Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10131 |
Resumo: | Brasília possui um dos maiores mercados de publicidade do país devido à cartela de clientes que abrange instituições governamentais, que possui um sistema sólido e tradicional e que, aumentou os gastos com publicidade em 158,80 milhões de reais no ano de 2012 para 2013. Esse aumento de verba direcionada para publicidade revela um dos potenciais do mercado de Brasília, não só para a área de criação, mas para as demais áreas da agência. Logo, esse parâmetro também serve de indicativo para o aumento no espaço de trabalho e surgimento de oportunidades para as diversas áreas da produção no mercado de Brasília. O presente trabalho objetiva a realização de um “Sarau da Produção”. A fim de ampliar a percepção que os alunos de publicidade de Brasília têm em relação ao potencial criativo dos produtores publicitários e identificar como a área de produção permite que o profissional atue desenvolvendo sua criatividade e de que forma isso ocorre. A pesquisa desenvolvida foi de caráter inteiramente exploratório. Primeiramente foram buscadas referências bibliográficas para entendimento da área. Em seguida, estudo sobre os campos de atuação do profissional. Por fim, será realizado um “Sarau da Produção”. A primeira edição do evento será realizada na Universidade Católica de Brasília - vinculada ao Se Comunica 2015. |
id |
UCB-2_e97a0acd71dd8bb7904464425d376973 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/10131 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Cantarelli, RaquelCunha, Raíssa2017-10-18T13:29:49Z2017-10-172017-10-18T13:29:49Z2015CUNHA, Raíssa. Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília. 2015. 44 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10131Brasília possui um dos maiores mercados de publicidade do país devido à cartela de clientes que abrange instituições governamentais, que possui um sistema sólido e tradicional e que, aumentou os gastos com publicidade em 158,80 milhões de reais no ano de 2012 para 2013. Esse aumento de verba direcionada para publicidade revela um dos potenciais do mercado de Brasília, não só para a área de criação, mas para as demais áreas da agência. Logo, esse parâmetro também serve de indicativo para o aumento no espaço de trabalho e surgimento de oportunidades para as diversas áreas da produção no mercado de Brasília. O presente trabalho objetiva a realização de um “Sarau da Produção”. A fim de ampliar a percepção que os alunos de publicidade de Brasília têm em relação ao potencial criativo dos produtores publicitários e identificar como a área de produção permite que o profissional atue desenvolvendo sua criatividade e de que forma isso ocorre. A pesquisa desenvolvida foi de caráter inteiramente exploratório. Primeiramente foram buscadas referências bibliográficas para entendimento da área. Em seguida, estudo sobre os campos de atuação do profissional. Por fim, será realizado um “Sarau da Produção”. A primeira edição do evento será realizada na Universidade Católica de Brasília - vinculada ao Se Comunica 2015.Brasília has one of the country's largest advertising markets due to customers chart that covers government institutions, which has a solid and traditional system and that increased spending on advertising 158.80 million reais in the year 2012 to 2013. This increased funding of targeted advertising reveals the potential of Brasilia market, not only for the creation of area but for other areas of the agency. Therefore, this parameter also serves as indicator for the increase in the workspace and emergence of opportunities for the various areas of production in Brasilia market. The present study aims to carry out a "Sarau Production". In order to broaden the perception that Brasilia advertising students have in relation to the creative potential of advertising producers and identify how the production area allows the professional acts by developing their creativity and how this occurs. The research developed was entirely exploratory. First references for understanding the area were sought. Then study on the professional fields. Finally, there will be a "Sarau Production". The first event will be held at the Catholic University of Brasilia - linked to Communicates 2015.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-17T20:42:47Z No. of bitstreams: 1 RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf: 1871533 bytes, checksum: 835e40ba8e00aff36b8d951dc118e84c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-18T13:29:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf: 1871533 bytes, checksum: 835e40ba8e00aff36b8d951dc118e84c (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-18T13:29:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf: 1871533 bytes, checksum: 835e40ba8e00aff36b8d951dc118e84c (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaProduçãoEventoProdução publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALRaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdfRaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdfMonografiaapplication/pdf1871533https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10131/1/RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf835e40ba8e00aff36b8d951dc118e84cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10131/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf.txtRaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf.txtExtracted texttext/plain63091https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10131/3/RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf.txt134ac83042ccaf66656be99ed6e70a48MD53123456789/101312017-10-19 01:03:29.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília |
title |
Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília |
spellingShingle |
Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília Cunha, Raíssa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Produção Evento |
title_short |
Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília |
title_full |
Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília |
title_fullStr |
Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília |
title_full_unstemmed |
Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília |
title_sort |
Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília |
author |
Cunha, Raíssa |
author_facet |
Cunha, Raíssa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cantarelli, Raquel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Raíssa |
contributor_str_mv |
Cantarelli, Raquel |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Produção Evento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Produção Evento |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Brasília possui um dos maiores mercados de publicidade do país devido à cartela de clientes que abrange instituições governamentais, que possui um sistema sólido e tradicional e que, aumentou os gastos com publicidade em 158,80 milhões de reais no ano de 2012 para 2013. Esse aumento de verba direcionada para publicidade revela um dos potenciais do mercado de Brasília, não só para a área de criação, mas para as demais áreas da agência. Logo, esse parâmetro também serve de indicativo para o aumento no espaço de trabalho e surgimento de oportunidades para as diversas áreas da produção no mercado de Brasília. O presente trabalho objetiva a realização de um “Sarau da Produção”. A fim de ampliar a percepção que os alunos de publicidade de Brasília têm em relação ao potencial criativo dos produtores publicitários e identificar como a área de produção permite que o profissional atue desenvolvendo sua criatividade e de que forma isso ocorre. A pesquisa desenvolvida foi de caráter inteiramente exploratório. Primeiramente foram buscadas referências bibliográficas para entendimento da área. Em seguida, estudo sobre os campos de atuação do profissional. Por fim, será realizado um “Sarau da Produção”. A primeira edição do evento será realizada na Universidade Católica de Brasília - vinculada ao Se Comunica 2015. Brasília has one of the country's largest advertising markets due to customers chart that covers government institutions, which has a solid and traditional system and that increased spending on advertising 158.80 million reais in the year 2012 to 2013. This increased funding of targeted advertising reveals the potential of Brasilia market, not only for the creation of area but for other areas of the agency. Therefore, this parameter also serves as indicator for the increase in the workspace and emergence of opportunities for the various areas of production in Brasilia market. The present study aims to carry out a "Sarau Production". In order to broaden the perception that Brasilia advertising students have in relation to the creative potential of advertising producers and identify how the production area allows the professional acts by developing their creativity and how this occurs. The research developed was entirely exploratory. First references for understanding the area were sought. Then study on the professional fields. Finally, there will be a "Sarau Production". The first event will be held at the Catholic University of Brasilia - linked to Communicates 2015. |
description |
Brasília possui um dos maiores mercados de publicidade do país devido à cartela de clientes que abrange instituições governamentais, que possui um sistema sólido e tradicional e que, aumentou os gastos com publicidade em 158,80 milhões de reais no ano de 2012 para 2013. Esse aumento de verba direcionada para publicidade revela um dos potenciais do mercado de Brasília, não só para a área de criação, mas para as demais áreas da agência. Logo, esse parâmetro também serve de indicativo para o aumento no espaço de trabalho e surgimento de oportunidades para as diversas áreas da produção no mercado de Brasília. O presente trabalho objetiva a realização de um “Sarau da Produção”. A fim de ampliar a percepção que os alunos de publicidade de Brasília têm em relação ao potencial criativo dos produtores publicitários e identificar como a área de produção permite que o profissional atue desenvolvendo sua criatividade e de que forma isso ocorre. A pesquisa desenvolvida foi de caráter inteiramente exploratório. Primeiramente foram buscadas referências bibliográficas para entendimento da área. Em seguida, estudo sobre os campos de atuação do profissional. Por fim, será realizado um “Sarau da Produção”. A primeira edição do evento será realizada na Universidade Católica de Brasília - vinculada ao Se Comunica 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-18T13:29:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-17 2017-10-18T13:29:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CUNHA, Raíssa. Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília. 2015. 44 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10131 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Raíssa. Produção publicitária: os caminhos da produção no mercado de Brasília. 2015. 44 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10131/1/RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10131/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10131/3/RaissaCunhaTCCGRADUACAO2015.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
835e40ba8e00aff36b8d951dc118e84c 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 134ac83042ccaf66656be99ed6e70a48 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829887193153536 |