Diabetes Mellitus tipo 1, por que educar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Beatriz da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12092
Resumo: Nos últimos anos, tem-se observado um número cada vez mais expressivo de crianças diagnosticadas com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). A doença acomete, principalmente, crianças e adolescentes na faixa dos 10 a 14 anos e possui uma incidência aproximada de um novo caso a cada 50.000 habitantes por ano. Com isso, compreendemos a importância de educar as crianças para a aceitação e bom convívio com a doença. Assim, neste estudo, tivemos o objetivo confeccionar uma cartilha educativa, verificar a eficácia do material e atingir o público infantil com a finalidade de facilitar o entendimento sobre conceitos básicos de saúde em relação ao DM1, proporcionando o aumento de conhecimento acerca do tema. Para isso, foram realizadas duas intervenções com diferentes metodologias e aplicação de questionários, em que na primeira intervenção foi lecionada uma aula expositiva e para a segunda intervenção foi confeccionada uma cartilha educativa apresentada á turma através de uma leitura dinâmica. As metodologias apresentaram diferenças significativas entre si, enquanto a primeira resultou em um aumento de 9,11% na compreensão do assunto, a segunda obteve 5,52%. Os resultados em relação ao aumento de conhecimento sobre do tema podem ser explicados pelo conhecimento prévio apresentado pelas crianças na segunda intervenção, em que elas relataram experiências que vivenciaram com familiares e conhecidos que tinham a doença. Ao final, foi possível inferir que ambas as metodologias foram adequadas para que as crianças compreendessem melhor o DM1 e apresentassem uma visão que não seguisse uma linha preconceituosa em relação à doença, mas de empatia baseada no cuidado e na preocupação com a saúde da pessoa que tem o DM1.
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