Cidade Alerta: uma análise das estratégias audiovisuais sensacionalistas
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11459 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema central o sensacionalismo na televisão brasileira, que nos últimos anos têm ganhado visibilidade pela sociedade como um “justiceiro” ou um representante de classes menos favorecidas. Com isso, o aumento na audiência se reflete na forma como o programa Cidade Alerta lida com seus públicos, no falar e no produzir jornalístico. Não foi pretensão deste trabalho criticar o formato tão desenvolto no Brasil, mas sim analisar seu modo de construção das narrativas no programa, sendo assim, suas reportagens e a abertura do programa em que o apresentador na mídia formal deve adiantar os assuntos que aquela edição irá apresentar, que no caso do Cidade Alerta, carrega o peso de uma grade de temas violentos, enquadramentos, corte de câmera, trilhas sonoras, jogos de luz e sombra e script de reportagens. Nas pesquisas a fundo sobre o tema sensacionalismo, pode-se perceber que é comum este tipo de desenvolvimento do programa e que o apresentador tem seu lugar de prestígio, através deste trabalho é possível entender a fama de Marcelo Rezende a frente do programa na RecordTV, sendo Rezende hoje, uma referência deste formato no País. |
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Não foi pretensão deste trabalho criticar o formato tão desenvolto no Brasil, mas sim analisar seu modo de construção das narrativas no programa, sendo assim, suas reportagens e a abertura do programa em que o apresentador na mídia formal deve adiantar os assuntos que aquela edição irá apresentar, que no caso do Cidade Alerta, carrega o peso de uma grade de temas violentos, enquadramentos, corte de câmera, trilhas sonoras, jogos de luz e sombra e script de reportagens. Nas pesquisas a fundo sobre o tema sensacionalismo, pode-se perceber que é comum este tipo de desenvolvimento do programa e que o apresentador tem seu lugar de prestígio, através deste trabalho é possível entender a fama de Marcelo Rezende a frente do programa na RecordTV, sendo Rezende hoje, uma referência deste formato no País.The present work has as its central theme the sensationalism on brazilian television, which in recent years have gained visibility by society as a "vigilante" or a representative of lower classes. With that, the increase in audience is reflected in how the program handles its public Cidade Alerta, in the talk and produce journalism. Didn't claim this work criticizing the format so jaunty in Brazil, but analyze your way to construction of narratives in the program, so your reports and opening the program in which the presenter in formal media should do the subjects that issue will present, in which case the Cidade Alerta, carries the weight of a grid of violent themes, frameworks, camera, soundtracks, games of light and shadow and reports script. Research about the theme sensationalism, you can realize that it is common to this type of program development and the presenter has your place of prestige, through this work it is possible to understand the fame of Marcelo Rezende to front the programme in RecordTV, being Rezende today, a reference of this format in the country.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2018-09-11T21:58:15Z No. of bitstreams: 1 AlanRiosAraújoTCCGraduacao2018.pdf: 800373 bytes, checksum: f07f64e4e71299d6f12c9be8ce0d8d49 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-09-14T16:16:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AlanRiosAraújoTCCGraduacao2018.pdf: 800373 bytes, checksum: f07f64e4e71299d6f12c9be8ce0d8d49 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-14T16:16:52Z (GMT). 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