Corpo negro na imagem: à escuta de Zózimo Bulbul e de Yasmin Thayná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11076 |
Resumo: | Onde e como cineastas negros e negras têm fabricado a diferença do ponto de vista da linguagem: no filme como engenho de criação e no cinema como máquina de circulação entre mundos? Em que pontos esse processo de produção cinematográfica negra afronta o racismo no Brasil ou como cinemas negros fazem resistência ao racismo construindo uma experiência outra do corpo negro? Para tanto, analisamos, sob a forma de ensaio, dois curta-metragens de ficção “Alma no Olho (Zózimo Bulbul, 11”, 1974) e Kbela (Yasmin Thainá, 22”, 2015) utilizando uma metodologia de traços e aproximações com intelectuais negros e negras a partir da experiência com as imagens e dados dos processos fílmicos. |
id |
UCB-3_7393ba62cfee2f03b5082770888efc91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11076 |
network_acronym_str |
UCB-3 |
network_name_str |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpo negro na imagem: à escuta de Zózimo Bulbul e de Yasmin ThaynáCinema Negro Racismo Performance Alma no Olho Kbela.Onde e como cineastas negros e negras têm fabricado a diferença do ponto de vista da linguagem: no filme como engenho de criação e no cinema como máquina de circulação entre mundos? Em que pontos esse processo de produção cinematográfica negra afronta o racismo no Brasil ou como cinemas negros fazem resistência ao racismo construindo uma experiência outra do corpo negro? Para tanto, analisamos, sob a forma de ensaio, dois curta-metragens de ficção “Alma no Olho (Zózimo Bulbul, 11”, 1974) e Kbela (Yasmin Thainá, 22”, 2015) utilizando uma metodologia de traços e aproximações com intelectuais negros e negras a partir da experiência com as imagens e dados dos processos fílmicos.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2020-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/1107610.31501/esf.v1i16.11076Esferas; No. 16 (2019): Novas linguagens do audiovisual; 35-45Esferas; n. 16 (2019): Novas linguagens do audiovisual; 35-452446-61902316-712210.31501/esf.v1i16reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11076/6755https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11076/7374Copyright (c) 2020 Esferasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, LucianaSantos, Ester Antonietade Jesus, Eduardo Antônio2022-07-02T19:24:15Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11076Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2022-07-02T19:24:15Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo negro na imagem: à escuta de Zózimo Bulbul e de Yasmin Thayná |
title |
Corpo negro na imagem: à escuta de Zózimo Bulbul e de Yasmin Thayná |
spellingShingle |
Corpo negro na imagem: à escuta de Zózimo Bulbul e de Yasmin Thayná de Oliveira, Luciana Cinema Negro Racismo Performance Alma no Olho Kbela. |
title_short |
Corpo negro na imagem: à escuta de Zózimo Bulbul e de Yasmin Thayná |
title_full |
Corpo negro na imagem: à escuta de Zózimo Bulbul e de Yasmin Thayná |
title_fullStr |
Corpo negro na imagem: à escuta de Zózimo Bulbul e de Yasmin Thayná |
title_full_unstemmed |
Corpo negro na imagem: à escuta de Zózimo Bulbul e de Yasmin Thayná |
title_sort |
Corpo negro na imagem: à escuta de Zózimo Bulbul e de Yasmin Thayná |
author |
de Oliveira, Luciana |
author_facet |
de Oliveira, Luciana Santos, Ester Antonieta de Jesus, Eduardo Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ester Antonieta de Jesus, Eduardo Antônio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Luciana Santos, Ester Antonieta de Jesus, Eduardo Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Negro Racismo Performance Alma no Olho Kbela. |
topic |
Cinema Negro Racismo Performance Alma no Olho Kbela. |
description |
Onde e como cineastas negros e negras têm fabricado a diferença do ponto de vista da linguagem: no filme como engenho de criação e no cinema como máquina de circulação entre mundos? Em que pontos esse processo de produção cinematográfica negra afronta o racismo no Brasil ou como cinemas negros fazem resistência ao racismo construindo uma experiência outra do corpo negro? Para tanto, analisamos, sob a forma de ensaio, dois curta-metragens de ficção “Alma no Olho (Zózimo Bulbul, 11”, 1974) e Kbela (Yasmin Thainá, 22”, 2015) utilizando uma metodologia de traços e aproximações com intelectuais negros e negras a partir da experiência com as imagens e dados dos processos fílmicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11076 10.31501/esf.v1i16.11076 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11076 |
identifier_str_mv |
10.31501/esf.v1i16.11076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11076/6755 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11076/7374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Esferas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Esferas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Esferas; No. 16 (2019): Novas linguagens do audiovisual; 35-45 Esferas; n. 16 (2019): Novas linguagens do audiovisual; 35-45 2446-6190 2316-7122 10.31501/esf.v1i16 reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
collection |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
repository.name.fl_str_mv |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com |
_version_ |
1799304086267363328 |