Fatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eduardo Adolfo Dias
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12776
Resumo: O transporte coletivo urbano de passageiros, principal componente de mobilidade urbano no Brasil, apesar de ser direito social garantido na Carta Magna, e desafio dos gestores de Estado em priorizar e a agilizar a locomoção de passageiros com qualidade, custo acessível e menor espaço de tempo possível, está sofrendo nos últimos anos preocupante crise no seu principal modal, que é o ônibus urbano, devido constatado decréscimo em sua demanda de passageiros, sem que haja estudos pertinentes e consistentes capaz de identificar as causas de tal problemática. O estudo pretende diagnosticar uma situação concreta, factual e de relevância social, proclamando seu objetivo geral na necessidade de identificar fatores que interferem no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, sendo utilizado o método aplicado a pesquisa bibliográfica, através da técnica de leitura seletiva, interpretativa e explicativas. Ao final do estudo, as conclusões, além de enfatizar os resultados alcançados, subsidiam novas propostas para o decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal.
id UCB-2_910de820dac2278fdfbbc9ed28f857ee
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12776
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cardoso, Ana Paula MottaFerreira, Eduardo Adolfo Dias2020-02-20T13:50:21Z2020-02-152020-02-20T13:50:21Z2018FERREIRA, Eduardo Adolfo Dias. Fatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal. 2018. 58 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Logística, Transportes e Mobilidade/GETRAM) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12776O transporte coletivo urbano de passageiros, principal componente de mobilidade urbano no Brasil, apesar de ser direito social garantido na Carta Magna, e desafio dos gestores de Estado em priorizar e a agilizar a locomoção de passageiros com qualidade, custo acessível e menor espaço de tempo possível, está sofrendo nos últimos anos preocupante crise no seu principal modal, que é o ônibus urbano, devido constatado decréscimo em sua demanda de passageiros, sem que haja estudos pertinentes e consistentes capaz de identificar as causas de tal problemática. O estudo pretende diagnosticar uma situação concreta, factual e de relevância social, proclamando seu objetivo geral na necessidade de identificar fatores que interferem no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, sendo utilizado o método aplicado a pesquisa bibliográfica, através da técnica de leitura seletiva, interpretativa e explicativas. Ao final do estudo, as conclusões, além de enfatizar os resultados alcançados, subsidiam novas propostas para o decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal.The urban collective transport of passengers, the main component of urban mobility in Brazil, despite being a social right guaranteed in the Magna Carta, and challenge of managers of state to prioritize and streamline the locomotion of passengers with quality, affordable cost and shortest time possible, is suffering in recent years disturbing crisis at its main modes, which is the city bus, because observed decrease in its demand for passengers, without which there is relevant studies and consistent capable of identifying the causes of such problems. The study aims to diagnose a concrete situation, factual and social relevance, proclaiming its general objective the need to identify factors that interfere with the decrease in demand for bus passenger in the Federal District. It is a survey with a quantitative approach, being used the method applied to bibliographic research, through the technique of selective reading, interpretative and explanatory notes. At the end of the study, the conclusions, in addition to emphasizing the results achieved, subsidize new proposals for the decrease in demand for bus passenger in the Federal District.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-02-15T12:57:09Z No. of bitstreams: 1 EduardoAdolfoDiasFerreiraTCCLatoSensu2018.pdf: 6118806 bytes, checksum: fe28f2fadf60e8856d47e2c5f73f45bf (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-02-20T13:50:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EduardoAdolfoDiasFerreiraTCCLatoSensu2018.pdf: 6118806 bytes, checksum: fe28f2fadf60e8856d47e2c5f73f45bf (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-20T13:50:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EduardoAdolfoDiasFerreiraTCCLatoSensu2018.pdf: 6118806 bytes, checksum: fe28f2fadf60e8856d47e2c5f73f45bf (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Trabalhos de Conclusão de CursoUCBLogística, Transporte e MobilidadeBrasilPós-Graduação Lato SensuCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTransporte coletivo urbanoÔnibusFatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTEduardoAdolfoDiasFerreiraTCCLatoSensu2018.pdf.txtEduardoAdolfoDiasFerreiraTCCLatoSensu2018.pdf.txtExtracted texttext/plain90732https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12776/3/EduardoAdolfoDiasFerreiraTCCLatoSensu2018.pdf.txt5b6ba59586c67ae0d5eec9b185eac30fMD53ORIGINALEduardoAdolfoDiasFerreiraTCCLatoSensu2018.pdfEduardoAdolfoDiasFerreiraTCCLatoSensu2018.pdfArtigoapplication/pdf6118806https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12776/1/EduardoAdolfoDiasFerreiraTCCLatoSensu2018.pdffe28f2fadf60e8856d47e2c5f73f45bfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12776/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/127762020-06-09 03:51:14.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal
title Fatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal
spellingShingle Fatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal
Ferreira, Eduardo Adolfo Dias
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Transporte coletivo urbano
Ônibus
title_short Fatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal
title_full Fatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal
title_fullStr Fatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal
title_full_unstemmed Fatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal
title_sort Fatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal
author Ferreira, Eduardo Adolfo Dias
author_facet Ferreira, Eduardo Adolfo Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Ana Paula Motta
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eduardo Adolfo Dias
contributor_str_mv Cardoso, Ana Paula Motta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Transporte coletivo urbano
Ônibus
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte coletivo urbano
Ônibus
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O transporte coletivo urbano de passageiros, principal componente de mobilidade urbano no Brasil, apesar de ser direito social garantido na Carta Magna, e desafio dos gestores de Estado em priorizar e a agilizar a locomoção de passageiros com qualidade, custo acessível e menor espaço de tempo possível, está sofrendo nos últimos anos preocupante crise no seu principal modal, que é o ônibus urbano, devido constatado decréscimo em sua demanda de passageiros, sem que haja estudos pertinentes e consistentes capaz de identificar as causas de tal problemática. O estudo pretende diagnosticar uma situação concreta, factual e de relevância social, proclamando seu objetivo geral na necessidade de identificar fatores que interferem no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, sendo utilizado o método aplicado a pesquisa bibliográfica, através da técnica de leitura seletiva, interpretativa e explicativas. Ao final do estudo, as conclusões, além de enfatizar os resultados alcançados, subsidiam novas propostas para o decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal.
The urban collective transport of passengers, the main component of urban mobility in Brazil, despite being a social right guaranteed in the Magna Carta, and challenge of managers of state to prioritize and streamline the locomotion of passengers with quality, affordable cost and shortest time possible, is suffering in recent years disturbing crisis at its main modes, which is the city bus, because observed decrease in its demand for passengers, without which there is relevant studies and consistent capable of identifying the causes of such problems. The study aims to diagnose a concrete situation, factual and social relevance, proclaiming its general objective the need to identify factors that interfere with the decrease in demand for bus passenger in the Federal District. It is a survey with a quantitative approach, being used the method applied to bibliographic research, through the technique of selective reading, interpretative and explanatory notes. At the end of the study, the conclusions, in addition to emphasizing the results achieved, subsidize new proposals for the decrease in demand for bus passenger in the Federal District.
description O transporte coletivo urbano de passageiros, principal componente de mobilidade urbano no Brasil, apesar de ser direito social garantido na Carta Magna, e desafio dos gestores de Estado em priorizar e a agilizar a locomoção de passageiros com qualidade, custo acessível e menor espaço de tempo possível, está sofrendo nos últimos anos preocupante crise no seu principal modal, que é o ônibus urbano, devido constatado decréscimo em sua demanda de passageiros, sem que haja estudos pertinentes e consistentes capaz de identificar as causas de tal problemática. O estudo pretende diagnosticar uma situação concreta, factual e de relevância social, proclamando seu objetivo geral na necessidade de identificar fatores que interferem no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, sendo utilizado o método aplicado a pesquisa bibliográfica, através da técnica de leitura seletiva, interpretativa e explicativas. Ao final do estudo, as conclusões, além de enfatizar os resultados alcançados, subsidiam novas propostas para o decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-20T13:50:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-15
2020-02-20T13:50:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Eduardo Adolfo Dias. Fatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal. 2018. 58 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Logística, Transportes e Mobilidade/GETRAM) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12776
identifier_str_mv FERREIRA, Eduardo Adolfo Dias. Fatores intervenientes no decréscimo da demanda de passageiros de ônibus no Distrito Federal. 2018. 58 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Logística, Transportes e Mobilidade/GETRAM) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
Logística, Transporte e Mobilidade
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação Lato Sensu
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12776/3/EduardoAdolfoDiasFerreiraTCCLatoSensu2018.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12776/1/EduardoAdolfoDiasFerreiraTCCLatoSensu2018.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12776/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b6ba59586c67ae0d5eec9b185eac30f
fe28f2fadf60e8856d47e2c5f73f45bf
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829921054818304