Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Hyago Alves de
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8119
Resumo: O presente trabalho investiga o potencial mercadológico do futebol americano na região do Distrito Federal, através das análises de potenciais torcedores e de potenciais patrocinadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com potenciais torcedores e patrocinadores e observações em eventos de times regionais. O trabalho apresenta indicativos do potencial de mercado para que organizações criadas no âmbito desta prática possam ter conhecimento sobre o mercado, assim criando uma base para a elaboração de seu planejamento de marketing e segmentação de mercado e produto, a partir da análise dos resultados obtidos, como a característica e comportamento destes públicos em relação a prática da modalidade e sugestões estratégicas de marketing para melhor atingir os públicos torcedor e patrocinador.
id UCB-2_a4db46ba5a5144bb275b49538cbce6c4
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8119
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Gomes, Victor Márcio Laus ReisSouza, Hyago Alves de2017-05-08T18:32:35Z2016-12-052017-05-08T18:32:35Z2016-12-05SOUZA, Hyago Alves De. Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal. 2016. 52 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8119O presente trabalho investiga o potencial mercadológico do futebol americano na região do Distrito Federal, através das análises de potenciais torcedores e de potenciais patrocinadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com potenciais torcedores e patrocinadores e observações em eventos de times regionais. O trabalho apresenta indicativos do potencial de mercado para que organizações criadas no âmbito desta prática possam ter conhecimento sobre o mercado, assim criando uma base para a elaboração de seu planejamento de marketing e segmentação de mercado e produto, a partir da análise dos resultados obtidos, como a característica e comportamento destes públicos em relação a prática da modalidade e sugestões estratégicas de marketing para melhor atingir os públicos torcedor e patrocinador.This study investigates the market potential of football in the region of the Federal District, through the analysis of potential fans and potential sponsors. Semi-structured interviews were conducted with potential supporters and sponsors and observations of regional teams events. The paper presents indicative of market potential for organizations created under this practice may have knowledge about the market, thus creating a basis for the development of your marketing planning and market segmentation and product, from the analysis of the results, as the characteristic and behavior of these public regarding the sport and strategic marketing suggestions to better reach the public supporter and sponsor.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-01T14:10:58Z No. of bitstreams: 1 HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf: 861140 bytes, checksum: 40d7b7842dce13fdb4d9f4b67b22ddab (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T18:32:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf: 861140 bytes, checksum: 40d7b7842dce13fdb4d9f4b67b22ddab (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T18:32:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf: 861140 bytes, checksum: 40d7b7842dce13fdb4d9f4b67b22ddab (MD5) Previous issue date: 2016-12-05porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaComportamento do consumidorPotencial mercadológicoFutebol americanoIndicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALHyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdfHyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdfMonografiaapplication/pdf861140https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8119/1/HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf40d7b7842dce13fdb4d9f4b67b22ddabMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8119/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTHyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtHyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain112320https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8119/3/HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtb47b25216dece96a1853f521baff018bMD53123456789/81192017-05-09 01:01:24.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal
title Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal
spellingShingle Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal
Souza, Hyago Alves de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Comportamento do consumidor
Potencial mercadológico
Futebol americano
title_short Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal
title_full Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal
title_fullStr Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal
title_full_unstemmed Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal
title_sort Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal
author Souza, Hyago Alves de
author_facet Souza, Hyago Alves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Victor Márcio Laus Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Hyago Alves de
contributor_str_mv Gomes, Victor Márcio Laus Reis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Comportamento do consumidor
Potencial mercadológico
Futebol americano
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Comportamento do consumidor
Potencial mercadológico
Futebol americano
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho investiga o potencial mercadológico do futebol americano na região do Distrito Federal, através das análises de potenciais torcedores e de potenciais patrocinadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com potenciais torcedores e patrocinadores e observações em eventos de times regionais. O trabalho apresenta indicativos do potencial de mercado para que organizações criadas no âmbito desta prática possam ter conhecimento sobre o mercado, assim criando uma base para a elaboração de seu planejamento de marketing e segmentação de mercado e produto, a partir da análise dos resultados obtidos, como a característica e comportamento destes públicos em relação a prática da modalidade e sugestões estratégicas de marketing para melhor atingir os públicos torcedor e patrocinador.
This study investigates the market potential of football in the region of the Federal District, through the analysis of potential fans and potential sponsors. Semi-structured interviews were conducted with potential supporters and sponsors and observations of regional teams events. The paper presents indicative of market potential for organizations created under this practice may have knowledge about the market, thus creating a basis for the development of your marketing planning and market segmentation and product, from the analysis of the results, as the characteristic and behavior of these public regarding the sport and strategic marketing suggestions to better reach the public supporter and sponsor.
description O presente trabalho investiga o potencial mercadológico do futebol americano na região do Distrito Federal, através das análises de potenciais torcedores e de potenciais patrocinadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com potenciais torcedores e patrocinadores e observações em eventos de times regionais. O trabalho apresenta indicativos do potencial de mercado para que organizações criadas no âmbito desta prática possam ter conhecimento sobre o mercado, assim criando uma base para a elaboração de seu planejamento de marketing e segmentação de mercado e produto, a partir da análise dos resultados obtidos, como a característica e comportamento destes públicos em relação a prática da modalidade e sugestões estratégicas de marketing para melhor atingir os públicos torcedor e patrocinador.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-05
2017-05-08T18:32:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-08T18:32:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Hyago Alves De. Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal. 2016. 52 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8119
identifier_str_mv SOUZA, Hyago Alves De. Indicativos do potencial mercadológico para o futebol americano no Distrito Federal. 2016. 52 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv >UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8119/1/HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8119/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8119/3/HyagoAlvesDeSouzaTCCGRADUACAO2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 40d7b7842dce13fdb4d9f4b67b22ddab
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
b47b25216dece96a1853f521baff018b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829861630967808