Perfil Epidemiológico dos motociclistas do Distrito Federal
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Data de Publicação: | 2013 |
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Mendonça, Leonardo Borges2015-05-20T21:25:17Z2016-10-10T03:44:42Z2015-05-20T21:25:17Z2016-10-10T03:44:42Z2013MENDONÇA, Leonardo Borges. Perfil Epidemiológico dos motociclistas do Distrito Federal. 2013. 20 f. Monografia (Enfermagem). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5292EnfermagemIntrodução: No Brasil ocorre anualmente milhões de acidentes de transito. Cerca de dois terços dos leitos hospitalares dos setores de ortopedia e traumatologia são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. Pedestres, os ciclistas e os motociclistas, estes representam mais de 50% dos mortos no trânsito. A mortalidade por acidentes envolvendo motos e os problemas gerados nos feridos por esses acidentes, dada a vulnerabilidade tanto do motociclista como do seu passageiro, se tornou um problema de saúde pública tanto no Brasil como em outros países. Metodologia: Tipo de estudo: Estudo exploratório de série temporal da mortalidade de motociclistas traumatizados em acidentes de transporte (ATT) no DF no período de 2010 a 2012. A partir de dados do Informativo nº 5, expedido pela Gerência de Estatística de Acidentes de Trânsito – GEREST do DETRAN/DF, composto e obtido no GDF/SSP/DETRAN/DIRSET em 22/06/2011. Podendo ser observado no site do DETRAN do Distrito Federal, www.detran.df.gov.br . O estudo foi realizado em todo o Distrito Federal entre o período de 2010 a 2012. Resultados: Esse trabalho pretende fazer um levantamento do perfil epidemiológico dos motociclistas do Distrito Federal, abordando as principais características e fatos que identificam a importância de uma melhor educação e preparação dos atuais e futuros condutores de moto. Discussão: São discutidas as variáveis, como evolução da frota de veículos, a série histórica de acidentes fatais, cidades com mais acidentes em vias urbanas. Motociclistas mortos por mês, por sexo, por faixa etária e o tipo de via. Os dados serão agrupados em números e percentual sendo comparados, analisados e expostos em forma textual e gráfica segundo as variáveis estudadas. 4 Conclusão: A situação é preocupante, os números só vêm aumentando e mostrando a ineficiência das autoescolas, da fiscalização. A imprudência é o ponto mais forte , já que o comportamento do motociclista no trânsito é a principal causa dos acidentes.Submitted by Franciene Cerqueira Silva (franciene.silva@ucb.br) on 2014-12-06T17:05:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Leonardo Borges Mendonça.pdf: 357367 bytes, checksum: a2aebfdf0773ce97feb82d9df9fa527e (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2015-05-20T21:25:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Leonardo Borges Mendonça.pdf: 357367 bytes, checksum: a2aebfdf0773ce97feb82d9df9fa527e (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-20T21:25:17Z (GMT). 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