Seja estúpido: o imperativo trágico da Diesel e o ethos contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portugal, Daniel B
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Beccari, Marcos N, Salgado, Julia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/3225
Resumo: Este artigo propõe uma discussão sobre a campanha "Be Stupid" (Diesel, 2010/11) sob o prisma da ética contemporânea. Partimos da hipótese de que o discurso promovido por tal campanha, aparentemente imbuído da postura trágica nietzschiana, pode, devido à inclinação imperativa com que se insere no ethos contemporâneo, dar suporte a uma postura ética muito diversa daquela que ele aparentemente sustenta. Após breve contextualização da marca Diesel, construímos uma contraposição entre o pensamento de alguns autores para, por fim, concluirmos que o atual declínio dos deveres morais tradicionais institui uma nova forma de moralidade que não pode ser considerada propriamente trágica.
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