Avaliação da permeabilidade de estrutura permeável levando em consideração a NBR 16416

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luis, Matheus de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8246
Resumo: O aquecimento global impõe vários desafios a construção civil, como as variações climáticas mais intensas e formação de ilhas de calor em grandes centros. Os desafios são cada vez mais frequentes e assim surgem inovações para os problemas criados pelo efeito estufa. O pavimento permeável é uma inovação que surgiu mediante a necessidade de infiltrar água no solo tanto em grandes centros como em locais próximos a aquíferos, sendo uma tecnologia nova no Brasil. Essa tecnologia é uma opção inovadora que atende bem as exigências de sustentabilidade para construção civil. Para a realização da pesquisa aconteceu seleção do material para fazer parte do sistema permeável, que é composto por placa permeável, camada de assentamento e camada de base. A placa permeável é estudada sua permeabilidade, que atenda as exigências previstas pela NBR 16416. Para compor a camada de assentamento e base, utilizou a brita 0 e brita 1, que foi necessário a realização de ensaios para saber se ambos podem compor o pavimento permeável . Após os experimentos realizados com a brita 0, brita 1 e a placa permeável, concluiu que todos atendem as especificações previsto na NBR 16416 para a composição de um pavimento permeável. Como todos os materiais estão de acordo com as exigências previstas pela NBR 16416, montou-se o sistema permeável com auxilio de caixa de vidro, para ver o desempenho da estrutura, podendo visualizar a água percorrendo todas as camadas. O pavimento permeável teve êxito em seu funcionamento. Os experimentos de caracterização realizados com a brita 0 e brita 1 foram feitos no laboratório da Universidade Católica de Brasília, estudo da permeabilidade da placa e do funcionamento da estrutura permeável foram feitos no laboratório da Concretecno.
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Para a realização da pesquisa aconteceu seleção do material para fazer parte do sistema permeável, que é composto por placa permeável, camada de assentamento e camada de base. A placa permeável é estudada sua permeabilidade, que atenda as exigências previstas pela NBR 16416. Para compor a camada de assentamento e base, utilizou a brita 0 e brita 1, que foi necessário a realização de ensaios para saber se ambos podem compor o pavimento permeável . Após os experimentos realizados com a brita 0, brita 1 e a placa permeável, concluiu que todos atendem as especificações previsto na NBR 16416 para a composição de um pavimento permeável. Como todos os materiais estão de acordo com as exigências previstas pela NBR 16416, montou-se o sistema permeável com auxilio de caixa de vidro, para ver o desempenho da estrutura, podendo visualizar a água percorrendo todas as camadas. O pavimento permeável teve êxito em seu funcionamento. Os experimentos de caracterização realizados com a brita 0 e brita 1 foram feitos no laboratório da Universidade Católica de Brasília, estudo da permeabilidade da placa e do funcionamento da estrutura permeável foram feitos no laboratório da Concretecno.Global warming imposes several construction challenges, such as the most intense climatic variations and the formation of heat islands in large centers. Challenges are increasingly frequent and thus innovations emerge for the problems created by the greenhouse effect. The permeable pavement is an innovation that arose through the need to infiltrate water in the soil both in large centers and in places near aquifers, being a new technology in Brazil. This technology is an innovative option that meets well the requirements of sustainability for civil construction .. For the accomplishment of the research happened selection of the material to be part of the permeable system, that is composed by permeable plate, layer of establishment and layer of base. The permeable plate is studied its permeability, which meets the requirements set forth by NBR 16416. In order to compose the layer of foundation and base, it used the gravel 0 and gravel 1, that it was necessary to perform tests to know if both can compose the permeable pavement . After the experiments with gravel 0, gravel 1 and the permeable plate, it was concluded that all of them meet the specifications of NBR 16416 for the composition of a permeable floor. As all the materials are fit, he mounted the permeable system with help of glass box, to see the performance of the structure, being able to visualize the water going through all the layers. The permeable floor was successful in its operation. The characterization experiments performed with the gravel 0 and gravel 1 were done in the laboratory of Universidade Católica de Brasília, the study of the permeability of the plaque and the operation of the permeable structure were made in the laboratory of Concretecno.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-05-18T19:10:45Z No. of bitstreams: 1 MatheusDeSousaLuisTCCGRADUACAO2016.pdf: 858964 bytes, checksum: 6365c83a5d9bdfdf68327bf8ae13db73 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-19T20:15:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MatheusDeSousaLuisTCCGRADUACAO2016.pdf: 858964 bytes, checksum: 6365c83a5d9bdfdf68327bf8ae13db73 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-19T20:15:16Z (GMT). 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Global warming imposes several construction challenges, such as the most intense climatic variations and the formation of heat islands in large centers. Challenges are increasingly frequent and thus innovations emerge for the problems created by the greenhouse effect. The permeable pavement is an innovation that arose through the need to infiltrate water in the soil both in large centers and in places near aquifers, being a new technology in Brazil. This technology is an innovative option that meets well the requirements of sustainability for civil construction .. For the accomplishment of the research happened selection of the material to be part of the permeable system, that is composed by permeable plate, layer of establishment and layer of base. The permeable plate is studied its permeability, which meets the requirements set forth by NBR 16416. In order to compose the layer of foundation and base, it used the gravel 0 and gravel 1, that it was necessary to perform tests to know if both can compose the permeable pavement . After the experiments with gravel 0, gravel 1 and the permeable plate, it was concluded that all of them meet the specifications of NBR 16416 for the composition of a permeable floor. As all the materials are fit, he mounted the permeable system with help of glass box, to see the performance of the structure, being able to visualize the water going through all the layers. The permeable floor was successful in its operation. The characterization experiments performed with the gravel 0 and gravel 1 were done in the laboratory of Universidade Católica de Brasília, the study of the permeability of the plaque and the operation of the permeable structure were made in the laboratory of Concretecno.
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