Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Raíssa
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10131
Resumo: Brasília possui um dos maiores mercados de publicidade do país devido à cartela de clientes que abrange instituições governamentais, que possui um sistema sólido e tradicional e que, aumentou os gastos com publicidade em 158,80 milhões de reais no ano de 2012 para 2013. Esse aumento de verba direcionada para publicidade revela um dos potenciais do mercado de Brasília, não só para a área de criação, mas para as demais áreas da agência. Logo, esse parâmetro também serve de indicativo para o aumento no espaço de trabalho e surgimento de oportunidades para as diversas áreas da produção no mercado de Brasília. O presente trabalho objetiva a realização de um “Sarau da Produção”. A fim de ampliar a percepção que os alunos de publicidade de Brasília têm em relação ao potencial criativo dos produtores publicitários e identificar como a área de produção permite que o profissional atue desenvolvendo sua criatividade e de que forma isso ocorre. A pesquisa desenvolvida foi de caráter inteiramente exploratório. Primeiramente foram buscadas referências bibliográficas para entendimento da área. Em seguida, estudo sobre os campos de atuação do profissional. Por fim, será realizado um “Sarau da Produção”. A primeira edição do evento será realizada na Universidade Católica de Brasília - vinculada ao Se Comunica 2015.
id UCB-2_e97a0acd71dd8bb7904464425d376973
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/10131
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cantarelli, RaquelCunha, Raíssa2017-10-18T13:29:49Z2017-10-172017-10-18T13:29:49Z2015CUNHA, Raíssa. Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília. 2015. 44 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10131Brasília possui um dos maiores mercados de publicidade do país devido à cartela de clientes que abrange instituições governamentais, que possui um sistema sólido e tradicional e que, aumentou os gastos com publicidade em 158,80 milhões de reais no ano de 2012 para 2013. Esse aumento de verba direcionada para publicidade revela um dos potenciais do mercado de Brasília, não só para a área de criação, mas para as demais áreas da agência. Logo, esse parâmetro também serve de indicativo para o aumento no espaço de trabalho e surgimento de oportunidades para as diversas áreas da produção no mercado de Brasília. O presente trabalho objetiva a realização de um “Sarau da Produção”. A fim de ampliar a percepção que os alunos de publicidade de Brasília têm em relação ao potencial criativo dos produtores publicitários e identificar como a área de produção permite que o profissional atue desenvolvendo sua criatividade e de que forma isso ocorre. A pesquisa desenvolvida foi de caráter inteiramente exploratório. Primeiramente foram buscadas referências bibliográficas para entendimento da área. Em seguida, estudo sobre os campos de atuação do profissional. Por fim, será realizado um “Sarau da Produção”. A primeira edição do evento será realizada na Universidade Católica de Brasília - vinculada ao Se Comunica 2015.Brasília has one of the country's largest advertising markets due to customers chart that covers government institutions, which has a solid and traditional system and that increased spending on advertising 158.80 million reais in the year 2012 to 2013. This increased funding of targeted advertising reveals the potential of Brasilia market, not only for the creation of area but for other areas of the agency. Therefore, this parameter also serves as indicator for the increase in the workspace and emergence of opportunities for the various areas of production in Brasilia market. The present study aims to carry out a "Sarau Production". In order to broaden the perception that Brasilia advertising students have in relation to the creative potential of advertising producers and identify how the production area allows the professional acts by developing their creativity and how this occurs. The research developed was entirely exploratory. First references for understanding the area were sought. Then study on the professional fields. Finally, there will be a "Sarau Production". The first event will be held at the Catholic University of Brasilia - linked to Communicates 2015.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-17T20:42:47Z No. of bitstreams: 1 RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf: 1871533 bytes, checksum: 835e40ba8e00aff36b8d951dc118e84c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-18T13:29:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf: 1871533 bytes, checksum: 835e40ba8e00aff36b8d951dc118e84c (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-18T13:29:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf: 1871533 bytes, checksum: 835e40ba8e00aff36b8d951dc118e84c (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaProduçãoEventoProdução publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALRaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdfRaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdfMonografiaapplication/pdf1871533https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10131/1/RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf835e40ba8e00aff36b8d951dc118e84cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10131/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf.txtRaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf.txtExtracted texttext/plain63091https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10131/3/RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf.txt134ac83042ccaf66656be99ed6e70a48MD53123456789/101312017-10-19 01:03:29.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília
title Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília
spellingShingle Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília
Cunha, Raíssa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Produção
Evento
title_short Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília
title_full Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília
title_fullStr Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília
title_full_unstemmed Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília
title_sort Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília
author Cunha, Raíssa
author_facet Cunha, Raíssa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cantarelli, Raquel
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Raíssa
contributor_str_mv Cantarelli, Raquel
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Produção
Evento
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Produção
Evento
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Brasília possui um dos maiores mercados de publicidade do país devido à cartela de clientes que abrange instituições governamentais, que possui um sistema sólido e tradicional e que, aumentou os gastos com publicidade em 158,80 milhões de reais no ano de 2012 para 2013. Esse aumento de verba direcionada para publicidade revela um dos potenciais do mercado de Brasília, não só para a área de criação, mas para as demais áreas da agência. Logo, esse parâmetro também serve de indicativo para o aumento no espaço de trabalho e surgimento de oportunidades para as diversas áreas da produção no mercado de Brasília. O presente trabalho objetiva a realização de um “Sarau da Produção”. A fim de ampliar a percepção que os alunos de publicidade de Brasília têm em relação ao potencial criativo dos produtores publicitários e identificar como a área de produção permite que o profissional atue desenvolvendo sua criatividade e de que forma isso ocorre. A pesquisa desenvolvida foi de caráter inteiramente exploratório. Primeiramente foram buscadas referências bibliográficas para entendimento da área. Em seguida, estudo sobre os campos de atuação do profissional. Por fim, será realizado um “Sarau da Produção”. A primeira edição do evento será realizada na Universidade Católica de Brasília - vinculada ao Se Comunica 2015.
Brasília has one of the country's largest advertising markets due to customers chart that covers government institutions, which has a solid and traditional system and that increased spending on advertising 158.80 million reais in the year 2012 to 2013. This increased funding of targeted advertising reveals the potential of Brasilia market, not only for the creation of area but for other areas of the agency. Therefore, this parameter also serves as indicator for the increase in the workspace and emergence of opportunities for the various areas of production in Brasilia market. The present study aims to carry out a "Sarau Production". In order to broaden the perception that Brasilia advertising students have in relation to the creative potential of advertising producers and identify how the production area allows the professional acts by developing their creativity and how this occurs. The research developed was entirely exploratory. First references for understanding the area were sought. Then study on the professional fields. Finally, there will be a "Sarau Production". The first event will be held at the Catholic University of Brasilia - linked to Communicates 2015.
description Brasília possui um dos maiores mercados de publicidade do país devido à cartela de clientes que abrange instituições governamentais, que possui um sistema sólido e tradicional e que, aumentou os gastos com publicidade em 158,80 milhões de reais no ano de 2012 para 2013. Esse aumento de verba direcionada para publicidade revela um dos potenciais do mercado de Brasília, não só para a área de criação, mas para as demais áreas da agência. Logo, esse parâmetro também serve de indicativo para o aumento no espaço de trabalho e surgimento de oportunidades para as diversas áreas da produção no mercado de Brasília. O presente trabalho objetiva a realização de um “Sarau da Produção”. A fim de ampliar a percepção que os alunos de publicidade de Brasília têm em relação ao potencial criativo dos produtores publicitários e identificar como a área de produção permite que o profissional atue desenvolvendo sua criatividade e de que forma isso ocorre. A pesquisa desenvolvida foi de caráter inteiramente exploratório. Primeiramente foram buscadas referências bibliográficas para entendimento da área. Em seguida, estudo sobre os campos de atuação do profissional. Por fim, será realizado um “Sarau da Produção”. A primeira edição do evento será realizada na Universidade Católica de Brasília - vinculada ao Se Comunica 2015.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-18T13:29:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-17
2017-10-18T13:29:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Raíssa. Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília. 2015. 44 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10131
identifier_str_mv CUNHA, Raíssa. Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília. 2015. 44 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10131/1/RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10131/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10131/3/RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 835e40ba8e00aff36b8d951dc118e84c
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
134ac83042ccaf66656be99ed6e70a48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829887193153536