Depoimento especial como instrumento jurídico capaz de evitar a revitimização de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Andressa de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lustosa, Andreza Rufo, Santos, Carlos Basilio, Oliveira, Taís dos Santos de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12911
Resumo: A presente monografia tem o objetivo de analisar a Lei 13.431/2017, que versa sobre o Depoimento Especial e Escuta Especializada da Criança e do Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violências, e a técnica para a oitiva de vítimas e testemunhas, no intuito de evitar a revitimização dessas pessoas em condição peculiar de desenvolvimento. Tal prática vem sendo questionada por conselhos e categorias profissionais, que acreditam haver falhas e contradições na aplicação da Lei. Dessa forma este trabalho busca o entendimento e compreensão, sopesando os “prós” e os “contras” da questão. Além do mais, trata-se de inovações introduzidas pelo legislador que, na realidade, se somam às normas já pré-existentes, instituindo mecanismos que são mais eficazes para atuação do Poder Público seja nas várias esferas de governo como também nos setores da administração, na intenção de assegurar, sobretudo, um atendimento mais célere, humanizado e qualificado. Tão grande foi a preocupação para evitar que isto acontecesse, que a nova Lei relacionou, dentre as diversas formas de violências previstas em seu art. 4º, tipificadas como “violência institucional”, que ainda vem sendo praticada, mesmo que inadvertidamente, toda vez que os órgãos e agentes que deveriam atuar no sentido da proteção das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas, acabam deixando de observar as cautelas, bem como, respeitar os direitos relacionados nesta e em outras normas correlatas. Será abordado a chamada “falsa memória”, bem como a imprescindibilidade da aplicabilidade frente a produção antecipada de provas em casos relacionados a vítima ou testemunhas menores de 07(sete) anos, ou mesmo quando se tratar de violência sexual, conforme previsto no art. 11, caput e §1º.)
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Tal prática vem sendo questionada por conselhos e categorias profissionais, que acreditam haver falhas e contradições na aplicação da Lei. Dessa forma este trabalho busca o entendimento e compreensão, sopesando os “prós” e os “contras” da questão. Além do mais, trata-se de inovações introduzidas pelo legislador que, na realidade, se somam às normas já pré-existentes, instituindo mecanismos que são mais eficazes para atuação do Poder Público seja nas várias esferas de governo como também nos setores da administração, na intenção de assegurar, sobretudo, um atendimento mais célere, humanizado e qualificado. Tão grande foi a preocupação para evitar que isto acontecesse, que a nova Lei relacionou, dentre as diversas formas de violências previstas em seu art. 4º, tipificadas como “violência institucional”, que ainda vem sendo praticada, mesmo que inadvertidamente, toda vez que os órgãos e agentes que deveriam atuar no sentido da proteção das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas, acabam deixando de observar as cautelas, bem como, respeitar os direitos relacionados nesta e em outras normas correlatas. 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Moreover, these are innovations introduced by the legislature that, in fact, add to the pre-existing norms, establishing mechanisms that are more effective for the Government to act both in the various spheres of government and also in the administration sectors, above all, to ensure a faster, more humanized and qualified service. So great was the concern to prevent this from happening that the new Law listed, among the various forms of violence provided for in its art. 4, typified as “institutional violence”, which is still being practiced, even inadvertently, whenever the organs and agents that should act to protect children and adolescents victims or witnesses, end up not observing the precautions, as well as , respect the rights listed in this and other related standards. The so-called “false memory” will be addressed, as well as the indispensability of applicability in the face of the anticipated production of evidence in cases related to victims or witnesses under 07 (seven) years old, or even in the case of sexual violence, as provided for in art. 11, caput and §1)Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-03-25T22:46:27Z No. of bitstreams: 1 AndressadeOliveiraGomesTCCGraduacão2019.pdf: 733111 bytes, checksum: 65b50184d7b40be1b2b873544d2341ea (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-27T17:58:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AndressadeOliveiraGomesTCCGraduacão2019.pdf: 733111 bytes, checksum: 65b50184d7b40be1b2b873544d2341ea (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-27T17:58:20Z (GMT). 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This monograph aims to analyze the Law 13.431 / 2017, which deals with the Special Testimony and Specialized Listening of Child and Adolescent Victims or Witnesses of Violence, and the technique for the hearing of victims and witnesses, in order to avoid revictimization of these people in a peculiar condition of development. Such practice has been questioned by professional advice and categories, who believe that there are flaws and contradictions in the application of the Law. Thus this work seeks understanding and understanding, weighing the "pros" and "cons" of the issue. Moreover, these are innovations introduced by the legislature that, in fact, add to the pre-existing norms, establishing mechanisms that are more effective for the Government to act both in the various spheres of government and also in the administration sectors, above all, to ensure a faster, more humanized and qualified service. So great was the concern to prevent this from happening that the new Law listed, among the various forms of violence provided for in its art. 4, typified as “institutional violence”, which is still being practiced, even inadvertently, whenever the organs and agents that should act to protect children and adolescents victims or witnesses, end up not observing the precautions, as well as , respect the rights listed in this and other related standards. The so-called “false memory” will be addressed, as well as the indispensability of applicability in the face of the anticipated production of evidence in cases related to victims or witnesses under 07 (seven) years old, or even in the case of sexual violence, as provided for in art. 11, caput and §1)
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