Qual o impacto de 10 minutos de exercício físico em diferentes intensidades sobre o sistema cardiovascular e desempenho cognitivo de escolares pré-púberes?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1130 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos agudos de 10 minutos (min) de exercício físico realizado em diferentes intensidades sobre a cognição e sistema cardiovascular de escolares pré-púberes. A amostra foi composta de sete voluntários saudáveis (10,6 ± 0,8 anos; 35,8 ± 7,8 kg; 144,4 ± 5,3 cm; 17,1 ± 2,4 kg/m2). O estudo foi composto por cinco sessões: 1 - Teste de 12 min (T12) – avaliação antropométrica, familiarização, 2 - determinação do Limiar de Lactato (LL) pelo teste incremental (TI); As três últimas sessões foram realizadas em ordem randomizada: Con – Controle; 90%LL – corrida abaixo do Limiar de Lactato (LL); 110%LL – corrida acima do LL. Nas sessões Con, 90%LL e 110%LL foram mensuradas variáveis cardiovasculares, Freqüência Cardíaca (FC), Pressão Arterial Sistólica (PAS), Pressão Arterial Diastólica (PAD) e calculada Pressão Arterial Média (PAM), nos momentos de repouso e durante o 15º, 30º, 45º e 60º min da recuperação (rec). Os testes cognitivos foram aplicados em todas as sessões, na seguinte ordem: Free Recall Memory – 20º min da rec; Teste de Trilhas – 25º min da rec; Tangram – 35º min da rec; e Flanker Task – 40º min da rec. Análise de Variância Split-Plot (SPANOVA), com post hoc de Bonferroni, foi utilizada para verificar diferenças entre as sessões (Con, 90%LL e 110%LL) e momentos (Repouso, Rec15, Rec30, Rec45 e Rec60). O nível de significância adotado foi p<0,05 e o software utilizado foi o SPSS versão 15.0 (SPSS Inc. USA). O tamanho do efeito (Effect Size - ES) foi calculado pela diferença entre dois grupos (d de Cohen) usando a fórmula dos desvios-padrão combinados onde, 0,2 (pequeno), 0,5 (moderado), 0,8(grande). Ao observarmos a PAS na sessão 110%LL notamos uma queda dos valores nos minutos 30 (6,4%), 45 (10,6%) e 60 (11,7%) da recuperação quando comparados com o repouso. Já na sessão 90%LL apresentou uma queda dos valores aos 60 (6%) e 45 (4%) minutos de recuperação comparados com o repouso. Na sessão 110%LL e 90%LL foi observada uma queda de (4%) e (5%) na PAD, no 60ºmin da recuperação, porém não significativa. Também foi observada uma queda nos valores da PAM, na sessão 110%LL aos 45 (5%) e 60 (6%) minutos e na sessão 90%LL aos 60 (5%) minutos, quando comparados com os valores de repouso, mas sem significância estatística. Para os valores do duplo produto (DP) foi observada uma redução na sessão 110%LL aos 45 (10%) e 60 (14%) minutos de recuperação com relação aos valores de repouso, porém não significativa. Já para os testes cognitivos observamos, no Tangran 1, redução no tempo de execução de 42seg na de 90% LL e de 33seg na sessão 110% e no Tangran 2 diminuição de 23seg na sessão de 90% do LL e de 37seg na sessão 110% do LL, quando comparados ao dia controle. Apesar dessa queda, estatisticamente nenhum dos testes cognitivos apresentaram diferença significativa. Em conclusão, a PA e o DP em escolares pré-púberes normotensos podem sofrer diminuição até uma hora após a prática do EF realizado acima ou abaixo do LL, o que demonstra benefícios à saúde cardiovascular nessa população. Além disso, os desempenhos da memória livre e raciocínio lógico foram superiores na recuperação das sessões de EF comparados ao dia controle. |
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Nas sessões Con, 90%LL e 110%LL foram mensuradas variáveis cardiovasculares, Freqüência Cardíaca (FC), Pressão Arterial Sistólica (PAS), Pressão Arterial Diastólica (PAD) e calculada Pressão Arterial Média (PAM), nos momentos de repouso e durante o 15º, 30º, 45º e 60º min da recuperação (rec). Os testes cognitivos foram aplicados em todas as sessões, na seguinte ordem: Free Recall Memory – 20º min da rec; Teste de Trilhas – 25º min da rec; Tangram – 35º min da rec; e Flanker Task – 40º min da rec. Análise de Variância Split-Plot (SPANOVA), com post hoc de Bonferroni, foi utilizada para verificar diferenças entre as sessões (Con, 90%LL e 110%LL) e momentos (Repouso, Rec15, Rec30, Rec45 e Rec60). O nível de significância adotado foi p<0,05 e o software utilizado foi o SPSS versão 15.0 (SPSS Inc. USA). O tamanho do efeito (Effect Size - ES) foi calculado pela diferença entre dois grupos (d de Cohen) usando a fórmula dos desvios-padrão combinados onde, 0,2 (pequeno), 0,5 (moderado), 0,8(grande). Ao observarmos a PAS na sessão 110%LL notamos uma queda dos valores nos minutos 30 (6,4%), 45 (10,6%) e 60 (11,7%) da recuperação quando comparados com o repouso. Já na sessão 90%LL apresentou uma queda dos valores aos 60 (6%) e 45 (4%) minutos de recuperação comparados com o repouso. Na sessão 110%LL e 90%LL foi observada uma queda de (4%) e (5%) na PAD, no 60ºmin da recuperação, porém não significativa. Também foi observada uma queda nos valores da PAM, na sessão 110%LL aos 45 (5%) e 60 (6%) minutos e na sessão 90%LL aos 60 (5%) minutos, quando comparados com os valores de repouso, mas sem significância estatística. Para os valores do duplo produto (DP) foi observada uma redução na sessão 110%LL aos 45 (10%) e 60 (14%) minutos de recuperação com relação aos valores de repouso, porém não significativa. Já para os testes cognitivos observamos, no Tangran 1, redução no tempo de execução de 42seg na de 90% LL e de 33seg na sessão 110% e no Tangran 2 diminuição de 23seg na sessão de 90% do LL e de 37seg na sessão 110% do LL, quando comparados ao dia controle. Apesar dessa queda, estatisticamente nenhum dos testes cognitivos apresentaram diferença significativa. Em conclusão, a PA e o DP em escolares pré-púberes normotensos podem sofrer diminuição até uma hora após a prática do EF realizado acima ou abaixo do LL, o que demonstra benefícios à saúde cardiovascular nessa população. Além disso, os desempenhos da memória livre e raciocínio lógico foram superiores na recuperação das sessões de EF comparados ao dia controle.Submitted by Joanita Pereira Basto (joanita.basto@ucb.br) on 2012-12-19T12:49:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC - Isabela Almeida Ramos.pdf: 786296 bytes, checksum: 4eaea3fe4ae45d1823dcc293de273f0a (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2012-12-20T20:02:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC - Isabela Almeida Ramos.pdf: 786296 bytes, checksum: 4eaea3fe4ae45d1823dcc293de273f0a (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-20T20:02:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC - Isabela Almeida Ramos.pdf: 786296 bytes, checksum: 4eaea3fe4ae45d1823dcc293de273f0a (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:42:54Z (GMT). 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O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos agudos de 10 minutos (min) de exercício físico realizado em diferentes intensidades sobre a cognição e sistema cardiovascular de escolares pré-púberes. A amostra foi composta de sete voluntários saudáveis (10,6 ± 0,8 anos; 35,8 ± 7,8 kg; 144,4 ± 5,3 cm; 17,1 ± 2,4 kg/m2). O estudo foi composto por cinco sessões: 1 - Teste de 12 min (T12) – avaliação antropométrica, familiarização, 2 - determinação do Limiar de Lactato (LL) pelo teste incremental (TI); As três últimas sessões foram realizadas em ordem randomizada: Con – Controle; 90%LL – corrida abaixo do Limiar de Lactato (LL); 110%LL – corrida acima do LL. Nas sessões Con, 90%LL e 110%LL foram mensuradas variáveis cardiovasculares, Freqüência Cardíaca (FC), Pressão Arterial Sistólica (PAS), Pressão Arterial Diastólica (PAD) e calculada Pressão Arterial Média (PAM), nos momentos de repouso e durante o 15º, 30º, 45º e 60º min da recuperação (rec). Os testes cognitivos foram aplicados em todas as sessões, na seguinte ordem: Free Recall Memory – 20º min da rec; Teste de Trilhas – 25º min da rec; Tangram – 35º min da rec; e Flanker Task – 40º min da rec. Análise de Variância Split-Plot (SPANOVA), com post hoc de Bonferroni, foi utilizada para verificar diferenças entre as sessões (Con, 90%LL e 110%LL) e momentos (Repouso, Rec15, Rec30, Rec45 e Rec60). O nível de significância adotado foi p<0,05 e o software utilizado foi o SPSS versão 15.0 (SPSS Inc. USA). O tamanho do efeito (Effect Size - ES) foi calculado pela diferença entre dois grupos (d de Cohen) usando a fórmula dos desvios-padrão combinados onde, 0,2 (pequeno), 0,5 (moderado), 0,8(grande). Ao observarmos a PAS na sessão 110%LL notamos uma queda dos valores nos minutos 30 (6,4%), 45 (10,6%) e 60 (11,7%) da recuperação quando comparados com o repouso. Já na sessão 90%LL apresentou uma queda dos valores aos 60 (6%) e 45 (4%) minutos de recuperação comparados com o repouso. Na sessão 110%LL e 90%LL foi observada uma queda de (4%) e (5%) na PAD, no 60ºmin da recuperação, porém não significativa. Também foi observada uma queda nos valores da PAM, na sessão 110%LL aos 45 (5%) e 60 (6%) minutos e na sessão 90%LL aos 60 (5%) minutos, quando comparados com os valores de repouso, mas sem significância estatística. Para os valores do duplo produto (DP) foi observada uma redução na sessão 110%LL aos 45 (10%) e 60 (14%) minutos de recuperação com relação aos valores de repouso, porém não significativa. Já para os testes cognitivos observamos, no Tangran 1, redução no tempo de execução de 42seg na de 90% LL e de 33seg na sessão 110% e no Tangran 2 diminuição de 23seg na sessão de 90% do LL e de 37seg na sessão 110% do LL, quando comparados ao dia controle. Apesar dessa queda, estatisticamente nenhum dos testes cognitivos apresentaram diferença significativa. Em conclusão, a PA e o DP em escolares pré-púberes normotensos podem sofrer diminuição até uma hora após a prática do EF realizado acima ou abaixo do LL, o que demonstra benefícios à saúde cardiovascular nessa população. Além disso, os desempenhos da memória livre e raciocínio lógico foram superiores na recuperação das sessões de EF comparados ao dia controle. |
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O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos agudos de 10 minutos (min) de exercício físico realizado em diferentes intensidades sobre a cognição e sistema cardiovascular de escolares pré-púberes. A amostra foi composta de sete voluntários saudáveis (10,6 ± 0,8 anos; 35,8 ± 7,8 kg; 144,4 ± 5,3 cm; 17,1 ± 2,4 kg/m2). O estudo foi composto por cinco sessões: 1 - Teste de 12 min (T12) – avaliação antropométrica, familiarização, 2 - determinação do Limiar de Lactato (LL) pelo teste incremental (TI); As três últimas sessões foram realizadas em ordem randomizada: Con – Controle; 90%LL – corrida abaixo do Limiar de Lactato (LL); 110%LL – corrida acima do LL. Nas sessões Con, 90%LL e 110%LL foram mensuradas variáveis cardiovasculares, Freqüência Cardíaca (FC), Pressão Arterial Sistólica (PAS), Pressão Arterial Diastólica (PAD) e calculada Pressão Arterial Média (PAM), nos momentos de repouso e durante o 15º, 30º, 45º e 60º min da recuperação (rec). Os testes cognitivos foram aplicados em todas as sessões, na seguinte ordem: Free Recall Memory – 20º min da rec; Teste de Trilhas – 25º min da rec; Tangram – 35º min da rec; e Flanker Task – 40º min da rec. Análise de Variância Split-Plot (SPANOVA), com post hoc de Bonferroni, foi utilizada para verificar diferenças entre as sessões (Con, 90%LL e 110%LL) e momentos (Repouso, Rec15, Rec30, Rec45 e Rec60). O nível de significância adotado foi p<0,05 e o software utilizado foi o SPSS versão 15.0 (SPSS Inc. USA). O tamanho do efeito (Effect Size - ES) foi calculado pela diferença entre dois grupos (d de Cohen) usando a fórmula dos desvios-padrão combinados onde, 0,2 (pequeno), 0,5 (moderado), 0,8(grande). Ao observarmos a PAS na sessão 110%LL notamos uma queda dos valores nos minutos 30 (6,4%), 45 (10,6%) e 60 (11,7%) da recuperação quando comparados com o repouso. Já na sessão 90%LL apresentou uma queda dos valores aos 60 (6%) e 45 (4%) minutos de recuperação comparados com o repouso. Na sessão 110%LL e 90%LL foi observada uma queda de (4%) e (5%) na PAD, no 60ºmin da recuperação, porém não significativa. Também foi observada uma queda nos valores da PAM, na sessão 110%LL aos 45 (5%) e 60 (6%) minutos e na sessão 90%LL aos 60 (5%) minutos, quando comparados com os valores de repouso, mas sem significância estatística. Para os valores do duplo produto (DP) foi observada uma redução na sessão 110%LL aos 45 (10%) e 60 (14%) minutos de recuperação com relação aos valores de repouso, porém não significativa. Já para os testes cognitivos observamos, no Tangran 1, redução no tempo de execução de 42seg na de 90% LL e de 33seg na sessão 110% e no Tangran 2 diminuição de 23seg na sessão de 90% do LL e de 37seg na sessão 110% do LL, quando comparados ao dia controle. Apesar dessa queda, estatisticamente nenhum dos testes cognitivos apresentaram diferença significativa. Em conclusão, a PA e o DP em escolares pré-púberes normotensos podem sofrer diminuição até uma hora após a prática do EF realizado acima ou abaixo do LL, o que demonstra benefícios à saúde cardiovascular nessa população. Além disso, os desempenhos da memória livre e raciocínio lógico foram superiores na recuperação das sessões de EF comparados ao dia controle. |
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