Aplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAuto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Danilo de Melo
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Dourado, Fabiane Aragão, Teixeira, Marcleiton Vilarouca
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10242
Resumo: Empresas de diversos ramos utilizam a tecnologia da informação para prover uma maior facilidade na realização de suas atividades de tomada de decisões. O ambiente de Data Mart, aliado a tecnologias de ETL e ferramentas OLAP permite ao tomador de decisões elaborar consultas analíticas a fim de gerar informações com alto grau de valor agregado, contudo, essa tecnologia por si só, não representa vantagem competitiva, devendo ser encarada apenas como um facilitador deste processo. Para a tecnologia de Data Mart existem três possíveis saídas: ferramentas OLAP, Data Mining ou relatórios estáticos. No presente projeto será desenvolvido um Data Mart que, aliado a uma ferramenta OLAP, será aplicado no setor de vendas da Concessionária de Veículos DFMAuto, que, motivada pela dificuldade em realizar consultas que efetivamente gerassem conhecimento para a organização, solicitou a concepção de um Data Mart que viabilizasse a construção dessas consultas de forma ágil e eficaz para a tomada de decisões. O estudo da viabilidade de atendimento da solicitação da DFMAuto demonstra diversas particularidades do ambiente de Data Mart, como por exemplo: aplicabilidade, estado da arte, capacidade de gerar informações, componentes e arquitetura. Para análise da viabilidade e validade do esforço para implantação desse ambiente, realizou-se a elaboração de relatórios sobre questionamentos de cunho gerencial feitos pela empresa DFMAuto. Desta forma o trabalho demonstra como a tecnologia de Data Mart permite ao gerente de projeto galgar suas decisões sobre uma base informacional consistente ao invés de seguir apenas sua experiência.
id UCB-2_b7bac529c8be619615015a900282d2eb
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/10242
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Hartmann, Vilson CarlosSantos, Danilo de MeloDourado, Fabiane AragãoTeixeira, Marcleiton Vilarouca2017-12-05T17:13:56Z2017-12-052017-12-05T17:13:56Z2006-07-24SANTOS, Danilo de Melo; DOURADO, Fabiane Aragão; TEIXEIRA, Marcleiton Vilarouca. Aplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAuto. 2006. 107 f. Monografia (Graduação em Sistemas da Informação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10242Submitted by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-12-05T17:13:33Z No. of bitstreams: 1 DanilodeMeloSantosTCCGraduacao2006.pdf: 1868184 bytes, checksum: 3ba162e2ac151b84ddb3cce904a51dbb (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-12-05T17:13:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DanilodeMeloSantosTCCGraduacao2006.pdf: 1868184 bytes, checksum: 3ba162e2ac151b84ddb3cce904a51dbb (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-05T17:13:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DanilodeMeloSantosTCCGraduacao2006.pdf: 1868184 bytes, checksum: 3ba162e2ac151b84ddb3cce904a51dbb (MD5) Previous issue date: 2006-07-24Empresas de diversos ramos utilizam a tecnologia da informação para prover uma maior facilidade na realização de suas atividades de tomada de decisões. O ambiente de Data Mart, aliado a tecnologias de ETL e ferramentas OLAP permite ao tomador de decisões elaborar consultas analíticas a fim de gerar informações com alto grau de valor agregado, contudo, essa tecnologia por si só, não representa vantagem competitiva, devendo ser encarada apenas como um facilitador deste processo. Para a tecnologia de Data Mart existem três possíveis saídas: ferramentas OLAP, Data Mining ou relatórios estáticos. No presente projeto será desenvolvido um Data Mart que, aliado a uma ferramenta OLAP, será aplicado no setor de vendas da Concessionária de Veículos DFMAuto, que, motivada pela dificuldade em realizar consultas que efetivamente gerassem conhecimento para a organização, solicitou a concepção de um Data Mart que viabilizasse a construção dessas consultas de forma ágil e eficaz para a tomada de decisões. O estudo da viabilidade de atendimento da solicitação da DFMAuto demonstra diversas particularidades do ambiente de Data Mart, como por exemplo: aplicabilidade, estado da arte, capacidade de gerar informações, componentes e arquitetura. Para análise da viabilidade e validade do esforço para implantação desse ambiente, realizou-se a elaboração de relatórios sobre questionamentos de cunho gerencial feitos pela empresa DFMAuto. Desta forma o trabalho demonstra como a tecnologia de Data Mart permite ao gerente de projeto galgar suas decisões sobre uma base informacional consistente ao invés de seguir apenas sua experiência.porUniversidade Católica de BrasíliaSistemas de Informação (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOData MartTecnologia da informaçãoAdministração de empresasTomada de decisãoAplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAutoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALDanilodeMeloSantosTCCGraduacao2006.pdfDanilodeMeloSantosTCCGraduacao2006.pdfMonografiaapplication/pdf1868184https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10242/1/DanilodeMeloSantosTCCGraduacao2006.pdf3ba162e2ac151b84ddb3cce904a51dbbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10242/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTDanilodeMeloSantosTCCGraduacao2006.pdf.txtDanilodeMeloSantosTCCGraduacao2006.pdf.txtExtracted texttext/plain159176https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10242/3/DanilodeMeloSantosTCCGraduacao2006.pdf.txt6b854e430793f786f7f03c3c44235c05MD53123456789/102422017-12-06 01:02:50.479TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAuto
title Aplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAuto
spellingShingle Aplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAuto
Santos, Danilo de Melo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Data Mart
Tecnologia da informação
Administração de empresas
Tomada de decisão
title_short Aplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAuto
title_full Aplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAuto
title_fullStr Aplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAuto
title_full_unstemmed Aplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAuto
title_sort Aplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAuto
author Santos, Danilo de Melo
author_facet Santos, Danilo de Melo
Dourado, Fabiane Aragão
Teixeira, Marcleiton Vilarouca
author_role author
author2 Dourado, Fabiane Aragão
Teixeira, Marcleiton Vilarouca
author2_role author
author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hartmann, Vilson Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Danilo de Melo
Dourado, Fabiane Aragão
Teixeira, Marcleiton Vilarouca
contributor_str_mv Hartmann, Vilson Carlos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Data Mart
Tecnologia da informação
Administração de empresas
Tomada de decisão
dc.subject.por.fl_str_mv Data Mart
Tecnologia da informação
Administração de empresas
Tomada de decisão
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Empresas de diversos ramos utilizam a tecnologia da informação para prover uma maior facilidade na realização de suas atividades de tomada de decisões. O ambiente de Data Mart, aliado a tecnologias de ETL e ferramentas OLAP permite ao tomador de decisões elaborar consultas analíticas a fim de gerar informações com alto grau de valor agregado, contudo, essa tecnologia por si só, não representa vantagem competitiva, devendo ser encarada apenas como um facilitador deste processo. Para a tecnologia de Data Mart existem três possíveis saídas: ferramentas OLAP, Data Mining ou relatórios estáticos. No presente projeto será desenvolvido um Data Mart que, aliado a uma ferramenta OLAP, será aplicado no setor de vendas da Concessionária de Veículos DFMAuto, que, motivada pela dificuldade em realizar consultas que efetivamente gerassem conhecimento para a organização, solicitou a concepção de um Data Mart que viabilizasse a construção dessas consultas de forma ágil e eficaz para a tomada de decisões. O estudo da viabilidade de atendimento da solicitação da DFMAuto demonstra diversas particularidades do ambiente de Data Mart, como por exemplo: aplicabilidade, estado da arte, capacidade de gerar informações, componentes e arquitetura. Para análise da viabilidade e validade do esforço para implantação desse ambiente, realizou-se a elaboração de relatórios sobre questionamentos de cunho gerencial feitos pela empresa DFMAuto. Desta forma o trabalho demonstra como a tecnologia de Data Mart permite ao gerente de projeto galgar suas decisões sobre uma base informacional consistente ao invés de seguir apenas sua experiência.
description Empresas de diversos ramos utilizam a tecnologia da informação para prover uma maior facilidade na realização de suas atividades de tomada de decisões. O ambiente de Data Mart, aliado a tecnologias de ETL e ferramentas OLAP permite ao tomador de decisões elaborar consultas analíticas a fim de gerar informações com alto grau de valor agregado, contudo, essa tecnologia por si só, não representa vantagem competitiva, devendo ser encarada apenas como um facilitador deste processo. Para a tecnologia de Data Mart existem três possíveis saídas: ferramentas OLAP, Data Mining ou relatórios estáticos. No presente projeto será desenvolvido um Data Mart que, aliado a uma ferramenta OLAP, será aplicado no setor de vendas da Concessionária de Veículos DFMAuto, que, motivada pela dificuldade em realizar consultas que efetivamente gerassem conhecimento para a organização, solicitou a concepção de um Data Mart que viabilizasse a construção dessas consultas de forma ágil e eficaz para a tomada de decisões. O estudo da viabilidade de atendimento da solicitação da DFMAuto demonstra diversas particularidades do ambiente de Data Mart, como por exemplo: aplicabilidade, estado da arte, capacidade de gerar informações, componentes e arquitetura. Para análise da viabilidade e validade do esforço para implantação desse ambiente, realizou-se a elaboração de relatórios sobre questionamentos de cunho gerencial feitos pela empresa DFMAuto. Desta forma o trabalho demonstra como a tecnologia de Data Mart permite ao gerente de projeto galgar suas decisões sobre uma base informacional consistente ao invés de seguir apenas sua experiência.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-05T17:13:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-05
2017-12-05T17:13:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Danilo de Melo; DOURADO, Fabiane Aragão; TEIXEIRA, Marcleiton Vilarouca. Aplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAuto. 2006. 107 f. Monografia (Graduação em Sistemas da Informação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10242
identifier_str_mv SANTOS, Danilo de Melo; DOURADO, Fabiane Aragão; TEIXEIRA, Marcleiton Vilarouca. Aplicação da tecnologia de Data Mart no ambiente comercial da concessionária de veículos DFMAuto. 2006. 107 f. Monografia (Graduação em Sistemas da Informação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Sistemas de Informação (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10242/1/DanilodeMeloSantosTCCGraduacao2006.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10242/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10242/3/DanilodeMeloSantosTCCGraduacao2006.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ba162e2ac151b84ddb3cce904a51dbb
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
6b854e430793f786f7f03c3c44235c05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829888285769728