Análise do processo de recuperação ambiental de uma cascalheira próxima ao sítio aeroportuário de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Willem Wily de Paula Barbosa
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10754
Resumo: Nesta monografia foi estudado o processo de recuperação de uma cascalheira, com aproximadamente 72 hectares, localizada nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília. Encerrada a extração de cascalho na área, o processo de degradação acentuou-se com o aparecimento de voçorocas. Após ma is de 20 anos de desativação da extração de cascalho, além das voçorocas, a maior parte da área continuava desprovida de cobertura vegetal. Em janeiro de 2005, iniciou-se a intervenção visando à recuperação da área. O levantamento de dados e informações, apresentado neste estudo, foi feito por meio de pesquisa documental realizada na sede da INFRAERO e na Coordenação de Meio Ambiente do Aeroporto Internacional de Brasília, em entrevistas informais com técnicos da INFRAERO, responsáveis pela área de meio amb iente, em observações feitas em sete visitas à área, documentadas em fotografias. A implantação do plano de recuperação da cascalheira foi antecedida de alguns estudos ambientais, EIA-RIMA da 2ª pista do Aeroporto Internacional de Brasília, elaborado pela Topocart Topografia e Engenharia, o diagnóstico do estado de conservação do solo do Aeroporto Internacional de Brasília, elaborado pela EMBRAPA e outro diagnóstico da área da cascalheira, elaborado pelo consórcio responsável pela recuperação, integrado pelas empresas Vertical Green do Brasil e Ecodata. Foram catalogados ainda os estudos relativos à execução das obras de recuperação, incluindo o projeto executivo, composto por 5 relatórios, elaborados pelo consórcio contratado. O plano de recuperação da cascalheira envolveu a execução de práticas mecânicas (escarificação, subsolagem, gradeamento), edáficas (incorporação de matéria orgânica, calagem, adubação) e vegetativas (hidrossemeadura, transsemeadura) de conservação do solo. Foi identificado que a etapa de LO foi a que mais demandou condicionantes e nesta mesma fase encontra-se a condicionante que determina a recuperação ambiental da cascalheira, pouco mais da metade das condicionantes do processo de licenciamento são estritamente ligadas a atividades de meio ambiente, houve uma inversão nas condicionantes que passaram a ser em sua maioria ambientais. Desde quando a cascalheira foi desativada, década de 1960, não houve nenhuma intervenção técnica visandose inverter o processo de degradação e/ou acelerar a recuperação ambiental da área, tornandoa suscetível e exposta a intempéries, o que contribuiu para evolução de processos erosivos, o intemperismo, principalmente químico, ocasionou a formação de crosta laterítica e compacta, o material erodido nos processos de voçorocamentos foi depositado na planície de inundação da margem direita do ribeirão do Gama, ainda foram identificados depósitos clandestinos de resíduos, entretanto foram mantidas áreas remanescentes de cerrado. O monitoramento realizado atualmente foi efetivo e eficiente, contudo não obteve uma eficácia plena (100%), alcançando 58% de ações realizadas atualmente. De modo geral a recuperação da cascalheira foi boa, pois os objetivos estabelecidos foram cumpridos Porém devido à ausência de técnicas de manutenção como coroamento e podas, a competição ente mudas e gramíneas invasoras torna-se inviável para as mudas, ocasionando deficiência de nutrientes, falta de água, principalmente na época de estiagem, sombreamento e abafamento.
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O levantamento de dados e informações, apresentado neste estudo, foi feito por meio de pesquisa documental realizada na sede da INFRAERO e na Coordenação de Meio Ambiente do Aeroporto Internacional de Brasília, em entrevistas informais com técnicos da INFRAERO, responsáveis pela área de meio amb iente, em observações feitas em sete visitas à área, documentadas em fotografias. A implantação do plano de recuperação da cascalheira foi antecedida de alguns estudos ambientais, EIA-RIMA da 2ª pista do Aeroporto Internacional de Brasília, elaborado pela Topocart Topografia e Engenharia, o diagnóstico do estado de conservação do solo do Aeroporto Internacional de Brasília, elaborado pela EMBRAPA e outro diagnóstico da área da cascalheira, elaborado pelo consórcio responsável pela recuperação, integrado pelas empresas Vertical Green do Brasil e Ecodata. Foram catalogados ainda os estudos relativos à execução das obras de recuperação, incluindo o projeto executivo, composto por 5 relatórios, elaborados pelo consórcio contratado. O plano de recuperação da cascalheira envolveu a execução de práticas mecânicas (escarificação, subsolagem, gradeamento), edáficas (incorporação de matéria orgânica, calagem, adubação) e vegetativas (hidrossemeadura, transsemeadura) de conservação do solo. Foi identificado que a etapa de LO foi a que mais demandou condicionantes e nesta mesma fase encontra-se a condicionante que determina a recuperação ambiental da cascalheira, pouco mais da metade das condicionantes do processo de licenciamento são estritamente ligadas a atividades de meio ambiente, houve uma inversão nas condicionantes que passaram a ser em sua maioria ambientais. Desde quando a cascalheira foi desativada, década de 1960, não houve nenhuma intervenção técnica visandose inverter o processo de degradação e/ou acelerar a recuperação ambiental da área, tornandoa suscetível e exposta a intempéries, o que contribuiu para evolução de processos erosivos, o intemperismo, principalmente químico, ocasionou a formação de crosta laterítica e compacta, o material erodido nos processos de voçorocamentos foi depositado na planície de inundação da margem direita do ribeirão do Gama, ainda foram identificados depósitos clandestinos de resíduos, entretanto foram mantidas áreas remanescentes de cerrado. O monitoramento realizado atualmente foi efetivo e eficiente, contudo não obteve uma eficácia plena (100%), alcançando 58% de ações realizadas atualmente. De modo geral a recuperação da cascalheira foi boa, pois os objetivos estabelecidos foram cumpridos Porém devido à ausência de técnicas de manutenção como coroamento e podas, a competição ente mudas e gramíneas invasoras torna-se inviável para as mudas, ocasionando deficiência de nutrientes, falta de água, principalmente na época de estiagem, sombreamento e abafamento.In this study it was evaluated the recuperation process of a gravel site with 72 hectares, localized near to the Brasilia International Airport. After the gravel extraction in the area, the degradation process increased and some voçorocas came out. After more than 20 years of the gravel extraction deactivation, the great part of the area was still without vegetation cover, besides voçorocas. In January 2005, it began the intervention aiming to recuperate that area. The uplifted data used in this study it was obtained by a documented research at INFRAERO office and Brasilia International Airport Environment Coordination, through some informal interviews with technicians from INFRAERO which were responsible for the environmental sector. Furthermore, it was done seven visits to the area where it was taken some photos. Before the implementation of the recuperation plan of the gravel site it was done some environmental studies. Other proceedings were developed such as the EIA-RIMA report of the 2nd aircraft road from the Brasilia International Airport elaborated by Topocart Topography and Engineering Company, the soil conservation conditions of the Brasilia International Airport elaborated by EMBRAPA and another diagnostic preview led by the responsible partnership which was formed by Vertical Green Brazil and Ecodata companies. It was catalogued some studies concerned to the execution of the recuperation works, including the executive project which was composed by five reports also elaborated by the partnership. The recuperation plan of the gravel site involved the appliance of some practices related to soil conservation like mechanical (scarification, removing subsoil and grating), edaphically (organic matter incorporation, calcium intake and fertilizing) and vegetative (hydroseeding and transeeding). It was identified that the stage attributed to the OP (Operation License) demanded the great part of the determinants and in this same stage can be found the determinant attributed to the gravel site recuperation. A little more than the half of the determinants concerned to the license process are strictly related to environmental activities and there was a kind of inversion in the determinants whose majority became environmental in the end. Since the gravel site it was deactivated in the 1960’s there was no technical intervention aiming to turn over the degradation process and/or to accelerate the environmental recuperation. These facts transformed the area susceptible and subject to hard weathering, contributing to the evolution of the erosion process. The weathering, mainly chemical, provoked the formation of a lateritic and compacted crust. The eroded material in the process associated to voçorocas was deposited on the flooded lowland of the Gama riverbank. It was also identified clandestine stores of trash, but some areas with reminiscent cerrado vegetation were still preserved. The monitoring executed at the present time it was effective and efficient, however it was not complete (100%), achieving 58% of the current activities. In some way, the gravel site recuperation it was good, because the established objectives were performed. In the other hand, the absence of maintenance techniques like coroamento and pruning, led to a competition between seedlings and intrusive grasses unviable to the seedlings. The results are nutritional deficit, water stress, mainly in the dry season, shading and suffocation.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2018-04-16T20:35:21Z No. of bitstreams: 1 WillemWilydePaulaBarbosaTCCGraduacao2007.pdf: 3991316 bytes, checksum: b2393cd07c3c4fe54fd34ca1c88e62a4 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-04-17T14:19:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WillemWilydePaulaBarbosaTCCGraduacao2007.pdf: 3991316 bytes, checksum: b2393cd07c3c4fe54fd34ca1c88e62a4 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-17T14:19:20Z (GMT). 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In this study it was evaluated the recuperation process of a gravel site with 72 hectares, localized near to the Brasilia International Airport. After the gravel extraction in the area, the degradation process increased and some voçorocas came out. After more than 20 years of the gravel extraction deactivation, the great part of the area was still without vegetation cover, besides voçorocas. In January 2005, it began the intervention aiming to recuperate that area. The uplifted data used in this study it was obtained by a documented research at INFRAERO office and Brasilia International Airport Environment Coordination, through some informal interviews with technicians from INFRAERO which were responsible for the environmental sector. Furthermore, it was done seven visits to the area where it was taken some photos. Before the implementation of the recuperation plan of the gravel site it was done some environmental studies. Other proceedings were developed such as the EIA-RIMA report of the 2nd aircraft road from the Brasilia International Airport elaborated by Topocart Topography and Engineering Company, the soil conservation conditions of the Brasilia International Airport elaborated by EMBRAPA and another diagnostic preview led by the responsible partnership which was formed by Vertical Green Brazil and Ecodata companies. It was catalogued some studies concerned to the execution of the recuperation works, including the executive project which was composed by five reports also elaborated by the partnership. The recuperation plan of the gravel site involved the appliance of some practices related to soil conservation like mechanical (scarification, removing subsoil and grating), edaphically (organic matter incorporation, calcium intake and fertilizing) and vegetative (hydroseeding and transeeding). It was identified that the stage attributed to the OP (Operation License) demanded the great part of the determinants and in this same stage can be found the determinant attributed to the gravel site recuperation. A little more than the half of the determinants concerned to the license process are strictly related to environmental activities and there was a kind of inversion in the determinants whose majority became environmental in the end. Since the gravel site it was deactivated in the 1960’s there was no technical intervention aiming to turn over the degradation process and/or to accelerate the environmental recuperation. These facts transformed the area susceptible and subject to hard weathering, contributing to the evolution of the erosion process. The weathering, mainly chemical, provoked the formation of a lateritic and compacted crust. The eroded material in the process associated to voçorocas was deposited on the flooded lowland of the Gama riverbank. It was also identified clandestine stores of trash, but some areas with reminiscent cerrado vegetation were still preserved. The monitoring executed at the present time it was effective and efficient, however it was not complete (100%), achieving 58% of the current activities. In some way, the gravel site recuperation it was good, because the established objectives were performed. In the other hand, the absence of maintenance techniques like coroamento and pruning, led to a competition between seedlings and intrusive grasses unviable to the seedlings. The results are nutritional deficit, water stress, mainly in the dry season, shading and suffocation.
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