Estudo de simulações numéricas para solução de problemas de advecçao em transporte de contaminantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessego, Fernanda Lorrane Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10931
Resumo: Esta pesquisa buscou avaliar o fenômeno de advecção para estudo de transporte de contaminantes em meios porosos por meio de simulações numéricas utilizando o Método das Diferenças Finitas. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi feita a implementação em planilha no software Microsoft Office Excel© versão 2013 de diferentes tipos de solução numérica para o problema de advecção. Foram verificadas a solução com diferenças em avanço no tempo e centrada no espaço, a solução com diferenças em avanço no tempo e atraso no espaço, e o método de Lax- Wendroff. Dentre os métodos pesquisados, concluiu-se que o método de Lax- Wendroff é o mais estável numericamente para a representação do fenômeno de advecção e o mais adequado para a estabilidade da pluma de contaminantes. Em seguida, procedeu-se à análise de sensibilidade do número de Courant; verificou-se a estabilidade da solução por meio do método de Lax-Wendroff conquanto à relação de concentração usada como referência para as análises. Percebeu-se que esta solução numérica é considerada adequada para valores de número de Courant mais próximos a um, haja vista sua relação entre distância numérica e distância real de transporte de contaminantes. Finalmente, foram apresentadas algumas limitações deste estudo e recomendações para futuras pesquisas.
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Em seguida, procedeu-se à análise de sensibilidade do número de Courant; verificou-se a estabilidade da solução por meio do método de Lax-Wendroff conquanto à relação de concentração usada como referência para as análises. Percebeu-se que esta solução numérica é considerada adequada para valores de número de Courant mais próximos a um, haja vista sua relação entre distância numérica e distância real de transporte de contaminantes. Finalmente, foram apresentadas algumas limitações deste estudo e recomendações para futuras pesquisas.porUniversidade Católica de BrasíliaEngenharia Civil (Graduação)UCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILMétodo das diferenças finitasMétodo de Lax- WendroffTransporte de contaminantesAdvecçãoEstudo de simulações numéricas para solução de problemas de advecçao em transporte de contaminantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTFernandaLorraneSantosPessegoTCCGraduacao2017.pdf.txtFernandaLorraneSantosPessegoTCCGraduacao2017.pdf.txtExtracted texttext/plain46254https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10931/3/FernandaLorraneSantosPessegoTCCGraduacao2017.pdf.txt62e57144e9a906033d868f216c2d8579MD53ORIGINALFernandaLorraneSantosPessegoTCCGraduacao2017.pdfFernandaLorraneSantosPessegoTCCGraduacao2017.pdfArtigoapplication/pdf1149608https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10931/1/FernandaLorraneSantosPessegoTCCGraduacao2017.pdfdbe2de748930663b6cbfc26a4492b571MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10931/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/109312020-06-09 03:28:58.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
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description Esta pesquisa buscou avaliar o fenômeno de advecção para estudo de transporte de contaminantes em meios porosos por meio de simulações numéricas utilizando o Método das Diferenças Finitas. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi feita a implementação em planilha no software Microsoft Office Excel© versão 2013 de diferentes tipos de solução numérica para o problema de advecção. Foram verificadas a solução com diferenças em avanço no tempo e centrada no espaço, a solução com diferenças em avanço no tempo e atraso no espaço, e o método de Lax- Wendroff. Dentre os métodos pesquisados, concluiu-se que o método de Lax- Wendroff é o mais estável numericamente para a representação do fenômeno de advecção e o mais adequado para a estabilidade da pluma de contaminantes. Em seguida, procedeu-se à análise de sensibilidade do número de Courant; verificou-se a estabilidade da solução por meio do método de Lax-Wendroff conquanto à relação de concentração usada como referência para as análises. Percebeu-se que esta solução numérica é considerada adequada para valores de número de Courant mais próximos a um, haja vista sua relação entre distância numérica e distância real de transporte de contaminantes. Finalmente, foram apresentadas algumas limitações deste estudo e recomendações para futuras pesquisas.
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