Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Diogo de Sousa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado, Matheus Oliveira Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12951
Resumo: Com a realização de grandes eventos no Brasil como os Jogos Pan Americanos (2007), a Copa do Mundo FIFA (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), ficou evidente a ineficiência dos aeroportos principalmente após acidentes aéreos e desordem nos terminais aeroportuários. Deste modo, em 2011 o Governo Federal decidiu conceder os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos à iniciativa privada como alternativa de curto prazo para melhora na qualidade de atendimento aos passageiros. A medição dos níveis de serviço em aeroportos é realizada para identificar possíveis ações a serem executadas para melhorar a operação de um aeroporto. Portanto, no presente artigo levantou informações acerca das transformações ocorridas nos aeroportos concedidos de forma que seja determinado se a mudança no modelo de gestão foi bem-sucedida. Para tal foram utilizados dados disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e um formulário virtual elaborado pelos autores desse trabalho. Por meio dos resultados obtidos, observou-se variação no número de passageiros, carga e aeronaves movimentadas no período estudado e uma melhora na avaliação dos usuários acerca da qualidade dos aeroportos estudados.
id UCB-2_e4c6af681ab665287eba87b61c58fe19
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12951
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Carvalho Júnior, Edson Benício deAlves, Diogo de SousaMachado, Matheus Oliveira Mota2020-03-30T23:14:41Z2020-03-282020-03-30T23:14:41Z2019-12-05ALVES, Diogo de Sousa; MACHADO, Matheus Oliveira Mota. Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos. 2019. 31 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12951Com a realização de grandes eventos no Brasil como os Jogos Pan Americanos (2007), a Copa do Mundo FIFA (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), ficou evidente a ineficiência dos aeroportos principalmente após acidentes aéreos e desordem nos terminais aeroportuários. Deste modo, em 2011 o Governo Federal decidiu conceder os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos à iniciativa privada como alternativa de curto prazo para melhora na qualidade de atendimento aos passageiros. A medição dos níveis de serviço em aeroportos é realizada para identificar possíveis ações a serem executadas para melhorar a operação de um aeroporto. Portanto, no presente artigo levantou informações acerca das transformações ocorridas nos aeroportos concedidos de forma que seja determinado se a mudança no modelo de gestão foi bem-sucedida. Para tal foram utilizados dados disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e um formulário virtual elaborado pelos autores desse trabalho. Por meio dos resultados obtidos, observou-se variação no número de passageiros, carga e aeronaves movimentadas no período estudado e uma melhora na avaliação dos usuários acerca da qualidade dos aeroportos estudados.With the achievement of great events in Brazil like the Pan American Games (2007), FIFA World Cup (2014) and the Olympic Games (2016), the inefficiencies of brazilian airports became evident, mainly after air crashs and chaos at the airport terminals. As a result, in 2011 the Federal Government of Brazil decides to grant Brasília, Guarulhos and Viracopos airports as a short term alternative to improve the passenger service quality. The measurement of service levels in airports is perfomed to indentify possible actions to be taken to improve the airport operations. Therefore, this article raised information about the changes occurred in the granted airports in such a way that it is determined if the change in management model was successful. For this purpose, informations were collected from the Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) and using a virtual form prepared by the authors of this task. Through the obtained results, it was observed variation in the number of passengers, cargo and aircraft moved in the studied period and an improvement in the users evaluation about the quality of the studied airports.Submitted by Cassimira Moura (cassis@ucb.br) on 2020-03-28T16:53:45Z No. of bitstreams: 1 DiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdf: 1702717 bytes, checksum: 0c28a454086844748689ea39a9d2c135 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-30T23:14:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdf: 1702717 bytes, checksum: 0c28a454086844748689ea39a9d2c135 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-30T23:14:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdf: 1702717 bytes, checksum: 0c28a454086844748689ea39a9d2c135 (MD5) Previous issue date: 2019-12-05porUniversidade Católica de BrasíliaEngenharia Civil (Graduação)UCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::ENGENHARIASAeroportosPrivatizaçãoAnálise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracoposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTDiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdf.txtDiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdf.txtExtracted texttext/plain50725https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12951/3/DiogodeSousaAlvesTCCGraduac%c3%a3o2019.pdf.txtc939144e7396ac74de0ce1b236ce6b1dMD53ORIGINALDiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdfDiogodeSousaAlvesTCCGraduacão2019.pdfArtigoapplication/pdf1702717https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12951/1/DiogodeSousaAlvesTCCGraduac%c3%a3o2019.pdf0c28a454086844748689ea39a9d2c135MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12951/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/129512020-06-09 03:53:37.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos
title Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos
spellingShingle Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos
Alves, Diogo de Sousa
CNPQ::ENGENHARIAS
Aeroportos
Privatização
title_short Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos
title_full Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos
title_fullStr Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos
title_full_unstemmed Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos
title_sort Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos
author Alves, Diogo de Sousa
author_facet Alves, Diogo de Sousa
Machado, Matheus Oliveira Mota
author_role author
author2 Machado, Matheus Oliveira Mota
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho Júnior, Edson Benício de
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Diogo de Sousa
Machado, Matheus Oliveira Mota
contributor_str_mv Carvalho Júnior, Edson Benício de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Aeroportos
Privatização
dc.subject.por.fl_str_mv Aeroportos
Privatização
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Com a realização de grandes eventos no Brasil como os Jogos Pan Americanos (2007), a Copa do Mundo FIFA (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), ficou evidente a ineficiência dos aeroportos principalmente após acidentes aéreos e desordem nos terminais aeroportuários. Deste modo, em 2011 o Governo Federal decidiu conceder os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos à iniciativa privada como alternativa de curto prazo para melhora na qualidade de atendimento aos passageiros. A medição dos níveis de serviço em aeroportos é realizada para identificar possíveis ações a serem executadas para melhorar a operação de um aeroporto. Portanto, no presente artigo levantou informações acerca das transformações ocorridas nos aeroportos concedidos de forma que seja determinado se a mudança no modelo de gestão foi bem-sucedida. Para tal foram utilizados dados disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e um formulário virtual elaborado pelos autores desse trabalho. Por meio dos resultados obtidos, observou-se variação no número de passageiros, carga e aeronaves movimentadas no período estudado e uma melhora na avaliação dos usuários acerca da qualidade dos aeroportos estudados.
With the achievement of great events in Brazil like the Pan American Games (2007), FIFA World Cup (2014) and the Olympic Games (2016), the inefficiencies of brazilian airports became evident, mainly after air crashs and chaos at the airport terminals. As a result, in 2011 the Federal Government of Brazil decides to grant Brasília, Guarulhos and Viracopos airports as a short term alternative to improve the passenger service quality. The measurement of service levels in airports is perfomed to indentify possible actions to be taken to improve the airport operations. Therefore, this article raised information about the changes occurred in the granted airports in such a way that it is determined if the change in management model was successful. For this purpose, informations were collected from the Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) and using a virtual form prepared by the authors of this task. Through the obtained results, it was observed variation in the number of passengers, cargo and aircraft moved in the studied period and an improvement in the users evaluation about the quality of the studied airports.
description Com a realização de grandes eventos no Brasil como os Jogos Pan Americanos (2007), a Copa do Mundo FIFA (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), ficou evidente a ineficiência dos aeroportos principalmente após acidentes aéreos e desordem nos terminais aeroportuários. Deste modo, em 2011 o Governo Federal decidiu conceder os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos à iniciativa privada como alternativa de curto prazo para melhora na qualidade de atendimento aos passageiros. A medição dos níveis de serviço em aeroportos é realizada para identificar possíveis ações a serem executadas para melhorar a operação de um aeroporto. Portanto, no presente artigo levantou informações acerca das transformações ocorridas nos aeroportos concedidos de forma que seja determinado se a mudança no modelo de gestão foi bem-sucedida. Para tal foram utilizados dados disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e um formulário virtual elaborado pelos autores desse trabalho. Por meio dos resultados obtidos, observou-se variação no número de passageiros, carga e aeronaves movimentadas no período estudado e uma melhora na avaliação dos usuários acerca da qualidade dos aeroportos estudados.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-30T23:14:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-28
2020-03-30T23:14:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Diogo de Sousa; MACHADO, Matheus Oliveira Mota. Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos. 2019. 31 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12951
identifier_str_mv ALVES, Diogo de Sousa; MACHADO, Matheus Oliveira Mota. Análise do impacto da concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos. 2019. 31 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Civil (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12951/3/DiogodeSousaAlvesTCCGraduac%c3%a3o2019.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12951/1/DiogodeSousaAlvesTCCGraduac%c3%a3o2019.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12951/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c939144e7396ac74de0ce1b236ce6b1d
0c28a454086844748689ea39a9d2c135
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829922867806208