-11-03T14:52:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EspeditoHenriquedeSouzaJuniorTCCLatoSensu2014.pdf: 565356 bytes, checksum: 5971763578de121e24643504cd0bdd67 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-03T14:52:49Z (GMT). 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This article was prepared as a work of completion of the MBA - Management of Cooperatives, conducted by the Catholic University of Brasilia in partnership with SESCOOP - National Service Cooperative Learning. Its aim was to describe how the consumer cooperatives, one of thirteen branches of the cooperative, may be feasible in the Federal District, even with the ICMS - Tax on Circulation of Goods and Services in transactions between the cooperative and its members. However, for a better understanding of the issue, we'll talk about the beginnings of cooperatives worldwide and in Brazil, on the principles on which it is based cooperatives and about consumer cooperative. Tax issues will also be addressed, particularly with respect to the ICMS and how the collection of this tax in the Federal District in relation to the majority of items that could be sold by a consumer cooperative.
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