Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8119 |
Resumo: | O presente trabalho investiga o potencial mercadológico do futebol americano na região do Distrito Federal, através das análises de potenciais torcedores e de potenciais patrocinadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com potenciais torcedores e patrocinadores e observações em eventos de times regionais. O trabalho apresenta indicativos do potencial de mercado para que organizações criadas no âmbito desta prática possam ter conhecimento sobre o mercado, assim criando uma base para a elaboração de seu planejamento de marketing e segmentação de mercado e produto, a partir da análise dos resultados obtidos, como a característica e comportamento destes públicos em relação a prática da modalidade e sugestões estratégicas de marketing para melhor atingir os públicos torcedor e patrocinador. |
id |
UCB-2_a4db46ba5a5144bb275b49538cbce6c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8119 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Gomes, Victor Márcio Laus ReisSouza, Hyago Alves de2017-05-08T18:32:35Z2016-12-052017-05-08T18:32:35Z2016-12-05SOUZA, Hyago Alves De. Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal. 2016. 52 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8119O presente trabalho investiga o potencial mercadológico do futebol americano na região do Distrito Federal, através das análises de potenciais torcedores e de potenciais patrocinadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com potenciais torcedores e patrocinadores e observações em eventos de times regionais. O trabalho apresenta indicativos do potencial de mercado para que organizações criadas no âmbito desta prática possam ter conhecimento sobre o mercado, assim criando uma base para a elaboração de seu planejamento de marketing e segmentação de mercado e produto, a partir da análise dos resultados obtidos, como a característica e comportamento destes públicos em relação a prática da modalidade e sugestões estratégicas de marketing para melhor atingir os públicos torcedor e patrocinador.This study investigates the market potential of football in the region of the Federal District, through the analysis of potential fans and potential sponsors. Semi-structured interviews were conducted with potential supporters and sponsors and observations of regional teams events. The paper presents indicative of market potential for organizations created under this practice may have knowledge about the market, thus creating a basis for the development of your marketing planning and market segmentation and product, from the analysis of the results, as the characteristic and behavior of these public regarding the sport and strategic marketing suggestions to better reach the public supporter and sponsor.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-01T14:10:58Z No. of bitstreams: 1 HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf: 861140 bytes, checksum: 40d7b7842dce13fdb4d9f4b67b22ddab (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T18:32:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf: 861140 bytes, checksum: 40d7b7842dce13fdb4d9f4b67b22ddab (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T18:32:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf: 861140 bytes, checksum: 40d7b7842dce13fdb4d9f4b67b22ddab (MD5) Previous issue date: 2016-12-05porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaComportamento do consumidorPotencial mercadológicoFutebol americanoIndicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALHyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdfHyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdfMonografiaapplication/pdf861140https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8119/1/HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf40d7b7842dce13fdb4d9f4b67b22ddabMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8119/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTHyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtHyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain112320https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8119/3/HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtb47b25216dece96a1853f521baff018bMD53123456789/81192017-05-09 01:01:24.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal |
title |
Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal |
spellingShingle |
Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal Souza, Hyago Alves de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Comportamento do consumidor Potencial mercadológico Futebol americano |
title_short |
Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal |
title_full |
Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal |
title_fullStr |
Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal |
title_sort |
Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal |
author |
Souza, Hyago Alves de |
author_facet |
Souza, Hyago Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Victor Márcio Laus Reis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Hyago Alves de |
contributor_str_mv |
Gomes, Victor Márcio Laus Reis |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Comportamento do consumidor Potencial mercadológico Futebol americano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Comportamento do consumidor Potencial mercadológico Futebol americano |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho investiga o potencial mercadológico do futebol americano na região do Distrito Federal, através das análises de potenciais torcedores e de potenciais patrocinadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com potenciais torcedores e patrocinadores e observações em eventos de times regionais. O trabalho apresenta indicativos do potencial de mercado para que organizações criadas no âmbito desta prática possam ter conhecimento sobre o mercado, assim criando uma base para a elaboração de seu planejamento de marketing e segmentação de mercado e produto, a partir da análise dos resultados obtidos, como a característica e comportamento destes públicos em relação a prática da modalidade e sugestões estratégicas de marketing para melhor atingir os públicos torcedor e patrocinador. This study investigates the market potential of football in the region of the Federal District, through the analysis of potential fans and potential sponsors. Semi-structured interviews were conducted with potential supporters and sponsors and observations of regional teams events. The paper presents indicative of market potential for organizations created under this practice may have knowledge about the market, thus creating a basis for the development of your marketing planning and market segmentation and product, from the analysis of the results, as the characteristic and behavior of these public regarding the sport and strategic marketing suggestions to better reach the public supporter and sponsor. |
description |
O presente trabalho investiga o potencial mercadológico do futebol americano na região do Distrito Federal, através das análises de potenciais torcedores e de potenciais patrocinadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com potenciais torcedores e patrocinadores e observações em eventos de times regionais. O trabalho apresenta indicativos do potencial de mercado para que organizações criadas no âmbito desta prática possam ter conhecimento sobre o mercado, assim criando uma base para a elaboração de seu planejamento de marketing e segmentação de mercado e produto, a partir da análise dos resultados obtidos, como a característica e comportamento destes públicos em relação a prática da modalidade e sugestões estratégicas de marketing para melhor atingir os públicos torcedor e patrocinador. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-12-05 2017-05-08T18:32:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-08T18:32:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Hyago Alves De. Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal. 2016. 52 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8119 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Hyago Alves De. Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal. 2016. 52 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
>UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8119/1/HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8119/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8119/3/HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
40d7b7842dce13fdb4d9f4b67b22ddab 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b b47b25216dece96a1853f521baff018b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829861630967808 |