Verificação da adequação das rotulagens de cosméticos comercializados no Brasil às necessidades do usuário, considerando a população estudada e à legislação vigente
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Data de Publicação: | 2012 |
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Costa, Rissa Ramos2016-10-10T03:45:49Z2016-10-10T03:45:49Z2012COSTA, Rissa Ramos. Verificação da adequação das rotulagens de cosméticos comercializados no Brasil às necessidades do usuário, considerando a população estudada e à legislação vigente. 2012. 98 f. Monografia (Farmácia). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/6821FarmáciaO objetivo desta pesquisa foi analisar se os rótulos de cosméticos comercializados no País, elaborados de acordo com a legislação vigente, estão adequados às necessidades do usuário. Foi realizado um estudo transversal por meio de uma pesquisa de campo que teve como instrumento principal a aplicação do questionário. O questionário, com 16 questões, abordou a concepção do usuário quanto ao que é cosmético e sua relação de consumo com o mesmo, envolvendo principalmente, hábitos de compra, rotulagem e embalagem. O questionário foi aplicado a estudantes de 25 cursos regulares de graduação da Universidade Católica de Brasília, no período de 20 de fevereiro a 09 de março de 2012, em dias letivos, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Ao todo, participaram do estudo 308 voluntários, sendo 170 mulheres e 138 homens. Este estudo mostrou que a população estudada não soube definir adequadamente o que é cosmético, não está completamente consciente dos riscos à saúde associados ao uso de cosméticos, bem como não conhece os principais itens que devem estar presentes nos rótulos, dando pouco valor a essa fonte de informação. O estudo evidenciou, ainda, que rótulos de cosméticos, mesmo estando em harmonia com a legislação vigente, não estão adequados para fornecer as informações necessárias aos usuários quanto à forma de uso, indicação e ocorrência de reações adversas, indicando a necessidade de modificações, especialmente na legislação vigente, para que possa proteger o consumidor nessa relação de consumo.Made available in DSpace on 2016-10-10T03:45:49Z (GMT). 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