Rap: uma linguagem de protesto
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Data de Publicação: | 2014 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8534 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar o gênero musical rap nacional como uma forma de linguagem protestante, de revolta, do dia a dia da periferia tal como racismo, exclusão social, preconceito, por parte da sociedade. Linguagem essa, a fala, que os cantores apresentam por meio das canções, ou seja, por meio do canto falado. Existe nessa análise uma representatividade muito grande das questões sociais, culturais, da periferia em que os cantores fazem parte e demonstram nas canções. A estrutura deste trabalho acadêmico está dividida em três capítulos, cinco anexos e um apêndice, os quais estão cada um deles concatenados entre sim com relação ao tema abordado nesta monografia. O capitulo um apresenta os referenciais teóricos; o capítulo dois expõe a análise das músicas; o capítulo três refere-se a uma análise de uma entrevista realizada; os anexos são as letras dessas músicas selecionadas; e no apêndice encontra-se a entrevista realizada com um cantor de rap. As músicas analisadas neste trabalho deram-se de uma escolha pessoal e foram retiradas de uma pesquisa disponibilizada em um website. Como resultado, compreendemos que esse gênero traz um engajamento social muito marcante em que a periferia é apontada nos sons. |
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Querido, Alessandra MatiasSouza, Fábio Vieira de2017-06-28T12:24:40Z2017-06-272017-06-28T12:24:40Z2014-06-09SOUZA, Fábio Vieira de. Rap: uma linguagem de protesto. 2014. 72 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8534Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar o gênero musical rap nacional como uma forma de linguagem protestante, de revolta, do dia a dia da periferia tal como racismo, exclusão social, preconceito, por parte da sociedade. Linguagem essa, a fala, que os cantores apresentam por meio das canções, ou seja, por meio do canto falado. Existe nessa análise uma representatividade muito grande das questões sociais, culturais, da periferia em que os cantores fazem parte e demonstram nas canções. A estrutura deste trabalho acadêmico está dividida em três capítulos, cinco anexos e um apêndice, os quais estão cada um deles concatenados entre sim com relação ao tema abordado nesta monografia. O capitulo um apresenta os referenciais teóricos; o capítulo dois expõe a análise das músicas; o capítulo três refere-se a uma análise de uma entrevista realizada; os anexos são as letras dessas músicas selecionadas; e no apêndice encontra-se a entrevista realizada com um cantor de rap. As músicas analisadas neste trabalho deram-se de uma escolha pessoal e foram retiradas de uma pesquisa disponibilizada em um website. Como resultado, compreendemos que esse gênero traz um engajamento social muito marcante em que a periferia é apontada nos sons.This final paper has the objective of showing a musical genre, national rap, as a language form of protest and revolt in the daily life of the outskirts. The style of music talks about topics such as racism, social exclusion and prejudice, by society at large. That language presented, the way of speaking, is provided by the singers provide through their songs, in other words, through the spoken song. There is, in this analysis, a huge representativeness of the social and cultural issues from the outskirts which the singers are part of, and that is demonstrate in their songs. The structure of this academic work is divided in three chapters, five attachments and one appendix, all of which are interconnected along with the topic of this paper. Chapter one demonstrates the theoretical references; chapter two shows the analyses of the songs; chapter three makes a reference of the analyses about the interview; the attachments are the lyrics of the selected songs; and the appendix provides the full interview made with a rapper. The songs in this work were selected out of personal choice and were taken from a research available on a website. As a result, it has been understood that such musical genre brings a hugSubmitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-06-27T19:34:47Z No. of bitstreams: 1 FábioVieiraDeSouza.pdf: 877825 bytes, checksum: 9816995784fe63135d131acb4e1a6e3f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-06-28T12:24:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FábioVieiraDeSouza.pdf: 877825 bytes, checksum: 9816995784fe63135d131acb4e1a6e3f (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-28T12:24:40Z (GMT). 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Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar o gênero musical rap nacional como uma forma de linguagem protestante, de revolta, do dia a dia da periferia tal como racismo, exclusão social, preconceito, por parte da sociedade. Linguagem essa, a fala, que os cantores apresentam por meio das canções, ou seja, por meio do canto falado. Existe nessa análise uma representatividade muito grande das questões sociais, culturais, da periferia em que os cantores fazem parte e demonstram nas canções. A estrutura deste trabalho acadêmico está dividida em três capítulos, cinco anexos e um apêndice, os quais estão cada um deles concatenados entre sim com relação ao tema abordado nesta monografia. O capitulo um apresenta os referenciais teóricos; o capítulo dois expõe a análise das músicas; o capítulo três refere-se a uma análise de uma entrevista realizada; os anexos são as letras dessas músicas selecionadas; e no apêndice encontra-se a entrevista realizada com um cantor de rap. As músicas analisadas neste trabalho deram-se de uma escolha pessoal e foram retiradas de uma pesquisa disponibilizada em um website. Como resultado, compreendemos que esse gênero traz um engajamento social muito marcante em que a periferia é apontada nos sons. |
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