A Democratização do Ensino Médio – ontem e hoje
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Data de Publicação: | 2001 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/123456789/243 https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7392 |
Resumo: | O Ensino Médio no Brasil, nas décadas passadas, concentrava-se nas capitais estaduais e era acessível apenas a uma parte restrita da população. Nos anos 90, o decréscimo da reprovação e do abandono no Ensino Fundamental levou a uma expressiva expansão do Ensino Médio. Segundo os dados censitários, a democratização desse nível de ensino se faz lentamente e parece afetar, de modo negativo, o desempenho dos estudantes socialmente desprivilegiados, ou seja, apesar da significativa expansão do acesso, as oportunidades de escolarização proporcionadas tendem a ser desiguais. O Ensino Médio ainda é urbano e concentrado nas capitais estaduais, em detrimento dos outros Municípios das Regiões Metropolitanas e Microrregiões das Capitais. As populações não brancas apresentam taxas de participação e níveis de realização mais baixos, apesar do controle das variáveis renda familiar per capita e do nível de escolaridade do pai. Quanto aos portadores de necessidades especiais, esses estão subrepresentados e em grande parte segregados. Por seu lado, as mulheres têm alcançado participação crescente na matrícula e no nível médio de escolaridade, o que é amplamente devido ao menor custo de oportunidade. Sua realização educacional, em média, é superior à dos rapazes, o que confirma a literatura segundo a qual a cultura escolar é mais compatível com os padrões da socialização feminina. |
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O Ensino Médio ainda é urbano e concentrado nas capitais estaduais, em detrimento dos outros Municípios das Regiões Metropolitanas e Microrregiões das Capitais. As populações não brancas apresentam taxas de participação e níveis de realização mais baixos, apesar do controle das variáveis renda familiar per capita e do nível de escolaridade do pai. Quanto aos portadores de necessidades especiais, esses estão subrepresentados e em grande parte segregados. Por seu lado, as mulheres têm alcançado participação crescente na matrícula e no nível médio de escolaridade, o que é amplamente devido ao menor custo de oportunidade. Sua realização educacional, em média, é superior à dos rapazes, o que confirma a literatura segundo a qual a cultura escolar é mais compatível com os padrões da socialização feminina.Made available in DSpace on 2016-10-10T03:51:19Z (GMT). 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