Estudo de caso: entrevista de desligamento em uma empresa de tecnologia
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8925 |
Resumo: | O presente estudo buscou identificar, por meio de entrevistas de desligamento, os motivos que levaram à rotatividade dos funcionários de uma empresa de tecnologia que trabalham de forma terceirizada em uma instituição bancária. A empresa estudada já utiliza esta ferramenta, porém, a análise de dados não é realizada de forma sistematizada, levando a uma reflexão sobre este assunto tão importante e pouco estudado na atualidade. Por se tratar de um assunto com interface na administração, existem poucas referências voltadas para este estudo na psicologia, o que demonstra a relevância deste estudo, uma vez que seu enfoque estará voltado para a psicologia organizacional e do trabalho. Foi realizada uma entrevista semi estruturada com dois funcionários que trabalham de forma terceirizada em uma instituição bancária e que solicitaram o desligamento da empresa para a qual prestaram serviço. O resultado das entrevistas permitiu identificar três categorias, definidas a p riori a partir dos objetivos específicos deste estudo: percepção sobre a empresa; motivo do desligamento; e pontos de melhorias. Foi possível observar a divergência de opiniões entre uma pessoa que buscou uma nova oportunidade, que está saindo para a concorrência e que não demonstra interesse em retornar a empresa que presta terceirização. E do outro lado se encontra um entrevistado que está sendo contratado pelo cliente, mas que possui intenção de retornar a empresa caso haja oportunidade e necessidade no futuro. O fato dos discursos serem diferentes pode estar ligado ao tempo de permanência dentro da empresa e aos motivos da saída de cada colaborador. |
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Foi realizada uma entrevista semi estruturada com dois funcionários que trabalham de forma terceirizada em uma instituição bancária e que solicitaram o desligamento da empresa para a qual prestaram serviço. O resultado das entrevistas permitiu identificar três categorias, definidas a p riori a partir dos objetivos específicos deste estudo: percepção sobre a empresa; motivo do desligamento; e pontos de melhorias. Foi possível observar a divergência de opiniões entre uma pessoa que buscou uma nova oportunidade, que está saindo para a concorrência e que não demonstra interesse em retornar a empresa que presta terceirização. E do outro lado se encontra um entrevistado que está sendo contratado pelo cliente, mas que possui intenção de retornar a empresa caso haja oportunidade e necessidade no futuro. O fato dos discursos serem diferentes pode estar ligado ao tempo de permanência dentro da empresa e aos motivos da saída de cada colaborador.porUniversidade Católica de BrasíliaPsicologia (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEntrevistaEntrevista de desligamentoPsicologiaRotatividadeTerceirizaçãoEstudo de caso: entrevista de desligamento em uma empresa de tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALSarahMoreiraAlvesTCCGraduacao2015.pdfSarahMoreiraAlvesTCCGraduacao2015.pdfMonografiaapplication/pdf6738449https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8925/1/SarahMoreiraAlvesTCCGraduacao2015.pdf8be806f5e283492b5110ecaf52d8e82aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8925/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTSarahMoreiraAlvesTCCGraduacao2015.pdf.txtSarahMoreiraAlvesTCCGraduacao2015.pdf.txtExtracted texttext/plain64694https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8925/3/SarahMoreiraAlvesTCCGraduacao2015.pdf.txtddcfe168ebb3f63810f27824f2e4b152MD53123456789/89252017-07-11 01:04:11.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
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O presente estudo buscou identificar, por meio de entrevistas de desligamento, os motivos que levaram à rotatividade dos funcionários de uma empresa de tecnologia que trabalham de forma terceirizada em uma instituição bancária. A empresa estudada já utiliza esta ferramenta, porém, a análise de dados não é realizada de forma sistematizada, levando a uma reflexão sobre este assunto tão importante e pouco estudado na atualidade. Por se tratar de um assunto com interface na administração, existem poucas referências voltadas para este estudo na psicologia, o que demonstra a relevância deste estudo, uma vez que seu enfoque estará voltado para a psicologia organizacional e do trabalho. Foi realizada uma entrevista semi estruturada com dois funcionários que trabalham de forma terceirizada em uma instituição bancária e que solicitaram o desligamento da empresa para a qual prestaram serviço. O resultado das entrevistas permitiu identificar três categorias, definidas a p riori a partir dos objetivos específicos deste estudo: percepção sobre a empresa; motivo do desligamento; e pontos de melhorias. Foi possível observar a divergência de opiniões entre uma pessoa que buscou uma nova oportunidade, que está saindo para a concorrência e que não demonstra interesse em retornar a empresa que presta terceirização. E do outro lado se encontra um entrevistado que está sendo contratado pelo cliente, mas que possui intenção de retornar a empresa caso haja oportunidade e necessidade no futuro. O fato dos discursos serem diferentes pode estar ligado ao tempo de permanência dentro da empresa e aos motivos da saída de cada colaborador. |
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O presente estudo buscou identificar, por meio de entrevistas de desligamento, os motivos que levaram à rotatividade dos funcionários de uma empresa de tecnologia que trabalham de forma terceirizada em uma instituição bancária. A empresa estudada já utiliza esta ferramenta, porém, a análise de dados não é realizada de forma sistematizada, levando a uma reflexão sobre este assunto tão importante e pouco estudado na atualidade. Por se tratar de um assunto com interface na administração, existem poucas referências voltadas para este estudo na psicologia, o que demonstra a relevância deste estudo, uma vez que seu enfoque estará voltado para a psicologia organizacional e do trabalho. Foi realizada uma entrevista semi estruturada com dois funcionários que trabalham de forma terceirizada em uma instituição bancária e que solicitaram o desligamento da empresa para a qual prestaram serviço. O resultado das entrevistas permitiu identificar três categorias, definidas a p riori a partir dos objetivos específicos deste estudo: percepção sobre a empresa; motivo do desligamento; e pontos de melhorias. Foi possível observar a divergência de opiniões entre uma pessoa que buscou uma nova oportunidade, que está saindo para a concorrência e que não demonstra interesse em retornar a empresa que presta terceirização. E do outro lado se encontra um entrevistado que está sendo contratado pelo cliente, mas que possui intenção de retornar a empresa caso haja oportunidade e necessidade no futuro. O fato dos discursos serem diferentes pode estar ligado ao tempo de permanência dentro da empresa e aos motivos da saída de cada colaborador. |
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