Gump: guia para mapas
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Data de Publicação: | 2000 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9474 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo encontrar o menor caminho entre dois pontos de um mapa representado por um grafo e armazenado como uma matriz de adjacências. Para tanto, após pesquisa sobre o melhor algoritmo, utilizamos o algoritmo desenvolvido por Dijkstra no campo da Teoria dos Grafos, que identifica o menor caminho a partir de um ponto qualquer no mapa para todos os outros pontos. Pelas necessidades da pesquisa tanto em termos de iteração com o usuário quanto em termos técnicos de sobrecarga de processamento e armazenamento, este algoritmo mostra-se também como a melhor escolha. Como conseqüência desta pesquisa, pretende-se melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas, em qualquer grau, com o trânsito através da redução do tempo gasto nas vias. Com isso as pessoas que oferecem seus serviços baseados no transporte, terão um suporte ao seu trabalho, caracterizando um diferencial a ser oferecido aos seus clientes; e os que não trabalham com o trânsito, mas dele dependem no dia-a-dia, terão mais tempo para realizar algo mais útil, seja na forma de trabalho ou lazer. |
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Soares, Sérgio MonteiroFlach, Tiago2017-07-26T14:59:27Z2017-07-182017-07-26T14:59:27Z2000FLACH, Tiago. Gump; guia para mapas. 2016. 169 f. Monografia (Graduação em Ciências da Computação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9474Esta monografia tem como objetivo encontrar o menor caminho entre dois pontos de um mapa representado por um grafo e armazenado como uma matriz de adjacências. Para tanto, após pesquisa sobre o melhor algoritmo, utilizamos o algoritmo desenvolvido por Dijkstra no campo da Teoria dos Grafos, que identifica o menor caminho a partir de um ponto qualquer no mapa para todos os outros pontos. Pelas necessidades da pesquisa tanto em termos de iteração com o usuário quanto em termos técnicos de sobrecarga de processamento e armazenamento, este algoritmo mostra-se também como a melhor escolha. Como conseqüência desta pesquisa, pretende-se melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas, em qualquer grau, com o trânsito através da redução do tempo gasto nas vias. Com isso as pessoas que oferecem seus serviços baseados no transporte, terão um suporte ao seu trabalho, caracterizando um diferencial a ser oferecido aos seus clientes; e os que não trabalham com o trânsito, mas dele dependem no dia-a-dia, terão mais tempo para realizar algo mais útil, seja na forma de trabalho ou lazer.This monograph has as objective find the shortest path between two points onto a map represented as a graph and stored as an adjacencies matrix. After a research on algorithms and looking over the best ones for our application, we decided to make use of the one developed by Dijkstra in the field of Graph Theory, which identifies the shortest path from any point in the map to every other point. This algorithm has been chosen not only for handling in a very efficient way the interacting necessities of the prototype but also for its characteristics in storage and smaller CPU overload when compared to other algorithms. As a consequence of this research, we intend to improve life quality of people that are related, in any degree, with transit through the reduction of time spent in streets. With this in mind, people whose jobs are based on transportation will have a support on their work, characterizing a differential to be offered to their customers; and for those that do not work with the transit, but depend on it daily, there will be more time to carry through some more useful stuffs, either working or just having fun.Submitted by Erick Vinicius (erick.assis@ucb.br) on 2017-07-18T14:21:49Z No. of bitstreams: 1 TiagoFlachTCCGraduacao2000.pdf.pdf: 3502402 bytes, checksum: 0127c2aed1c61dcb57bb47f8dd7bcea1 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-26T14:59:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TiagoFlachTCCGraduacao2000.pdf.pdf: 3502402 bytes, checksum: 0127c2aed1c61dcb57bb47f8dd7bcea1 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-26T14:59:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TiagoFlachTCCGraduacao2000.pdf.pdf: 3502402 bytes, checksum: 0127c2aed1c61dcb57bb47f8dd7bcea1 (MD5) Previous issue date: 2000porUniversidade Católica de BrasíliaDireito (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOAlgoritmosTeoria dos grafosMapasGump: guia para mapasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALTiagoFlachTCCGraduacao2000.pdf.pdfTiagoFlachTCCGraduacao2000.pdf.pdfMonografiaapplication/pdf3502402https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9474/1/TiagoFlachTCCGraduacao2000.pdf.pdf0127c2aed1c61dcb57bb47f8dd7bcea1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9474/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTiagoFlachTCCGraduacao2000.pdf.pdf.txtTiagoFlachTCCGraduacao2000.pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain203181https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9474/3/TiagoFlachTCCGraduacao2000.pdf.pdf.txt08129eb70892f8f34586f018b56f1d34MD53123456789/94742017-07-27 01:02:49.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
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Esta monografia tem como objetivo encontrar o menor caminho entre dois pontos de um mapa representado por um grafo e armazenado como uma matriz de adjacências. Para tanto, após pesquisa sobre o melhor algoritmo, utilizamos o algoritmo desenvolvido por Dijkstra no campo da Teoria dos Grafos, que identifica o menor caminho a partir de um ponto qualquer no mapa para todos os outros pontos. Pelas necessidades da pesquisa tanto em termos de iteração com o usuário quanto em termos técnicos de sobrecarga de processamento e armazenamento, este algoritmo mostra-se também como a melhor escolha. Como conseqüência desta pesquisa, pretende-se melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas, em qualquer grau, com o trânsito através da redução do tempo gasto nas vias. Com isso as pessoas que oferecem seus serviços baseados no transporte, terão um suporte ao seu trabalho, caracterizando um diferencial a ser oferecido aos seus clientes; e os que não trabalham com o trânsito, mas dele dependem no dia-a-dia, terão mais tempo para realizar algo mais útil, seja na forma de trabalho ou lazer. |
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