Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12951 |
Resumo: | Com a realização de grandes eventos no Brasil como os Jogos Pan Americanos (2007), a Copa do Mundo FIFA (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), ficou evidente a ineficiência dos aeroportos principalmente após acidentes aéreos e desordem nos terminais aeroportuários. Deste modo, em 2011 o Governo Federal decidiu conceder os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos à iniciativa privada como alternativa de curto prazo para melhora na qualidade de atendimento aos passageiros. A medição dos níveis de serviço em aeroportos é realizada para identificar possíveis ações a serem executadas para melhorar a operação de um aeroporto. Portanto, no presente artigo levantou informações acerca das transformações ocorridas nos aeroportos concedidos de forma que seja determinado se a mudança no modelo de gestão foi bem-sucedida. Para tal foram utilizados dados disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e um formulário virtual elaborado pelos autores desse trabalho. Por meio dos resultados obtidos, observou-se variação no número de passageiros, carga e aeronaves movimentadas no período estudado e uma melhora na avaliação dos usuários acerca da qualidade dos aeroportos estudados. |
id |
UCB-2_e4c6af681ab665287eba87b61c58fe19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12951 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Carvalho Júnior, Edson Benício deAlves, Diogo de SousaMachado, Matheus Oliveira Mota2020-03-30T23:14:41Z2020-03-282020-03-30T23:14:41Z2019-12-05ALVES, Diogo de Sousa; MACHADO, Matheus Oliveira Mota. Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos. 2019. 31 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12951Com a realização de grandes eventos no Brasil como os Jogos Pan Americanos (2007), a Copa do Mundo FIFA (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), ficou evidente a ineficiência dos aeroportos principalmente após acidentes aéreos e desordem nos terminais aeroportuários. Deste modo, em 2011 o Governo Federal decidiu conceder os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos à iniciativa privada como alternativa de curto prazo para melhora na qualidade de atendimento aos passageiros. A medição dos níveis de serviço em aeroportos é realizada para identificar possíveis ações a serem executadas para melhorar a operação de um aeroporto. Portanto, no presente artigo levantou informações acerca das transformações ocorridas nos aeroportos concedidos de forma que seja determinado se a mudança no modelo de gestão foi bem-sucedida. Para tal foram utilizados dados disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e um formulário virtual elaborado pelos autores desse trabalho. Por meio dos resultados obtidos, observou-se variação no número de passageiros, carga e aeronaves movimentadas no período estudado e uma melhora na avaliação dos usuários acerca da qualidade dos aeroportos estudados.With the achievement of great events in Brazil like the Pan American Games (2007), FIFA World Cup (2014) and the Olympic Games (2016), the inefficiencies of brazilian airports became evident, mainly after air crashs and chaos at the airport terminals. As a result, in 2011 the Federal Government of Brazil decides to grant Brasília, Guarulhos and Viracopos airports as a short term alternative to improve the passenger service quality. The measurement of service levels in airports is perfomed to indentify possible actions to be taken to improve the airport operations. Therefore, this article raised information about the changes occurred in the granted airports in such a way that it is determined if the change in management model was successful. For this purpose, informations were collected from the Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) and using a virtual form prepared by the authors of this task. Through the obtained results, it was observed variation in the number of passengers, cargo and aircraft moved in the studied period and an improvement in the users evaluation about the quality of the studied airports.Submitted by Cassimira Moura (cassis@ucb.br) on 2020-03-28T16:53:45Z No. of bitstreams: 1 DiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdf: 1702717 bytes, checksum: 0c28a454086844748689ea39a9d2c135 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-30T23:14:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdf: 1702717 bytes, checksum: 0c28a454086844748689ea39a9d2c135 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-30T23:14:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdf: 1702717 bytes, checksum: 0c28a454086844748689ea39a9d2c135 (MD5) Previous issue date: 2019-12-05porUniversidade Católica de BrasíliaEngenharia Civil (Graduação)UCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::ENGENHARIASAeroportosPrivatizaçãoAnálise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracoposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTDiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdf.txtDiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdf.txtExtracted texttext/plain50725https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12951/3/DiogodeSousaAlvesTCCGraduac%c3%a3o2019.pdf.txtc939144e7396ac74de0ce1b236ce6b1dMD53ORIGINALDiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdfDiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdfArtigoapplication/pdf1702717https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12951/1/DiogodeSousaAlvesTCCGraduac%c3%a3o2019.pdf0c28a454086844748689ea39a9d2c135MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12951/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/129512020-06-09 03:53:37.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos |
title |
Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos |
spellingShingle |
Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos Alves, Diogo de Sousa CNPQ::ENGENHARIAS Aeroportos Privatização |
title_short |
Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos |
title_full |
Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos |
title_fullStr |
Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos |
title_full_unstemmed |
Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos |
title_sort |
Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos |
author |
Alves, Diogo de Sousa |
author_facet |
Alves, Diogo de Sousa Machado, Matheus Oliveira Mota |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Matheus Oliveira Mota |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho Júnior, Edson Benício de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Diogo de Sousa Machado, Matheus Oliveira Mota |
contributor_str_mv |
Carvalho Júnior, Edson Benício de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Aeroportos Privatização |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aeroportos Privatização |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Com a realização de grandes eventos no Brasil como os Jogos Pan Americanos (2007), a Copa do Mundo FIFA (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), ficou evidente a ineficiência dos aeroportos principalmente após acidentes aéreos e desordem nos terminais aeroportuários. Deste modo, em 2011 o Governo Federal decidiu conceder os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos à iniciativa privada como alternativa de curto prazo para melhora na qualidade de atendimento aos passageiros. A medição dos níveis de serviço em aeroportos é realizada para identificar possíveis ações a serem executadas para melhorar a operação de um aeroporto. Portanto, no presente artigo levantou informações acerca das transformações ocorridas nos aeroportos concedidos de forma que seja determinado se a mudança no modelo de gestão foi bem-sucedida. Para tal foram utilizados dados disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e um formulário virtual elaborado pelos autores desse trabalho. Por meio dos resultados obtidos, observou-se variação no número de passageiros, carga e aeronaves movimentadas no período estudado e uma melhora na avaliação dos usuários acerca da qualidade dos aeroportos estudados. With the achievement of great events in Brazil like the Pan American Games (2007), FIFA World Cup (2014) and the Olympic Games (2016), the inefficiencies of brazilian airports became evident, mainly after air crashs and chaos at the airport terminals. As a result, in 2011 the Federal Government of Brazil decides to grant Brasília, Guarulhos and Viracopos airports as a short term alternative to improve the passenger service quality. The measurement of service levels in airports is perfomed to indentify possible actions to be taken to improve the airport operations. Therefore, this article raised information about the changes occurred in the granted airports in such a way that it is determined if the change in management model was successful. For this purpose, informations were collected from the Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) and using a virtual form prepared by the authors of this task. Through the obtained results, it was observed variation in the number of passengers, cargo and aircraft moved in the studied period and an improvement in the users evaluation about the quality of the studied airports. |
description |
Com a realização de grandes eventos no Brasil como os Jogos Pan Americanos (2007), a Copa do Mundo FIFA (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), ficou evidente a ineficiência dos aeroportos principalmente após acidentes aéreos e desordem nos terminais aeroportuários. Deste modo, em 2011 o Governo Federal decidiu conceder os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos à iniciativa privada como alternativa de curto prazo para melhora na qualidade de atendimento aos passageiros. A medição dos níveis de serviço em aeroportos é realizada para identificar possíveis ações a serem executadas para melhorar a operação de um aeroporto. Portanto, no presente artigo levantou informações acerca das transformações ocorridas nos aeroportos concedidos de forma que seja determinado se a mudança no modelo de gestão foi bem-sucedida. Para tal foram utilizados dados disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e um formulário virtual elaborado pelos autores desse trabalho. Por meio dos resultados obtidos, observou-se variação no número de passageiros, carga e aeronaves movimentadas no período estudado e uma melhora na avaliação dos usuários acerca da qualidade dos aeroportos estudados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-30T23:14:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-28 2020-03-30T23:14:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Diogo de Sousa; MACHADO, Matheus Oliveira Mota. Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos. 2019. 31 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12951 |
identifier_str_mv |
ALVES, Diogo de Sousa; MACHADO, Matheus Oliveira Mota. Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos. 2019. 31 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Civil (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12951/3/DiogodeSousaAlvesTCCGraduac%c3%a3o2019.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12951/1/DiogodeSousaAlvesTCCGraduac%c3%a3o2019.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12951/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c939144e7396ac74de0ce1b236ce6b1d 0c28a454086844748689ea39a9d2c135 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829922867806208 |