Análise postural de crianças com idade entre 7 e 12 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Karlliany Pinho
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moura, Marcília de Pinho Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12202
Resumo: Introdução: A postura da criança passa por mudanças constantes, o padrão postural tende a adaptar-se à atividade que ela está desenvolvendo e, se estas forem de caráter vicioso, podem acarretar importantes alterações posturais. Objetivo: Realizar uma análise preventiva em crianças com idade entre 07 e 12 anos do Projeto Ciranda da Universidade Católica de Brasília – UCB analisando e quantificando as possíveis alterações posturais. Métodos: Foram avaliadas 62 crianças, de ambos os gêneros. Para análise postural das crianças foi utilizado o software de avaliação postural (SAPo), sendo realizadas fotos dos participantes na vista anterior, posterior, lateral direita e lateral esquerda, com base na demarcação de pontos anatômicos predeterminados pelo software, sendo essa uma análise quantitativa e ainda foi realizada uma análise qualitativa referente aos pontos que não tinham valor de referência no SAPo. Resultados: Foi encontrado: inclinação de cabeça, desnivelamento dos ombros, desnivelamento das espinhas ilíacas ântero-superiores (EIAS), anteriorização de cabeça, escapula alada, rotação interna e rotação externa de joelho, hiperextensão de joelho, protrusão de ombro, anteroversão pélvica e calcâneo valgo. Conclusão: Os resultados demonstram a presença de alterações posturais nas crianças, porém algumas alterações encontradas podem ser consideradas como alterações de desenvolvimento, mas outras são consideradas assimetrias e devem ser observadas precocemente.
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Para análise postural das crianças foi utilizado o software de avaliação postural (SAPo), sendo realizadas fotos dos participantes na vista anterior, posterior, lateral direita e lateral esquerda, com base na demarcação de pontos anatômicos predeterminados pelo software, sendo essa uma análise quantitativa e ainda foi realizada uma análise qualitativa referente aos pontos que não tinham valor de referência no SAPo. Resultados: Foi encontrado: inclinação de cabeça, desnivelamento dos ombros, desnivelamento das espinhas ilíacas ântero-superiores (EIAS), anteriorização de cabeça, escapula alada, rotação interna e rotação externa de joelho, hiperextensão de joelho, protrusão de ombro, anteroversão pélvica e calcâneo valgo. Conclusão: Os resultados demonstram a presença de alterações posturais nas crianças, porém algumas alterações encontradas podem ser consideradas como alterações de desenvolvimento, mas outras são consideradas assimetrias e devem ser observadas precocemente.Introdução: A child’s posture goes through constant changes. The postural pattern tends to adapt to the activity being done, and, if it is deviant, it can cause relevant postural changes. Objective: To make a preventive analysis in children aged 7-12 years from the Projeto Ciranda of the Universidade Católica de Brasília (UCB) and quantify possible posture changes. Methods: 62 children from both sexes were assessed. The quantitative analysis was made through a Postural Assessment Software. Each child was photographed in their anterior, posterior, left-side and right-side views, based on anatomic landmarks predetermined by the software. A qualitative analysis was also made referring to the landmarks that did not have a reference value in the Postural Assessment Software. Results: The deviations found were head inclination, shoulder muscle imbalance, anterior superior iliac spine (ASIS) imbalance, forward head, winged scapula, internal and external knee rotation, knee hyperextension, shoulder protrusion, pelvic anteversion and calcaneus valgus. Conclusion: The results show the occurrence of postural changes in children. Although some of the changes can be considered as development changes, others are considered as asymmetries and must be observed precociously.Submitted by Maria José Martins (mmartins@ucb.br) on 2019-07-16T14:15:14Z No. of bitstreams: 1 KarllianyPinhoGomesTCCGraduacao2010.pdf: 414191 bytes, checksum: 48ecf5b433f40aa9997bd4b5a76b5f66 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-07-18T14:22:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KarllianyPinhoGomesTCCGraduacao2010.pdf: 414191 bytes, checksum: 48ecf5b433f40aa9997bd4b5a76b5f66 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-18T14:22:31Z (GMT). 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Introdução: A child’s posture goes through constant changes. The postural pattern tends to adapt to the activity being done, and, if it is deviant, it can cause relevant postural changes. Objective: To make a preventive analysis in children aged 7-12 years from the Projeto Ciranda of the Universidade Católica de Brasília (UCB) and quantify possible posture changes. Methods: 62 children from both sexes were assessed. The quantitative analysis was made through a Postural Assessment Software. Each child was photographed in their anterior, posterior, left-side and right-side views, based on anatomic landmarks predetermined by the software. A qualitative analysis was also made referring to the landmarks that did not have a reference value in the Postural Assessment Software. Results: The deviations found were head inclination, shoulder muscle imbalance, anterior superior iliac spine (ASIS) imbalance, forward head, winged scapula, internal and external knee rotation, knee hyperextension, shoulder protrusion, pelvic anteversion and calcaneus valgus. Conclusion: The results show the occurrence of postural changes in children. Although some of the changes can be considered as development changes, others are considered as asymmetries and must be observed precociously.
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