Campanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sylvia Maria de Freitas
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12626
Resumo: Este trabalho tem por objetivo demonstrar como a linguagem é concebida como local por excelência da difusão e fixação de processos ideológicos na sociedade. Sua base teórica sustenta-se na consideração da linguagem como materialidade apropriada à veiculação da ideologia e, para atingir tal objetivo, este estudo apoiouse em autores como Mikhail Bakhtin (1997), Patrick Charaudeau (2009) Teun Van Dijk (2010), Marilena Chauí (2001) e Norman Fairclough (2008), dentre outros, que contribuíram para entender os recursos da linguagem e seu papel na reprodução e manipulação dos interesses sociais de um grupo. A pesquisa teve como base discursos gravados em vídeos e a propaganda televisiva do então candidato a governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, durante sua campanha eleitoral, veiculados no período eleitoral de 2010. Este trabalho resultou em revelar os artifícios utilizados em discursos políticos veiculados pela mídia, cujo objetivo é persuadir e manipular o comportamento do eleitor. Tal persuasão não é percebida claramente pelo cidadão comum, mas nele é introjetada como algo real ou como verdades que devem ser vividas e acreditadas, sobretudo em tempo de eleição, para atingir o eleitor e fazer com que o candidato saia vitorioso nas urnas.
id UCB-2_c6fb1746bb7f2bf8ac9060f2529ff750
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12626
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Conceição, Vera Lúcia Cordeiro daMoreira, Sylvia Maria de Freitas2019-11-21T14:47:34Z2019-11-182019-11-21T14:47:34Z2012MOREIRA, Sylvia Maria de Freitas. Campanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologia. 2012. 69 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Leitura e Produção de Textos) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12626Este trabalho tem por objetivo demonstrar como a linguagem é concebida como local por excelência da difusão e fixação de processos ideológicos na sociedade. Sua base teórica sustenta-se na consideração da linguagem como materialidade apropriada à veiculação da ideologia e, para atingir tal objetivo, este estudo apoiouse em autores como Mikhail Bakhtin (1997), Patrick Charaudeau (2009) Teun Van Dijk (2010), Marilena Chauí (2001) e Norman Fairclough (2008), dentre outros, que contribuíram para entender os recursos da linguagem e seu papel na reprodução e manipulação dos interesses sociais de um grupo. A pesquisa teve como base discursos gravados em vídeos e a propaganda televisiva do então candidato a governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, durante sua campanha eleitoral, veiculados no período eleitoral de 2010. Este trabalho resultou em revelar os artifícios utilizados em discursos políticos veiculados pela mídia, cujo objetivo é persuadir e manipular o comportamento do eleitor. Tal persuasão não é percebida claramente pelo cidadão comum, mas nele é introjetada como algo real ou como verdades que devem ser vividas e acreditadas, sobretudo em tempo de eleição, para atingir o eleitor e fazer com que o candidato saia vitorioso nas urnas.This paper has the objective of showing how language is conceived as local due to its excellence of diffusion and reinforcement of the ideological processes in society. Its theoretical basis is grounded on the view of language as materiality appropriate to the act of transmitting ideology, and in order to achieve such objective, this study is supported on authors like Mikhail Bakhtin (1997), Patrick Charaudeau (2009) Teun Van Dijk (2010), Marilena Chauí (2001) and Norman Fairclough (2008), among others, who contributed to the understanding of language resources and its role in the reproduction and manipulation of the social interests of a group. The research is based on recorded speeches on videos and television campaigns of the former governor of Distrito Federal, Agnelo Queiroz, during his candidacy, broadcasted in the 2010 electoral period. This paper has revealed the ploys used in political speeches broadcasted through different media whose objective is persuading and manipulating the behavior of the voter. Such persuasion is not clearly perceived by the common citizen, but it is introjected as something real or a truth which must be experienced and believed, above all throughout the elections, in order to affect the voter and make sure the candidate comes out victorious.Submitted by Maria José Martins (mmartins@ucb.br) on 2019-11-18T17:00:33Z No. of bitstreams: 1 SylviaMariadeFreitasMoreiraTCCLatoSensu2012.pdf: 727539 bytes, checksum: 70b080a081b940c2e4acb031cc051369 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-11-21T14:47:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SylviaMariadeFreitasMoreiraTCCLatoSensu2012.pdf: 727539 bytes, checksum: 70b080a081b940c2e4acb031cc051369 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-21T14:47:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SylviaMariadeFreitasMoreiraTCCLatoSensu2012.pdf: 727539 bytes, checksum: 70b080a081b940c2e4acb031cc051369 (MD5) Previous issue date: 2012porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Trabalhos de Conclusão de CursoUCBEspecialização em Leitura e Produção de TextosBrasilPós-Graduação Lato SensuCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLinguagemDiscurso políticoMídiaIdeologiaCampanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTSylviaMariadeFreitasMoreiraTCCLatoSensu2012.pdf.txtSylviaMariadeFreitasMoreiraTCCLatoSensu2012.pdf.txtExtracted texttext/plain152567https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12626/3/SylviaMariadeFreitasMoreiraTCCLatoSensu2012.pdf.txt635cd99348fe8ed1366797d6e55a0f6bMD53ORIGINALSylviaMariadeFreitasMoreiraTCCLatoSensu2012.pdfSylviaMariadeFreitasMoreiraTCCLatoSensu2012.pdfMonografiaapplication/pdf727539https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12626/1/SylviaMariadeFreitasMoreiraTCCLatoSensu2012.pdf70b080a081b940c2e4acb031cc051369MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12626/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/126262020-06-09 03:47:58.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Campanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologia
title Campanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologia
spellingShingle Campanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologia
Moreira, Sylvia Maria de Freitas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Linguagem
Discurso político
Mídia
Ideologia
title_short Campanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologia
title_full Campanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologia
title_fullStr Campanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologia
title_full_unstemmed Campanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologia
title_sort Campanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologia
author Moreira, Sylvia Maria de Freitas
author_facet Moreira, Sylvia Maria de Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conceição, Vera Lúcia Cordeiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Sylvia Maria de Freitas
contributor_str_mv Conceição, Vera Lúcia Cordeiro da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Linguagem
Discurso político
Mídia
Ideologia
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Discurso político
Mídia
Ideologia
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo demonstrar como a linguagem é concebida como local por excelência da difusão e fixação de processos ideológicos na sociedade. Sua base teórica sustenta-se na consideração da linguagem como materialidade apropriada à veiculação da ideologia e, para atingir tal objetivo, este estudo apoiouse em autores como Mikhail Bakhtin (1997), Patrick Charaudeau (2009) Teun Van Dijk (2010), Marilena Chauí (2001) e Norman Fairclough (2008), dentre outros, que contribuíram para entender os recursos da linguagem e seu papel na reprodução e manipulação dos interesses sociais de um grupo. A pesquisa teve como base discursos gravados em vídeos e a propaganda televisiva do então candidato a governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, durante sua campanha eleitoral, veiculados no período eleitoral de 2010. Este trabalho resultou em revelar os artifícios utilizados em discursos políticos veiculados pela mídia, cujo objetivo é persuadir e manipular o comportamento do eleitor. Tal persuasão não é percebida claramente pelo cidadão comum, mas nele é introjetada como algo real ou como verdades que devem ser vividas e acreditadas, sobretudo em tempo de eleição, para atingir o eleitor e fazer com que o candidato saia vitorioso nas urnas.
This paper has the objective of showing how language is conceived as local due to its excellence of diffusion and reinforcement of the ideological processes in society. Its theoretical basis is grounded on the view of language as materiality appropriate to the act of transmitting ideology, and in order to achieve such objective, this study is supported on authors like Mikhail Bakhtin (1997), Patrick Charaudeau (2009) Teun Van Dijk (2010), Marilena Chauí (2001) and Norman Fairclough (2008), among others, who contributed to the understanding of language resources and its role in the reproduction and manipulation of the social interests of a group. The research is based on recorded speeches on videos and television campaigns of the former governor of Distrito Federal, Agnelo Queiroz, during his candidacy, broadcasted in the 2010 electoral period. This paper has revealed the ploys used in political speeches broadcasted through different media whose objective is persuading and manipulating the behavior of the voter. Such persuasion is not clearly perceived by the common citizen, but it is introjected as something real or a truth which must be experienced and believed, above all throughout the elections, in order to affect the voter and make sure the candidate comes out victorious.
description Este trabalho tem por objetivo demonstrar como a linguagem é concebida como local por excelência da difusão e fixação de processos ideológicos na sociedade. Sua base teórica sustenta-se na consideração da linguagem como materialidade apropriada à veiculação da ideologia e, para atingir tal objetivo, este estudo apoiouse em autores como Mikhail Bakhtin (1997), Patrick Charaudeau (2009) Teun Van Dijk (2010), Marilena Chauí (2001) e Norman Fairclough (2008), dentre outros, que contribuíram para entender os recursos da linguagem e seu papel na reprodução e manipulação dos interesses sociais de um grupo. A pesquisa teve como base discursos gravados em vídeos e a propaganda televisiva do então candidato a governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, durante sua campanha eleitoral, veiculados no período eleitoral de 2010. Este trabalho resultou em revelar os artifícios utilizados em discursos políticos veiculados pela mídia, cujo objetivo é persuadir e manipular o comportamento do eleitor. Tal persuasão não é percebida claramente pelo cidadão comum, mas nele é introjetada como algo real ou como verdades que devem ser vividas e acreditadas, sobretudo em tempo de eleição, para atingir o eleitor e fazer com que o candidato saia vitorioso nas urnas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-21T14:47:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-18
2019-11-21T14:47:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, Sylvia Maria de Freitas. Campanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologia. 2012. 69 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Leitura e Produção de Textos) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12626
identifier_str_mv MOREIRA, Sylvia Maria de Freitas. Campanha política de 2010 do candidato Agnelo Queiroz para o governo do DF: discurso político, mídia e ideologia. 2012. 69 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Leitura e Produção de Textos) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
Especialização em Leitura e Produção de Textos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação Lato Sensu
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12626/3/SylviaMariadeFreitasMoreiraTCCLatoSensu2012.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12626/1/SylviaMariadeFreitasMoreiraTCCLatoSensu2012.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12626/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 635cd99348fe8ed1366797d6e55a0f6b
70b080a081b940c2e4acb031cc051369
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829919685378048