Serviço social e medida socioeducativa, atuação do/a assistente social em medida socioeducativa de semiliberdade: avanços e desafios
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10125 |
Resumo: | Este trabalho trata de uma breve análise da Atuação do/a Assistente Social junto aos Adolescentes em Medida Socioeducativa de Semiliberdade: Avanços e Desafios. Nesta análise, investigamos a atuação do/a Assistente Social na Medida Socioeducativa de Semiliberdade identificando os objetivos dos atuais programas de semiliberdade, sua implementação e destacando a atuação do Assistente Social dentro deste campo, ponderando os limites e avanços dessa prática profissional. Identificando a atuação do/a Assistente Social na Medida Socioeducativa de Semiliberdade. Esse trabalho se propôs a desenvolver uma pesquisa através de Métodos qualitativos. É pesquisa exploratória, e pesquisa documental realizada por meio de um estudo bibliográfico com análise de dados, observação, conhecimento dessa realidade, e experiências presenciadas no campo de estágio curricular supervisionado I e II. Essa atuação é na Políticas da Infância e Adolescência dentro dela destacamos a atuação do profissional de Serviço Social dentro da Medida Socioeducativa onde a todo momento o Serviço Social está envolvido com outros atores profissionais, o trabalho multidisciplinar, conhecendo essa Política, o campo de atuação é uma forma de especialização, de um trabalho coletivo e socialmente construído. A partir desse estudo podemos conhecer as dificuldades que o/a Assistente Social enfrenta na atuação profissional para ampliar direitos, e buscar direitos nos espaços públicos, levando em consideração a correlação de forças institucionais. Para promoção e execução das Políticas Públicas na área da infância, as relações são complexas e contraditórias, e o profissional precisa estar instrumentalizado, por meio de análises críticas e métodos garantidores de direitos sociais, dentre outros. |
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Esse trabalho se propôs a desenvolver uma pesquisa através de Métodos qualitativos. É pesquisa exploratória, e pesquisa documental realizada por meio de um estudo bibliográfico com análise de dados, observação, conhecimento dessa realidade, e experiências presenciadas no campo de estágio curricular supervisionado I e II. Essa atuação é na Políticas da Infância e Adolescência dentro dela destacamos a atuação do profissional de Serviço Social dentro da Medida Socioeducativa onde a todo momento o Serviço Social está envolvido com outros atores profissionais, o trabalho multidisciplinar, conhecendo essa Política, o campo de atuação é uma forma de especialização, de um trabalho coletivo e socialmente construído. A partir desse estudo podemos conhecer as dificuldades que o/a Assistente Social enfrenta na atuação profissional para ampliar direitos, e buscar direitos nos espaços públicos, levando em consideração a correlação de forças institucionais. Para promoção e execução das Políticas Públicas na área da infância, as relações são complexas e contraditórias, e o profissional precisa estar instrumentalizado, por meio de análises críticas e métodos garantidores de direitos sociais, dentre outros.This paper deals with a brief analysis of the performance of the Social Worker with Adolescents in Socio-educational Measure of Semility: Advances and Challenges. In this analysis, it investigates a performance of the Social Worker in the Socio-educational Measure, identifying the objectives of the current semi-liberty programs, their implementation and highlighting the work of the Social Worker in the present field, pondering the limits and advances of professional practice. Identifying an action of the Social Worker in the Socio-educational Measure. This work offers a research search using Qualitative Methods. Research research and data analysis, observation, knowledge, reality, and experiences witnessed in the supervised curricular internship field I and II. This action is in the Policies of Childhood and Adolescence within it highlighted the work of the Social Work professional within the Socio-educational Measure where at all times the Social Work is involved with other professional actors, the multidisciplinary work, knowing this Policy, the field of action is A form of specialization, of a collective and socially constructed work. From this study, know the difficulties that the Social Worker faces in the professional activity to expand rights, and look for human rights, taking into account a correlation of institutional forces. The promotions are complex and contradictory, and the professional needs to be structured, through critical analyzes and methods that guarantee social rights, among others. So I refer to these bases that we defend within the collective, according to our code of professional ethics, promoting a social equality, a society without classes with equal rights access that is the challenge.Submitted by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-17T19:06:47Z No. of bitstreams: 1 MariaJoelmadosSantosTCCGraduacaoParcial2017.pdf: 478330 bytes, checksum: 34d7df3ff571b44e9f00ea8070de8a53 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-17T19:07:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MariaJoelmadosSantosTCCGraduacaoParcial2017.pdf: 478330 bytes, checksum: 34d7df3ff571b44e9f00ea8070de8a53 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T19:07:10Z (GMT). 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