Método para construção de modelos 3D em realidade virtual: um estudo de caso aplicado à mastologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Eduardo Schettini
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Parente, Marina Rocha
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10332
Resumo: A Realidade Virtual (RV) tem sido largamente utilizada para auxiliar em atividades de ensino/aprendizagem, entretanto há uma dificuldade de se encontrar profissionais qualificados que possam desenvolver modelos que sirvam para este fim. Muitos desenvolvedores criam modelos tridimensionais (3D) para fins comerciais, filmes, jogos, porém quando o assunto é RV devem ser tomados certos cuidados ao se modelar levando em consideração para o que ele será utilizado. Uma grande necessidade da RV é que os modelos sejam leves, pois a interação com eles será em tempo real. A base teórica para a modelagem 3D aplicada a RV demanda um estudo matemático avançado. Para este trabalho foi necessário um estudo preliminar de modelagem 3D além do estudo dos objetos a serem modelados. Esta pesquisa busca colaborar no aprendizado da modelagem para as pessoas que tenham interesse em contribuir com a RV sem que tenham que se aprofundar em conceitos matemáticos. Portanto, foi proposto um método para construção de modelos 3D em RV cuja validação principal foi na área de mastologia. Para o desenvolvimento desses modelos foram utilizados conhecimentos de anatomia, modelagem 3D e, especificamente, dois softwares, isto é, 3DS Max® e Maya®.
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Uma grande necessidade da RV é que os modelos sejam leves, pois a interação com eles será em tempo real. A base teórica para a modelagem 3D aplicada a RV demanda um estudo matemático avançado. Para este trabalho foi necessário um estudo preliminar de modelagem 3D além do estudo dos objetos a serem modelados. Esta pesquisa busca colaborar no aprendizado da modelagem para as pessoas que tenham interesse em contribuir com a RV sem que tenham que se aprofundar em conceitos matemáticos. Portanto, foi proposto um método para construção de modelos 3D em RV cuja validação principal foi na área de mastologia. Para o desenvolvimento desses modelos foram utilizados conhecimentos de anatomia, modelagem 3D e, especificamente, dois softwares, isto é, 3DS Max® e Maya®.The Virtual Reality (VR) has been lagged used to help in activities of teaching/learning, however exist a difficult to find qualify professionals that can develop models that can be used for this end. There are many developers that create models tridimensional (3D) for commercial purposes, movies, games, but when it comes to RV some care must be taken when modeling taking into consideration what he will be used for. A large necessity of the VR is that the models need to be light, because the interaction with them will be in real time. The theoretical basis for 3D modeling applied to VR demand an advanced mathematical study. For this work was necessary a preliminary study of 3D modeling beyond the study of the objects to be modeled. This research aim to collaborate in the learning of the modeling for all the people that are interested in contribute with the VR without having to be deepening in mathematical concepts. Therefore, was proposed a method for building 3D models in VR whose the main validation was in the area of mastology. For the development of these models were used knowledge of anatomy, 3D modeling and, specifically, two software, that are, 3DS Max® and Maya®.Submitted by Micaella Souza (micaella.souza@ucb.br) on 2018-01-25T14:04:00Z No. of bitstreams: 1 EduardoSchettiniGuimarãesTCCGraduação2008.pdf: 3716213 bytes, checksum: e6779b52256bc77275a08ab474b5dc63 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-01-26T11:25:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EduardoSchettiniGuimarãesTCCGraduação2008.pdf: 3716213 bytes, checksum: e6779b52256bc77275a08ab474b5dc63 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-26T11:25:00Z (GMT). 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The Virtual Reality (VR) has been lagged used to help in activities of teaching/learning, however exist a difficult to find qualify professionals that can develop models that can be used for this end. There are many developers that create models tridimensional (3D) for commercial purposes, movies, games, but when it comes to RV some care must be taken when modeling taking into consideration what he will be used for. A large necessity of the VR is that the models need to be light, because the interaction with them will be in real time. The theoretical basis for 3D modeling applied to VR demand an advanced mathematical study. For this work was necessary a preliminary study of 3D modeling beyond the study of the objects to be modeled. This research aim to collaborate in the learning of the modeling for all the people that are interested in contribute with the VR without having to be deepening in mathematical concepts. Therefore, was proposed a method for building 3D models in VR whose the main validation was in the area of mastology. For the development of these models were used knowledge of anatomy, 3D modeling and, specifically, two software, that are, 3DS Max® and Maya®.
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