Psicologia e sexualidade: diálogos (im)próprios? O ensino em sexualidade no contexto dos cursos de Psicologia de Brasília

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Autor(a) principal: Macedo, Luciano Leite
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13578
Resumo: Tendo em vista que sexualidade humana é uma dimensão biológica engendrada no contexto social, cultural e histórico, a qual está inserido o sujeito, que os cursos de formação de psicólogos têm formado poucos profissionais preparados para atuarem nas questões que a envolvem sendo o tema e que a sexualidade é pouco explorada nos currículos básicos dos cursos de Psicologia das IES de Brasília, com poucas, dissipadas ou nenhuma disciplina específica intitulada “sexualidade”, ou afins, pesquisa-se, neste trabalho, sobre “Psicologia e Sexualidade: diálogos (im)próprios? O ensino em sexualidade no contexto dos cursos de Psicologia de Brasília”, a fim de investigar como a sexualidade tem sido abordada nos currículos de graduação no Distrito Federal. Para tanto, é necessário verificar a presença ou ausência da temática nos currículos básicos das faculdades, averiguar a forma como o ensino em sexualidade é apreciado nesses currículos e comparar o que traz a literatura pesquisada em relação aos currículos das Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de discutir acerca da visibilidade do tema. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, a partir de uma pesquisa documental sobre os conteúdos das matrizes curriculares dos cursos de psicologia das IES de Brasília. Diante disso, verifica-se a ausência da temática da educação em Sexualidade nas disciplinas do núcleo comum, que não existe uma visão uniforme sobre o tema, e que quando há ocorrência do assunto estes se estabelecem entre sexualidade e reprodução, “dissolvido” (fragmentado) noutras disciplinas, de forma superficial e pouco explorada frente a gama de disciplinas oferecidas nos cursos de Psicologia das IES de Brasília, o que impõe a constatação de que essa “diluição”, é decorrente da integração dos conhecimentos ofertados nas disciplinas do currículo, tendendo a favorecer o aprendizado interdisciplinar e garantir a atenção integral da saúde. Desta forma, os profissionais sairiam formados a ponto de trabalharem com equipes multiprofissionais na atenção básica.
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spelling Santos, Luciana da SilvaMacedo, Luciano Leite2021-03-03T14:04:24Z2021-01-252021-03-03T14:04:24Z2020-11-27MACEDO, Luciano Leite. Psicologia e sexualidade: diálogos (im)próprios? O ensino em sexualidade no contexto dos cursos de Psicologia de Brasília. 2020. 99 f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13578Tendo em vista que sexualidade humana é uma dimensão biológica engendrada no contexto social, cultural e histórico, a qual está inserido o sujeito, que os cursos de formação de psicólogos têm formado poucos profissionais preparados para atuarem nas questões que a envolvem sendo o tema e que a sexualidade é pouco explorada nos currículos básicos dos cursos de Psicologia das IES de Brasília, com poucas, dissipadas ou nenhuma disciplina específica intitulada “sexualidade”, ou afins, pesquisa-se, neste trabalho, sobre “Psicologia e Sexualidade: diálogos (im)próprios? O ensino em sexualidade no contexto dos cursos de Psicologia de Brasília”, a fim de investigar como a sexualidade tem sido abordada nos currículos de graduação no Distrito Federal. Para tanto, é necessário verificar a presença ou ausência da temática nos currículos básicos das faculdades, averiguar a forma como o ensino em sexualidade é apreciado nesses currículos e comparar o que traz a literatura pesquisada em relação aos currículos das Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de discutir acerca da visibilidade do tema. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, a partir de uma pesquisa documental sobre os conteúdos das matrizes curriculares dos cursos de psicologia das IES de Brasília. Diante disso, verifica-se a ausência da temática da educação em Sexualidade nas disciplinas do núcleo comum, que não existe uma visão uniforme sobre o tema, e que quando há ocorrência do assunto estes se estabelecem entre sexualidade e reprodução, “dissolvido” (fragmentado) noutras disciplinas, de forma superficial e pouco explorada frente a gama de disciplinas oferecidas nos cursos de Psicologia das IES de Brasília, o que impõe a constatação de que essa “diluição”, é decorrente da integração dos conhecimentos ofertados nas disciplinas do currículo, tendendo a favorecer o aprendizado interdisciplinar e garantir a atenção integral da saúde. Desta forma, os profissionais sairiam formados a ponto de trabalharem com equipes multiprofissionais na atenção básica.Bearing in mind that human sexuality is a biological dimension engendered in the social, cultural and historical context, which includes the human being, it is noted that the undergraduation courses of psychologists have trained few professionals prepared to work on the issues that involve the sexuality. Thus, the sexuality have not being explored in the basic curriculum of Psychology courses at the IES in Brasília, with few, dissipated or no specific subjects entitled “sexuality”. This research focus on“Psychology and Sexuality: improper dialogues? The teaching of sexuality in the context of undergraduantion in Psychology in Brasília”, in order to investigate how sexuality has been addressed in undergraduate curriculum in the Federal District. Therefore, it is necessary to verify the presence or absence of the theme in the basic curriculum of the colleges, to find out how the teaching on sexuality is appreciated in these curriculum and compare what the researched literature brings in relation to the curriculum of the Higher education institutions (IES), in order to discuss about visibility of the theme. Then, a qualitative research was carried out, based on a documentary research on the contents of the curricular matrices of the psychology courses of the IES in Brasília. In view of this, there is an absence of the theme of sexuality education in the disciplines in common core, that there is no uniform view on the theme, and that when the subject occurs, it is established between sexuality and reproduction, “dissolved” (fragmented) in other disciplines, superficially and little explored in view of the range of disciplines offered in Psychology courses at the IES in Brasília, which imposes the observation that this “dilution” is due to the integration of the knowledge offered in the curriculum subjects, tending to favor interdisciplinary learning and guarantee comprehensive health care. In this way, professionals would be trained to the point of working with multiprofessional teams in primary care.Submitted by Lucivânia Carmo (lucivania.carmo@ucb.br) on 2021-01-25T17:42:05Z No. of bitstreams: 1 LucianoLeiteMacedoTCCGraduacao2020.pdf: 2043071 bytes, checksum: c9d601e8a772e963c5281dd3aa9e1254 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-03-03T14:04:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LucianoLeiteMacedoTCCGraduacao2020.pdf: 2043071 bytes, checksum: c9d601e8a772e963c5281dd3aa9e1254 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-03T14:04:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucianoLeiteMacedoTCCGraduacao2020.pdf: 2043071 bytes, checksum: c9d601e8a772e963c5281dd3aa9e1254 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27porUniversidade Católica de BrasíliaPsicologia (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIASexualidadeFormação profissionalPsicólogosCurrículosPsicologia e sexualidade: diálogos (im)próprios? 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Bearing in mind that human sexuality is a biological dimension engendered in the social, cultural and historical context, which includes the human being, it is noted that the undergraduation courses of psychologists have trained few professionals prepared to work on the issues that involve the sexuality. Thus, the sexuality have not being explored in the basic curriculum of Psychology courses at the IES in Brasília, with few, dissipated or no specific subjects entitled “sexuality”. This research focus on“Psychology and Sexuality: improper dialogues? The teaching of sexuality in the context of undergraduantion in Psychology in Brasília”, in order to investigate how sexuality has been addressed in undergraduate curriculum in the Federal District. Therefore, it is necessary to verify the presence or absence of the theme in the basic curriculum of the colleges, to find out how the teaching on sexuality is appreciated in these curriculum and compare what the researched literature brings in relation to the curriculum of the Higher education institutions (IES), in order to discuss about visibility of the theme. Then, a qualitative research was carried out, based on a documentary research on the contents of the curricular matrices of the psychology courses of the IES in Brasília. In view of this, there is an absence of the theme of sexuality education in the disciplines in common core, that there is no uniform view on the theme, and that when the subject occurs, it is established between sexuality and reproduction, “dissolved” (fragmented) in other disciplines, superficially and little explored in view of the range of disciplines offered in Psychology courses at the IES in Brasília, which imposes the observation that this “dilution” is due to the integration of the knowledge offered in the curriculum subjects, tending to favor interdisciplinary learning and guarantee comprehensive health care. In this way, professionals would be trained to the point of working with multiprofessional teams in primary care.
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