A educação para a morte no Conto dos Três Irmãos
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9721 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a morte e o morrer, a partir da análise dos elementos simbólicos da obra 'O Conto dos Três Irmãos' (Rolling, 2008), tendo como aporte teórico a psicologia analítica, tomando na proposta a Educação para a Morte, e considerando as produções literárias e cinematográficas como importantes mediadores da Educação para a Sensibilidade. Para compreender a arte literária como elemento importante no que se refere o psiquismo e suas elaborações, foi utilizada a técnica de ampliação de imagem para interpretar os significados deste conto e entender a implicação das narrativas no meio psíquico que trazem referências simbólicas no campo da educação para a morte. A análise simbólica teve como foco cada um dos três irmãos Piverell e as respectivas Relíquias da Morte (Varinha das Varinhas, Pedra da Ressurreição e Capa de Invisibilidade). Como resultado, os elementos simbólicos trouxeram pistas importantes de formas de relação humana com a morte e o morrer, pistas que foram integradas em uma proposta de intervenção com o uso de vídeo/cinema como mediador da Educação para a Sensibilidade, objetivando produção emocional, vivencial e reflexões existenciais que fazem parte da Educação para a Morte. |
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Turra, VirgíniaBezerra, Ygor Amário2017-07-31T14:16:18Z2017-07-212017-07-31T14:16:18Z2016-12BEZERRA, Ygor Amário. A educação para a morte no Conto dos Três Irmãos. 2016. 38 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9721Este trabalho tem como tema a morte e o morrer, a partir da análise dos elementos simbólicos da obra 'O Conto dos Três Irmãos' (Rolling, 2008), tendo como aporte teórico a psicologia analítica, tomando na proposta a Educação para a Morte, e considerando as produções literárias e cinematográficas como importantes mediadores da Educação para a Sensibilidade. Para compreender a arte literária como elemento importante no que se refere o psiquismo e suas elaborações, foi utilizada a técnica de ampliação de imagem para interpretar os significados deste conto e entender a implicação das narrativas no meio psíquico que trazem referências simbólicas no campo da educação para a morte. A análise simbólica teve como foco cada um dos três irmãos Piverell e as respectivas Relíquias da Morte (Varinha das Varinhas, Pedra da Ressurreição e Capa de Invisibilidade). Como resultado, os elementos simbólicos trouxeram pistas importantes de formas de relação humana com a morte e o morrer, pistas que foram integradas em uma proposta de intervenção com o uso de vídeo/cinema como mediador da Educação para a Sensibilidade, objetivando produção emocional, vivencial e reflexões existenciais que fazem parte da Educação para a Morte.This work has as theme the death and the act of dying under the symbolic elements from the work of ‘The Tale of The Three Brothers’ (Rowling, 2008) having as approach the theory of analytic psychology, taking as proposal the education for the death, and considering the literary productions and cinematographic as important mediators of education for the sensitivity. To comprehend the literary art as relevant matter that refers to the psychic and yours elaborations, was utilized as method the image enlargement for interpret the meanings from this tale and understand the implication of the narrative on psychic field that brings symbolic references on the environment of education to the death. The symbolic analysis had as focus each one of the three brothers Piverell and the following “Deathly Hallows” (The Elder Wand, The Resurrection Stone and The Cloak of Invisibility). As result, the symbolic elements brought significant clues of human relation with the death and the act of dying, clues that were integrated on an intervention proposal using a video/cinema as mediator to education for the sensitivity, pointing emotional production, vivid and existential reflections that makes part of education for the death.Submitted by maikon ornelas (maikon.ornelas@ucb.br) on 2017-07-21T18:33:31Z No. of bitstreams: 1 YgorAmárioBezerraTCCGraduação2016.pdf: 695531 bytes, checksum: 30b44b217bc732b852616e5d41054f55 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-31T14:16:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 YgorAmárioBezerraTCCGraduação2016.pdf: 695531 bytes, checksum: 30b44b217bc732b852616e5d41054f55 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-31T14:16:18Z (GMT). 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Este trabalho tem como tema a morte e o morrer, a partir da análise dos elementos simbólicos da obra 'O Conto dos Três Irmãos' (Rolling, 2008), tendo como aporte teórico a psicologia analítica, tomando na proposta a Educação para a Morte, e considerando as produções literárias e cinematográficas como importantes mediadores da Educação para a Sensibilidade. Para compreender a arte literária como elemento importante no que se refere o psiquismo e suas elaborações, foi utilizada a técnica de ampliação de imagem para interpretar os significados deste conto e entender a implicação das narrativas no meio psíquico que trazem referências simbólicas no campo da educação para a morte. A análise simbólica teve como foco cada um dos três irmãos Piverell e as respectivas Relíquias da Morte (Varinha das Varinhas, Pedra da Ressurreição e Capa de Invisibilidade). Como resultado, os elementos simbólicos trouxeram pistas importantes de formas de relação humana com a morte e o morrer, pistas que foram integradas em uma proposta de intervenção com o uso de vídeo/cinema como mediador da Educação para a Sensibilidade, objetivando produção emocional, vivencial e reflexões existenciais que fazem parte da Educação para a Morte. This work has as theme the death and the act of dying under the symbolic elements from the work of ‘The Tale of The Three Brothers’ (Rowling, 2008) having as approach the theory of analytic psychology, taking as proposal the education for the death, and considering the literary productions and cinematographic as important mediators of education for the sensitivity. To comprehend the literary art as relevant matter that refers to the psychic and yours elaborations, was utilized as method the image enlargement for interpret the meanings from this tale and understand the implication of the narrative on psychic field that brings symbolic references on the environment of education to the death. The symbolic analysis had as focus each one of the three brothers Piverell and the following “Deathly Hallows” (The Elder Wand, The Resurrection Stone and The Cloak of Invisibility). As result, the symbolic elements brought significant clues of human relation with the death and the act of dying, clues that were integrated on an intervention proposal using a video/cinema as mediator to education for the sensitivity, pointing emotional production, vivid and existential reflections that makes part of education for the death. |
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Este trabalho tem como tema a morte e o morrer, a partir da análise dos elementos simbólicos da obra 'O Conto dos Três Irmãos' (Rolling, 2008), tendo como aporte teórico a psicologia analítica, tomando na proposta a Educação para a Morte, e considerando as produções literárias e cinematográficas como importantes mediadores da Educação para a Sensibilidade. Para compreender a arte literária como elemento importante no que se refere o psiquismo e suas elaborações, foi utilizada a técnica de ampliação de imagem para interpretar os significados deste conto e entender a implicação das narrativas no meio psíquico que trazem referências simbólicas no campo da educação para a morte. A análise simbólica teve como foco cada um dos três irmãos Piverell e as respectivas Relíquias da Morte (Varinha das Varinhas, Pedra da Ressurreição e Capa de Invisibilidade). Como resultado, os elementos simbólicos trouxeram pistas importantes de formas de relação humana com a morte e o morrer, pistas que foram integradas em uma proposta de intervenção com o uso de vídeo/cinema como mediador da Educação para a Sensibilidade, objetivando produção emocional, vivencial e reflexões existenciais que fazem parte da Educação para a Morte. |
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