Estratégia organizacional: a mídia como ferramenta no processo de gestão da administração pública
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Data de Publicação: | 2014 |
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Freitas, André Luís deCunha, Maria Helena BastosBastos, Marco Antônio Nunes2014-10-27T20:34:59Z2016-10-10T03:55:07Z2014-10-27T20:34:59Z2016-10-10T03:55:07Z2014-10-272014-09-12FREITAS, André Luís. Estratégia Organizacional: A mídia como ferramenta no processo de gestão da administração pública. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4841Gestão PúblicaEsta pesquisa visa descobrir se a mídia exerce influência sobre o processo de gestão dos órgãos da administração pública. Verificar a relação entre as leis ordinárias sancionadas pelo Poder Executivo Federal, sediado no Distrito Federal, e as revistas Veja publicadas no período compreendido entre 1997 e 2013 – principal periódico impresso da localidade. Para esta pesquisa de natureza conclusiva descritiva, foi adotado um roteiro para a coleta de dados e para identificação dos assuntos em destaque (Capas) das revistas Veja e das leis ordinárias sancionadas naquele período. O tema ‘corrupção’, principal assunto publicado pelas revistas Veja ao longo dos dezessete anos (1997 a 2013), norteou a análise das leis sancionadas no período. Para a fundamentação teórica da presente pesquisa foi realizada uma revisão da literatura que permitiu expandir a compreensão a respeito do poder da mídia; da relação entre a mídia e a administração pública; e das características atinentes ao gestor público. Diante dos dados obtidos e com base nos aspectos políticos envolvidos no período, tais como as diferenças entre os governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 e 2007-2010) e o atual governo da presidente Dilma Vana Rousseff (desde 2011), foi possível supor que o tema ‘corrupção’ possui baixa relação com as leis sancionadas no período.This academic research aim to find out if mass media exercised influence about the process of management of public administration. To check the relation between ordinary laws sanctioned by Poder Executivo Federal, seat in Distrito Federal, and the Veja magazines published in the period between 1997 and 2013 – main periodical printed in the locality. For this research of conclusive descriptive nature, was adopted a script to information collection and for identification of prominence issues (Covers) of Veja magazines and ordinary laws sanctioned that period. The theme ‘corruption’, main subject published by the Veja magazines along of seventeen years (1997 to 2013), guided the analysis of sanctioned laws at the time. For the theoretical grounding of this research was performed a literature review that allowed to expand the understanding about mass media power; of relation between mass media and public administration; and of relating characteristics to manager public. Before the information obtained and based on political aspects involved in period, such as differences between the governments of former presidents Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) and Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 and 2007-2010) and the current government of president Dilma Vana Rousseff (since 2011), was possible assume that theme ‘corruption’ has low relation with sanctioned laws in the period.Submitted by Paulo Vieira (paulovs@ucb.br) on 2014-10-27T19:00:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) André Luiz de freitas.pdf: 1509229 bytes, checksum: 190f922ab3d829c200dee19dd1efdfa5 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-10-27T20:34:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) André Luiz de freitas.pdf: 1509229 bytes, checksum: 190f922ab3d829c200dee19dd1efdfa5 (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-27T20:34:59Z (GMT). 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