Análise crítica das práticas de letramento no gênero discursivo notícia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1380 |
Resumo: | Este trabalho estuda o fenômeno do letramento e suas representações por meio de debate teórico em que várias perspectivas ganham espaço no percurso aqui trilhado. O termo letramento, no início dos estudos brasileiros sobre o tema, esteve associado à alfabetização ao ponto de seus conceitos se confundirem, e esta pesquisa debate o olhar do letramento nessa perspectiva e revela que o fenômeno vai além. O conceito de letramento aqui utilizado tem suas bases nas práticas sociais, em que variantes sociais e culturais são determinantes nas práticas de leitura e escrita. Aprofundando a discussão sobre o tema, este trabalho discute os modelos autônomo e ideológico de letramento, propostos por Street (2005, apud ANDRADE 2008) e os associa a conceitos de letramento aqui debatidos. A partir disso, a Teoria Social do Letramento de Barton e Hamilton (1998: 7, apud CARVALHO, 2006: 26-27) aparece no debate e revela o caráter ideológico do fenômeno do letramento, em que práticas de leitura e escrita significam o mundo de maneira a servir a interesses de instituições de poder, sofrendo interferência de aspectos como tempo, lugar, espaço, etc. Sob essa ótica, este trabalho faz a integração da Teoria do Letramento Social com a Teoria Social do Discurso ou Análise de Discurso Crítica (ADC), preconizada por Fairclough (2001). Nessa integração, o conceito de discurso, proposto pela ADC, e o de letramento se aproximam por suas vertentes sociais e ideológicas. Sendo de caráter teórico-metodológica, a ADC oferece as categorias analíticas que vão revelar a prática social e ideológica do gênero discursivo notícia, em que dois textos de jornais diferentes serão analisados. Com isso, é possível perceber que as práticas de leitura e escrita do gênero notícia são moldadas pelas instituições jornalísticas, cada uma segundo suas relações ideológicas, a fim de criar ou manter relações de poder frente a seus leitores. |
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Andrade, Thiago de Queiroz.Carvalho, Christine Maria Soares deSilva, Vânia de AquinoConceição, Vera Lúcia Cordeiro daCarvalho, Christine Maria Soares de2013-08-21T10:42:05Z2016-10-10T03:54:05Z2013-08-21T10:42:05Z2016-10-10T03:54:05Z2013-08-212012-12-10https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1380Este trabalho estuda o fenômeno do letramento e suas representações por meio de debate teórico em que várias perspectivas ganham espaço no percurso aqui trilhado. O termo letramento, no início dos estudos brasileiros sobre o tema, esteve associado à alfabetização ao ponto de seus conceitos se confundirem, e esta pesquisa debate o olhar do letramento nessa perspectiva e revela que o fenômeno vai além. O conceito de letramento aqui utilizado tem suas bases nas práticas sociais, em que variantes sociais e culturais são determinantes nas práticas de leitura e escrita. 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The concept of literacy used here has their basis in social practices in social and cultural variants that are determinant in the practices of reading and writing. Furthering the discussion on the topic, this work discusses the autonomous and ideological models of literacy proposed by Street (2005, apud ANDRADE 2008) and associates them with literacy concepts discussed here. From this, the Theory of Social Literacy Barton and Hamilton (1998: 7, cited in OAK, 2006: 26-27) appears in the debate and reveals the ideological character of the phenomenon of literacy, where reading and writing practices mean the world in order to serve the interests of institutions of power, suffering interference of aspects such as time, place, space, and others. In this point of view, this work is the integration of the Theory of Social Literacy with Social Theory of Speech and Critical Discourse Analysis (CDA), advocated by Fairclough (2001). In this integration, the concept of discourse proposed by ADC, and the literacy approach for its social and ideological. In a context of a theoretical-methodological, ADC offers the analytical categories that will reveal the social practice of ideological and discursive genre news that two texts of different newspapers will be analyzed. With this, you can see that the practices of reading and writing the news genre are shaped by journalistic institutions, each according to their ideological relations in order to establish or maintain power in front of readers.Submitted by SAMUEL SOUSA MACHADO MACHADO (samuels@ucb.br) on 2012-12-19T18:02:49Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Thiago de Queiroz Andrade 19-12-12.pdf: 306474 bytes, checksum: 674866e8de78eae1fb55628a65c1cce6 (MD5) Thiago de Queiroz Andrade 19-12-12.pdf: 1392073 bytes, checksum: 5ec8e954411904298a7b5087837936b1 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-08-21T10:42:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Thiago de Queiroz Andrade 19-12-12.pdf: 306474 bytes, checksum: 674866e8de78eae1fb55628a65c1cce6 (MD5) Thiago de Queiroz Andrade 19-12-12.pdf: 1392073 bytes, checksum: 5ec8e954411904298a7b5087837936b1 (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-21T10:42:05Z (GMT). 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Este trabalho estuda o fenômeno do letramento e suas representações por meio de debate teórico em que várias perspectivas ganham espaço no percurso aqui trilhado. O termo letramento, no início dos estudos brasileiros sobre o tema, esteve associado à alfabetização ao ponto de seus conceitos se confundirem, e esta pesquisa debate o olhar do letramento nessa perspectiva e revela que o fenômeno vai além. O conceito de letramento aqui utilizado tem suas bases nas práticas sociais, em que variantes sociais e culturais são determinantes nas práticas de leitura e escrita. Aprofundando a discussão sobre o tema, este trabalho discute os modelos autônomo e ideológico de letramento, propostos por Street (2005, apud ANDRADE 2008) e os associa a conceitos de letramento aqui debatidos. A partir disso, a Teoria Social do Letramento de Barton e Hamilton (1998: 7, apud CARVALHO, 2006: 26-27) aparece no debate e revela o caráter ideológico do fenômeno do letramento, em que práticas de leitura e escrita significam o mundo de maneira a servir a interesses de instituições de poder, sofrendo interferência de aspectos como tempo, lugar, espaço, etc. Sob essa ótica, este trabalho faz a integração da Teoria do Letramento Social com a Teoria Social do Discurso ou Análise de Discurso Crítica (ADC), preconizada por Fairclough (2001). Nessa integração, o conceito de discurso, proposto pela ADC, e o de letramento se aproximam por suas vertentes sociais e ideológicas. Sendo de caráter teórico-metodológica, a ADC oferece as categorias analíticas que vão revelar a prática social e ideológica do gênero discursivo notícia, em que dois textos de jornais diferentes serão analisados. Com isso, é possível perceber que as práticas de leitura e escrita do gênero notícia são moldadas pelas instituições jornalísticas, cada uma segundo suas relações ideológicas, a fim de criar ou manter relações de poder frente a seus leitores. |
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