Avaliação experimental de traços de pó da raspa de pneu como agregado de tijolo ecológico não estrutural.
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10717 |
Resumo: | O presente trabalho trata sobre o aproveitamento do resíduo de pneu para a produção de ecoblocos utilizados na construção civil. A crescente quantidade de resíduos de pneu gerado a cada ano no Brasil, principalmente, pelas cidades de alta densidade populacional vem se tornando um problema ambiental e, consequentemente, motivando diferentes formas para o seu aproveitamento. Neste estudo, buscou-se apresentar uma nova metodologia para a confecção de blocos de tijolos de solo-cimento com a adição de pó de pneu, como alternativa de utilização desse resíduo. A bibliografia pesquisada aponta para as vantagens que os ecoblocos possuem sobre os tijolos convencionais e para os benefícios ambientais que sua utilização pode proporcionar. Para atender aos propósitos do estudo, adotou-se a técnica de produção de tijolo solo-cimento, conforme os padrões da ABNT para a confecção de amostras de ecoblocos, adicionando-se diferentes proporções de pó de pneu. Os resultados indicam que a adição do resíduo de pneu na constituição dos corpos de prova não proporcionou uma avaliação significativa tendo em vista que se obteve resultados diferentes sem uma relação linear entre o aumento do teor de borracha e a resistência à compressão do material, sugerindo a revisão do processo de confecção dos corpos de prova. |
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Barbosa, Willem Wily de PaulaBelmonte, Leonardo Lombas2018-04-13T14:55:26Z2018-04-122018-04-13T14:55:26Z2012-11-23BELMONTE, Leonardo Lombas. Avaliação experimental de traços de pó da raspa de pneu como agregado de tijolo ecológico não estrutural. 2012. 24 f. Artigo (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10717O presente trabalho trata sobre o aproveitamento do resíduo de pneu para a produção de ecoblocos utilizados na construção civil. A crescente quantidade de resíduos de pneu gerado a cada ano no Brasil, principalmente, pelas cidades de alta densidade populacional vem se tornando um problema ambiental e, consequentemente, motivando diferentes formas para o seu aproveitamento. Neste estudo, buscou-se apresentar uma nova metodologia para a confecção de blocos de tijolos de solo-cimento com a adição de pó de pneu, como alternativa de utilização desse resíduo. A bibliografia pesquisada aponta para as vantagens que os ecoblocos possuem sobre os tijolos convencionais e para os benefícios ambientais que sua utilização pode proporcionar. Para atender aos propósitos do estudo, adotou-se a técnica de produção de tijolo solo-cimento, conforme os padrões da ABNT para a confecção de amostras de ecoblocos, adicionando-se diferentes proporções de pó de pneu. Os resultados indicam que a adição do resíduo de pneu na constituição dos corpos de prova não proporcionou uma avaliação significativa tendo em vista que se obteve resultados diferentes sem uma relação linear entre o aumento do teor de borracha e a resistência à compressão do material, sugerindo a revisão do processo de confecção dos corpos de prova.This paper analyzes an alternative to use of waste tire aiming the production of ecologic bricks in civil construction. In Brazil, the increasing amount of waste tires generated each year mainly in high population density cities is becoming an environmental problem and hence motivating different ways for its use. In this study, we present a new methodology of making blocks of soil-cement bricks with addition of tire dust, as an alternative of using this waste. The literature points to the advantages that ecoblocos has over conventional bricks and the environmental benefits that their use can provide. To attempt this purpose, we adopted the technique of producing soil-cement brick, according to ABNT patterns for making ecoblocos samples adding different proportions of tire dust. The results indicate that different proportions of waste tire in ecoblocos samples cause differences in the resistance level of each cylinder shaped. But could not specify what would be the correlation between the amount of residue and resistance ecoblocos, suggesting a review of the process of making the samples.Submitted by Alessandro Candido (alessandro.candido@ucb.br) on 2018-04-12T18:12:57Z No. of bitstreams: 1 LeonardoLombasBelmonteTCCGraduacao2012.pdf: 1098274 bytes, checksum: 3cc8c96fe7880bf330b622ff3672d852 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-04-13T14:55:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LeonardoLombasBelmonteTCCGraduacao2012.pdf: 1098274 bytes, checksum: 3cc8c96fe7880bf330b622ff3672d852 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-13T14:55:26Z (GMT). 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