A estética feminista e a publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Gabriela Evangelista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11952
Resumo: O presente trabalho busca compreender os conceitos que envolvem o tema “a estética feminista como contradispositivo a sociedade patriarcal” possuindo a delimitação de como isso se apresentou através da subjetividade dos corpos, da beleza, da mulher e em especial na publicidade - por seu um instrumento que reforça os padrões de beleza e comportamento -, nos séculos XX e XXI. Portanto, partimos da hipótese de que a estética feminista surgiu como resistência aos modelos tradicionais patriarcais e pensamos ser possível uma publicidade atrelada a estética feminista que favoreça as diversas belezas, alterando a realidade das mulheres propondo uma igualdade de gênero. Sendo assim, utilizamos de autores como Lúcia Santaella, Simone de Beauvoir, Naomi Wolf e Lipovestsky e Serroy; e para as pesquisas iconográficas foram utilizadas três artistas: Cindy Sherman, Polly Nor e Camila Rosa. O objetivo geral do trabalho é refletir sobre uma publicidade mais consciente e menos prejudicial às mulheres a partir da estética feminista. Ao final teve-se o entendimento de que a aproximação da estética feminista com a publicidade - o que seria ideal - acontece apenas quando é proveitoso para as marcas, sendo ainda um meio de disseminação idéias retrógradas para a vida das mulheres.
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Portanto, partimos da hipótese de que a estética feminista surgiu como resistência aos modelos tradicionais patriarcais e pensamos ser possível uma publicidade atrelada a estética feminista que favoreça as diversas belezas, alterando a realidade das mulheres propondo uma igualdade de gênero. Sendo assim, utilizamos de autores como Lúcia Santaella, Simone de Beauvoir, Naomi Wolf e Lipovestsky e Serroy; e para as pesquisas iconográficas foram utilizadas três artistas: Cindy Sherman, Polly Nor e Camila Rosa. O objetivo geral do trabalho é refletir sobre uma publicidade mais consciente e menos prejudicial às mulheres a partir da estética feminista. Ao final teve-se o entendimento de que a aproximação da estética feminista com a publicidade - o que seria ideal - acontece apenas quando é proveitoso para as marcas, sendo ainda um meio de disseminação idéias retrógradas para a vida das mulheres.This assignment looks upon comprehending the concepts sorrounding the subject "feminist aesthetics as a counter-device to a patriarchal society", establishing how it got presented through the subjetivity of the body, and the beauty of women, especially with advertisement - as it is an instrument that reinforces beauty and behavior standards -, at the XX and XXI centuries. Therefore, we departed from the hypothesis that feminist aesthetics came up as a resistance to traditional patriarchal models, and considered to be possible to make advertisement tailored to feminist aesthetics, that favors several beauties, altering the reality of women, presenting gender equality. Thereby, we used authors such as Lúcia Santaella, Simone de Beauvoir, Naomi Wolf and Lipovestsky and Serroy; And for iconography research we used three artists: Cindy Sherman, Polly Nor and Camila Rosa. The main objective of this assignment is to reflect about a conscious and women-friendly advertisement, through the expedient of feminist aesthetics. 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This assignment looks upon comprehending the concepts sorrounding the subject "feminist aesthetics as a counter-device to a patriarchal society", establishing how it got presented through the subjetivity of the body, and the beauty of women, especially with advertisement - as it is an instrument that reinforces beauty and behavior standards -, at the XX and XXI centuries. Therefore, we departed from the hypothesis that feminist aesthetics came up as a resistance to traditional patriarchal models, and considered to be possible to make advertisement tailored to feminist aesthetics, that favors several beauties, altering the reality of women, presenting gender equality. Thereby, we used authors such as Lúcia Santaella, Simone de Beauvoir, Naomi Wolf and Lipovestsky and Serroy; And for iconography research we used three artists: Cindy Sherman, Polly Nor and Camila Rosa. The main objective of this assignment is to reflect about a conscious and women-friendly advertisement, through the expedient of feminist aesthetics. Conclusively, we had the understanding that the approximation of feminist aesthetics with advertisement - which would be ideal - transpires only when it is profitable for brands, still serving the role of retrogade notions propagation into women's life.
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