Competência profissional requerida do enfermeiro para atuar no pronto-socorro da rede hospitalar do Distrito Federal – DF, 2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anne Candace da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Motta, Márcia Martins
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10401
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivos identificar as competências: 1. Requeridas do profissional enfermeiro para atuar no pronto-socorro (PS) de hospitais públicos do Distrito Federal; 2. Realizar o levantamento dos saberes dos enfermeiros que atuam no pronto-socorro 3. Levantar as práticas cotidianas dos enfermeiros na emergência 4. Propor um perfil de competências do profissional enfermeiro para atuar no pronto-socorro. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, realizando-se uma pesquisa exploratória. A coleta de dados foi por meio de entrevistas com 15 enfermeiros que atuam em pronto-socorros de hospitais públicos da Secretaria de Saúde do DF. Os resultados indicam que os profissionais tem domínio de saberes técnico-científicos, bem como da responsabilidade em relação à coordenação da equipe de enfermagem. Estes, porém, parecem se resumir ao conhecimento aprendido na formação acadêmica e não busca o conhecimento voltado às práticas cotidianas do PS, e ainda sentem impossibilitados de interferir e mudar as condições de trabalho de acordo com as necessidades.
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A coleta de dados foi por meio de entrevistas com 15 enfermeiros que atuam em pronto-socorros de hospitais públicos da Secretaria de Saúde do DF. Os resultados indicam que os profissionais tem domínio de saberes técnico-científicos, bem como da responsabilidade em relação à coordenação da equipe de enfermagem. Estes, porém, parecem se resumir ao conhecimento aprendido na formação acadêmica e não busca o conhecimento voltado às práticas cotidianas do PS, e ainda sentem impossibilitados de interferir e mudar as condições de trabalho de acordo com as necessidades.This research aimed to identify the skills: 1. Required of professional nurses to serve in the emergency room (PS) of public hospitals of the Federal District; 2. Conducting a survey of knowledge of nurses who work in the emergency room; 3. Raise the daily practices of nurses in emergency; 4. Propose a profile of professional competence of nurses to work in the emergency room. The methodology is guided by a qualitative approach, where an exploratory research. Data collection was through interviews with 15 nurses who work in emergency rooms of public hospitals of the Secretary of Health of the DF. Results indicate that professionals have domain knowledge of technical and scientific as well as responsibility for the coordination of the nursing team. These, however, seem to summarize the knowledge learned in training and does not seek the knowledge back to the daily practices of the PS, and still feel unable to intervene and change the working conditions as required.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-02-23T12:15:07Z No. of bitstreams: 1 AnneCandacedaSilvaTCCGraduacao2009.pdf: 2780346 bytes, checksum: c110a819184b2277818776af825e6b4e (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-02-26T14:27:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AnneCandacedaSilvaTCCGraduacao2009.pdf: 2780346 bytes, checksum: c110a819184b2277818776af825e6b4e (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-26T14:27:53Z (GMT). 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This research aimed to identify the skills: 1. Required of professional nurses to serve in the emergency room (PS) of public hospitals of the Federal District; 2. Conducting a survey of knowledge of nurses who work in the emergency room; 3. Raise the daily practices of nurses in emergency; 4. Propose a profile of professional competence of nurses to work in the emergency room. The methodology is guided by a qualitative approach, where an exploratory research. Data collection was through interviews with 15 nurses who work in emergency rooms of public hospitals of the Secretary of Health of the DF. Results indicate that professionals have domain knowledge of technical and scientific as well as responsibility for the coordination of the nursing team. These, however, seem to summarize the knowledge learned in training and does not seek the knowledge back to the daily practices of the PS, and still feel unable to intervene and change the working conditions as required.
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