Streaming de jogos digitais como prática de performance contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pase, André Fagundes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dallegrave, Leticia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/12376
Resumo: Serviços de streaming de jogos atraem diariamente a atenção de milhares de pessoas. O desempenho dentro e fora dos games é fator de atração, realizado em plataformas que estimulam a retenção do público e transformam atenção em capital. Para compreender esta nova performance, revisitamos[1] conceitos clássicos e observamos as suas transformações no contexto das redes. Relacionando teoria com este fenômeno, entendemos que o comportamento observado pode ser entendido como uma performance contemporânea.[1] Este artigo deriva da dissertação de mestrado de uma das autoras. Em virtude disso, alguns trechos possuem semelhanças com o texto apresentado para a banca, porém esta versão conta com novas observações.
id UCB-3_0285dd001c2bd931d922b7cff7be2ac6
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12376
network_acronym_str UCB-3
network_name_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository_id_str
spelling Streaming de jogos digitais como prática de performance contemporâneaComunicação performance streaming de jogos Twitch jogos digitaisServiços de streaming de jogos atraem diariamente a atenção de milhares de pessoas. O desempenho dentro e fora dos games é fator de atração, realizado em plataformas que estimulam a retenção do público e transformam atenção em capital. Para compreender esta nova performance, revisitamos[1] conceitos clássicos e observamos as suas transformações no contexto das redes. Relacionando teoria com este fenômeno, entendemos que o comportamento observado pode ser entendido como uma performance contemporânea.[1] Este artigo deriva da dissertação de mestrado de uma das autoras. Em virtude disso, alguns trechos possuem semelhanças com o texto apresentado para a banca, porém esta versão conta com novas observações.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2021-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/1237610.31501/esf.v0i20.12376Esferas; No. 20 (2021): Comunicação e as performances da cultura II; 172-191Esferas; n. 20 (2021): Comunicação e as performances da cultura II; 172-1912446-61902316-712210.31501/esf.v0i20reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/12376/7334Copyright (c) 2021 Esferasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPase, André FagundesDallegrave, Leticia2021-06-14T19:13:30Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12376Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2021-06-14T19:13:30Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Streaming de jogos digitais como prática de performance contemporânea
title Streaming de jogos digitais como prática de performance contemporânea
spellingShingle Streaming de jogos digitais como prática de performance contemporânea
Pase, André Fagundes
Comunicação
performance
streaming de jogos
Twitch
jogos digitais
title_short Streaming de jogos digitais como prática de performance contemporânea
title_full Streaming de jogos digitais como prática de performance contemporânea
title_fullStr Streaming de jogos digitais como prática de performance contemporânea
title_full_unstemmed Streaming de jogos digitais como prática de performance contemporânea
title_sort Streaming de jogos digitais como prática de performance contemporânea
author Pase, André Fagundes
author_facet Pase, André Fagundes
Dallegrave, Leticia
author_role author
author2 Dallegrave, Leticia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pase, André Fagundes
Dallegrave, Leticia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
performance
streaming de jogos
Twitch
jogos digitais
topic Comunicação
performance
streaming de jogos
Twitch
jogos digitais
description Serviços de streaming de jogos atraem diariamente a atenção de milhares de pessoas. O desempenho dentro e fora dos games é fator de atração, realizado em plataformas que estimulam a retenção do público e transformam atenção em capital. Para compreender esta nova performance, revisitamos[1] conceitos clássicos e observamos as suas transformações no contexto das redes. Relacionando teoria com este fenômeno, entendemos que o comportamento observado pode ser entendido como uma performance contemporânea.[1] Este artigo deriva da dissertação de mestrado de uma das autoras. Em virtude disso, alguns trechos possuem semelhanças com o texto apresentado para a banca, porém esta versão conta com novas observações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/12376
10.31501/esf.v0i20.12376
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/12376
identifier_str_mv 10.31501/esf.v0i20.12376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/12376/7334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Esferas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Esferas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Esferas; No. 20 (2021): Comunicação e as performances da cultura II; 172-191
Esferas; n. 20 (2021): Comunicação e as performances da cultura II; 172-191
2446-6190
2316-7122
10.31501/esf.v0i20
reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
collection Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository.name.fl_str_mv Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com
_version_ 1809731743184322560