A técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Dourado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Gabriella Oliveira e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8617
Resumo: A refletorização, técnica já usada há muito tempo, foi, de certa forma, redescoberta por Gustave Flaubert, e ganhou evidência a partir do romance Madame Bovary (1857). Essa técnica tem por finalidade refletir a consciência, fazendo com que os acontecimentos da obra sejam tirados do holofote e colocando em destaque as mudanças que esses acontecimentos provocam na vida e percepção de mundo dos personagens. São inúmeras as obras em que a refletorização está presente, como exemplo, podemos citar: Madame Bovary, Os Embaixadores e O Risco do Bordado. Gustave Flaubert, Henry James e Autran Dourado são romancistas de épocas e lugares diferentes, mas suas obras se encontram pela tradição narrativa em que estão escritas. Tradição em que a encenação dramática é mais importante que os acontecimentos. Apesar de usarem a mesma técnica cada obra é original e única, pois cada um dos autores coloca suas particularidades no romance que escreve.
id UCB-2_d73db8c33cec8b7ed385779c036c9ecc
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8617
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Silva, Robson André daSilva, Ana Gabriella Oliveira e2017-07-05T12:36:20Z2017-07-042017-07-05T12:36:20Z2015SILVA, Ana Gabriella Oliveira e. A técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Dourado. 2015. 41 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8617A refletorização, técnica já usada há muito tempo, foi, de certa forma, redescoberta por Gustave Flaubert, e ganhou evidência a partir do romance Madame Bovary (1857). Essa técnica tem por finalidade refletir a consciência, fazendo com que os acontecimentos da obra sejam tirados do holofote e colocando em destaque as mudanças que esses acontecimentos provocam na vida e percepção de mundo dos personagens. São inúmeras as obras em que a refletorização está presente, como exemplo, podemos citar: Madame Bovary, Os Embaixadores e O Risco do Bordado. Gustave Flaubert, Henry James e Autran Dourado são romancistas de épocas e lugares diferentes, mas suas obras se encontram pela tradição narrativa em que estão escritas. Tradição em que a encenação dramática é mais importante que os acontecimentos. Apesar de usarem a mesma técnica cada obra é original e única, pois cada um dos autores coloca suas particularidades no romance que escreve.The stream-of-consciousness, technique already used long ago, was, in a sense, rediscovered by Gustave Flaubert, and gained evidence from the novel Madame Bovary (1857). This technique which aims to reflect the conscience, making the events of romance are removed from the spotlight and by highlighting the changes that these events have on the life and perception of world the characters. There are numerous works in which the stream-of-consciousness is present, for example: Madame Bovary, The Ambassadors and O Risco do Bordado. Gustave Flaubert, Henry James and Autran Dourado are novelists from different times and places, but his works coincide the narrative tradition in which they are written. Tradition in which dramatic staging is more important the events that. Although they use the same technique each work is unique, because each author puts its peculiarities in the novel writing.Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-07-04T18:26:09Z No. of bitstreams: 1 AnaGabriellaOliveiraESilva.pdf: 417574 bytes, checksum: 4b767f67acf0870611cbdf17619236e2 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-05T12:36:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AnaGabriellaOliveiraESilva.pdf: 417574 bytes, checksum: 4b767f67acf0870611cbdf17619236e2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-05T12:36:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnaGabriellaOliveiraESilva.pdf: 417574 bytes, checksum: 4b767f67acf0870611cbdf17619236e2 (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Católica de BrasíliaLetras (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASRomance modernoTécnica literáriaConsciênciaA técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Douradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALAnaGabriellaOliveiraESilva.pdfAnaGabriellaOliveiraESilva.pdfMonografiaapplication/pdf417574https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8617/1/AnaGabriellaOliveiraESilva.pdf4b767f67acf0870611cbdf17619236e2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8617/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTAnaGabriellaOliveiraESilva.pdf.txtAnaGabriellaOliveiraESilva.pdf.txtExtracted texttext/plain80486https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8617/3/AnaGabriellaOliveiraESilva.pdf.txt403cd5436d1ffa08cd507a030d8a0c61MD53123456789/86172017-07-06 01:04:10.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Dourado
title A técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Dourado
spellingShingle A técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Dourado
Silva, Ana Gabriella Oliveira e
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Romance moderno
Técnica literária
Consciência
title_short A técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Dourado
title_full A técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Dourado
title_fullStr A técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Dourado
title_full_unstemmed A técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Dourado
title_sort A técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Dourado
author Silva, Ana Gabriella Oliveira e
author_facet Silva, Ana Gabriella Oliveira e
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Robson André da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Gabriella Oliveira e
contributor_str_mv Silva, Robson André da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Romance moderno
Técnica literária
Consciência
dc.subject.por.fl_str_mv Romance moderno
Técnica literária
Consciência
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A refletorização, técnica já usada há muito tempo, foi, de certa forma, redescoberta por Gustave Flaubert, e ganhou evidência a partir do romance Madame Bovary (1857). Essa técnica tem por finalidade refletir a consciência, fazendo com que os acontecimentos da obra sejam tirados do holofote e colocando em destaque as mudanças que esses acontecimentos provocam na vida e percepção de mundo dos personagens. São inúmeras as obras em que a refletorização está presente, como exemplo, podemos citar: Madame Bovary, Os Embaixadores e O Risco do Bordado. Gustave Flaubert, Henry James e Autran Dourado são romancistas de épocas e lugares diferentes, mas suas obras se encontram pela tradição narrativa em que estão escritas. Tradição em que a encenação dramática é mais importante que os acontecimentos. Apesar de usarem a mesma técnica cada obra é original e única, pois cada um dos autores coloca suas particularidades no romance que escreve.
The stream-of-consciousness, technique already used long ago, was, in a sense, rediscovered by Gustave Flaubert, and gained evidence from the novel Madame Bovary (1857). This technique which aims to reflect the conscience, making the events of romance are removed from the spotlight and by highlighting the changes that these events have on the life and perception of world the characters. There are numerous works in which the stream-of-consciousness is present, for example: Madame Bovary, The Ambassadors and O Risco do Bordado. Gustave Flaubert, Henry James and Autran Dourado are novelists from different times and places, but his works coincide the narrative tradition in which they are written. Tradition in which dramatic staging is more important the events that. Although they use the same technique each work is unique, because each author puts its peculiarities in the novel writing.
description A refletorização, técnica já usada há muito tempo, foi, de certa forma, redescoberta por Gustave Flaubert, e ganhou evidência a partir do romance Madame Bovary (1857). Essa técnica tem por finalidade refletir a consciência, fazendo com que os acontecimentos da obra sejam tirados do holofote e colocando em destaque as mudanças que esses acontecimentos provocam na vida e percepção de mundo dos personagens. São inúmeras as obras em que a refletorização está presente, como exemplo, podemos citar: Madame Bovary, Os Embaixadores e O Risco do Bordado. Gustave Flaubert, Henry James e Autran Dourado são romancistas de épocas e lugares diferentes, mas suas obras se encontram pela tradição narrativa em que estão escritas. Tradição em que a encenação dramática é mais importante que os acontecimentos. Apesar de usarem a mesma técnica cada obra é original e única, pois cada um dos autores coloca suas particularidades no romance que escreve.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-05T12:36:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-04
2017-07-05T12:36:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ana Gabriella Oliveira e. A técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Dourado. 2015. 41 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8617
identifier_str_mv SILVA, Ana Gabriella Oliveira e. A técnica da refletorização em O Risco do Bordado, de Autran Dourado. 2015. 41 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8617/1/AnaGabriellaOliveiraESilva.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8617/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8617/3/AnaGabriellaOliveiraESilva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b767f67acf0870611cbdf17619236e2
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
403cd5436d1ffa08cd507a030d8a0c61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829869034962944