Agenda Setting: teoria do jornalismo ou da opinião pública?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Susanne de Melo
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8095
Resumo: O presente trabalho aborda a teoria do Agenda-setting do seu ponto de vista conceitual, questionando se a sua investigação está mais direcionada à influência do jornalismo, especificamente, na agenda do público, ou se trata de uma relação mais voltada aos processos de formação da opinião pública – que podem, ou não, estar ligados ao jornalismo. A pesquisa foi feita por meio de revisão bibliográfica a respeito dos dois importantes tópicos para o problema apresentado: opinião pública e teoria do agendamento. Ficou constatado que o jornalismo não tem papel central dentro da teoria do agendamento, e que a opinião pública e suas transformações devido aos efeitos gerados pelos meios de comunicação de massa são mais relevantes dentro deste modelo teórico.
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Ficou constatado que o jornalismo não tem papel central dentro da teoria do agendamento, e que a opinião pública e suas transformações devido aos efeitos gerados pelos meios de comunicação de massa são mais relevantes dentro deste modelo teórico.The current report approaches the Agenda-setting theory from its conceptual point of view, questioning whether its research is more directed to the influence of journalism, specifically, on the public agenda, or is it a more turn it to a public-oriented relationship – which may or may not be linked to journalism. The research was done through a bibliographical review about the two important topics for the presented problem: public opinion and scheduling theory. It has been observed that journalism does not play a central role within the scheduling theory, and that public opinion and its transformations due to the effects generated by the mass media are more relevant within this theoretical model.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-03-28T17:58:19Z No. of bitstreams: 1 SusanneDeMeloMoreiraTCCGADUACAO2016.pdf: 670208 bytes, checksum: ff03ec8da58830adf1a63574a525c81d (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-05T20:01:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SusanneDeMeloMoreiraTCCGADUACAO2016.pdf: 670208 bytes, checksum: ff03ec8da58830adf1a63574a525c81d (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-05T20:01:52Z (GMT). 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The current report approaches the Agenda-setting theory from its conceptual point of view, questioning whether its research is more directed to the influence of journalism, specifically, on the public agenda, or is it a more turn it to a public-oriented relationship – which may or may not be linked to journalism. The research was done through a bibliographical review about the two important topics for the presented problem: public opinion and scheduling theory. It has been observed that journalism does not play a central role within the scheduling theory, and that public opinion and its transformations due to the effects generated by the mass media are more relevant within this theoretical model.
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