Dirty hands as a constant factor in international interactions within modern liberal democracies: a comparative study of the Truman’s (1945) and Obama’s (2011-2014) decision
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Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13436 |
Resumo: | Esse trabalho utiliza muitos conceitos complexos os quais não enseja aprofundar, objetiva mostrar todos os elementos que são necessários para observar e entender Dirty Hands. A defesa comum de que existe uma constante inocência moral que é confrontada ocasionalmente com a possibilidade de ações imorais que surgem de situações políticas atípicas é falsa, de acordo com Tillyris (2013). A moralidade deontológica não pode ser aplicada na política pois política é a disputa por poder, e dentro da disputa por poder o que conta é a virtú Maquiaveliana, portanto o campo político é um lugar onde há, variando de acordo com cada político e sua virtú, um campo constante para DH. Na política, o fator importante não é se a pessoa que cometeu dirty action, resultante de um dilema paradoxal de Dirty Hands, 1 ou 200 vezes poderia ser perdoada, se pudesse, mas sobre como utilizar DH, que gera dirty actions, como um instrumento de vitória, não em termos de corrupção, mas sempre em termos de poder, em um mundo onde há uma crescente necessidade por accountability. A presente pesquisa, de natureza empírica, fez uma abordagem exploratória, crítico-analítica a partir da técnica de estudo comparativo em busca de resposta à questão- problema: Dirty Hands é um fator constante em interações internacionais dentro de democracias liberais modernas? A comparação final entre os exemplos sugere um padrão de presença de DH no processo de tomada de decisão de democracias liberais modernas, o padrão é trazido pela existência das três mais relevantes variáveis de DH nos dois exemplos (democracia liberal, virtú e moral). |
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A moralidade deontológica não pode ser aplicada na política pois política é a disputa por poder, e dentro da disputa por poder o que conta é a virtú Maquiaveliana, portanto o campo político é um lugar onde há, variando de acordo com cada político e sua virtú, um campo constante para DH. Na política, o fator importante não é se a pessoa que cometeu dirty action, resultante de um dilema paradoxal de Dirty Hands, 1 ou 200 vezes poderia ser perdoada, se pudesse, mas sobre como utilizar DH, que gera dirty actions, como um instrumento de vitória, não em termos de corrupção, mas sempre em termos de poder, em um mundo onde há uma crescente necessidade por accountability. A presente pesquisa, de natureza empírica, fez uma abordagem exploratória, crítico-analítica a partir da técnica de estudo comparativo em busca de resposta à questão- problema: Dirty Hands é um fator constante em interações internacionais dentro de democracias liberais modernas? A comparação final entre os exemplos sugere um padrão de presença de DH no processo de tomada de decisão de democracias liberais modernas, o padrão é trazido pela existência das três mais relevantes variáveis de DH nos dois exemplos (democracia liberal, virtú e moral).This work uses a lot of complex concepts, which of those, it does not aim to deepen, but rather to show all the elements that are necessary to observe to understand Dirty Hands. The common modern claim that there is a constant moral innocence that is confronted occasionally with the possibility of immoral actions which arise from political atypical situations is proved false, according to Tillyris (2013). The deontological morality cannot be applied into politics because politics is the dispute for power, and into the dispute for power what counts is the Machiavellian virtú, therefore the political field is a place where there is, according to each politician virtú, a constant field for DH. In politics, the important factor is not of the person who committed dirty action, which is the final result of the paradoxical dilemma of DH, 1 or 200 times could be forgiven, if could, but rather, it is about how to use the DH, which generates dirty actions, as instrument of victory, not in terms of corruption, but always in terms of power, in a world where is increasing the urge for accountability. The present research, of an empirical nature, made an exploratory approach on the subject using the technique of comparative study in search of an answer to the question-problem: Is Dirty Hands a constant factor in international interactions whiting modern liberal democracies? The final comparison between the examples suggests a pattern of the presence of DH in the decision making process of modern liberal democracies, the patter is brought by the existence of the three main variables of DH in both examples (liberal democracy, virtú and moral).Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-07-30T14:53:19Z No. of bitstreams: 1 MariaEstelaMartinhoKielingTCCGraduacao2020.pdf: 1144387 bytes, checksum: d6cef1acf262e14fe97a48c3f7232ef8 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-08-07T19:53:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MariaEstelaMartinhoKielingTCCGraduacao2020.pdf: 1144387 bytes, checksum: d6cef1acf262e14fe97a48c3f7232ef8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-07T19:53:27Z (GMT). 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Esse trabalho utiliza muitos conceitos complexos os quais não enseja aprofundar, objetiva mostrar todos os elementos que são necessários para observar e entender Dirty Hands. A defesa comum de que existe uma constante inocência moral que é confrontada ocasionalmente com a possibilidade de ações imorais que surgem de situações políticas atípicas é falsa, de acordo com Tillyris (2013). A moralidade deontológica não pode ser aplicada na política pois política é a disputa por poder, e dentro da disputa por poder o que conta é a virtú Maquiaveliana, portanto o campo político é um lugar onde há, variando de acordo com cada político e sua virtú, um campo constante para DH. Na política, o fator importante não é se a pessoa que cometeu dirty action, resultante de um dilema paradoxal de Dirty Hands, 1 ou 200 vezes poderia ser perdoada, se pudesse, mas sobre como utilizar DH, que gera dirty actions, como um instrumento de vitória, não em termos de corrupção, mas sempre em termos de poder, em um mundo onde há uma crescente necessidade por accountability. A presente pesquisa, de natureza empírica, fez uma abordagem exploratória, crítico-analítica a partir da técnica de estudo comparativo em busca de resposta à questão- problema: Dirty Hands é um fator constante em interações internacionais dentro de democracias liberais modernas? A comparação final entre os exemplos sugere um padrão de presença de DH no processo de tomada de decisão de democracias liberais modernas, o padrão é trazido pela existência das três mais relevantes variáveis de DH nos dois exemplos (democracia liberal, virtú e moral). This work uses a lot of complex concepts, which of those, it does not aim to deepen, but rather to show all the elements that are necessary to observe to understand Dirty Hands. The common modern claim that there is a constant moral innocence that is confronted occasionally with the possibility of immoral actions which arise from political atypical situations is proved false, according to Tillyris (2013). The deontological morality cannot be applied into politics because politics is the dispute for power, and into the dispute for power what counts is the Machiavellian virtú, therefore the political field is a place where there is, according to each politician virtú, a constant field for DH. In politics, the important factor is not of the person who committed dirty action, which is the final result of the paradoxical dilemma of DH, 1 or 200 times could be forgiven, if could, but rather, it is about how to use the DH, which generates dirty actions, as instrument of victory, not in terms of corruption, but always in terms of power, in a world where is increasing the urge for accountability. The present research, of an empirical nature, made an exploratory approach on the subject using the technique of comparative study in search of an answer to the question-problem: Is Dirty Hands a constant factor in international interactions whiting modern liberal democracies? The final comparison between the examples suggests a pattern of the presence of DH in the decision making process of modern liberal democracies, the patter is brought by the existence of the three main variables of DH in both examples (liberal democracy, virtú and moral). |
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Esse trabalho utiliza muitos conceitos complexos os quais não enseja aprofundar, objetiva mostrar todos os elementos que são necessários para observar e entender Dirty Hands. A defesa comum de que existe uma constante inocência moral que é confrontada ocasionalmente com a possibilidade de ações imorais que surgem de situações políticas atípicas é falsa, de acordo com Tillyris (2013). A moralidade deontológica não pode ser aplicada na política pois política é a disputa por poder, e dentro da disputa por poder o que conta é a virtú Maquiaveliana, portanto o campo político é um lugar onde há, variando de acordo com cada político e sua virtú, um campo constante para DH. Na política, o fator importante não é se a pessoa que cometeu dirty action, resultante de um dilema paradoxal de Dirty Hands, 1 ou 200 vezes poderia ser perdoada, se pudesse, mas sobre como utilizar DH, que gera dirty actions, como um instrumento de vitória, não em termos de corrupção, mas sempre em termos de poder, em um mundo onde há uma crescente necessidade por accountability. A presente pesquisa, de natureza empírica, fez uma abordagem exploratória, crítico-analítica a partir da técnica de estudo comparativo em busca de resposta à questão- problema: Dirty Hands é um fator constante em interações internacionais dentro de democracias liberais modernas? A comparação final entre os exemplos sugere um padrão de presença de DH no processo de tomada de decisão de democracias liberais modernas, o padrão é trazido pela existência das três mais relevantes variáveis de DH nos dois exemplos (democracia liberal, virtú e moral). |
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