A comunicação como mito: o advento do metaverso e seus avatares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavire, Vanina Belén
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/13815
Resumo: Neste artigo, abordamos as transformações apresentadas pelo próximo universo virtual criado pela Inteligência Artificial: o Metaverso. Apostamos no modelo de comunicação que é proposto para as gerações futuras. A partir de um trabalho analítico comparativo, problematizamos a possibilidade de que as trocas comunicativas do espaço virtual tornem a comunicação que conhecemos até hoje em um “mito”. Na conclusão, apresentamos as duas faces do Metaverso –positiva e negativa–, e questionamos as noções de “liberdade” e “realidade” como promessas da experiência virtual imersiva.
id UCB-3_aa60be37f82ea29ec442d30da7fe0ad3
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13815
network_acronym_str UCB-3
network_name_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository_id_str
spelling A comunicação como mito: o advento do metaverso e seus avataresNeste artigo, abordamos as transformações apresentadas pelo próximo universo virtual criado pela Inteligência Artificial: o Metaverso. Apostamos no modelo de comunicação que é proposto para as gerações futuras. A partir de um trabalho analítico comparativo, problematizamos a possibilidade de que as trocas comunicativas do espaço virtual tornem a comunicação que conhecemos até hoje em um “mito”. Na conclusão, apresentamos as duas faces do Metaverso –positiva e negativa–, e questionamos as noções de “liberdade” e “realidade” como promessas da experiência virtual imersiva.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/1381510.31501/esf.v1i24.13815Esferas; No. 24 (2022): Mito e comunicação digital; 77-99Esferas; n. 24 (2022): Mito e comunicação digital; 77-992446-61902316-712210.31501/esf.v1i24reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/13815/11279Copyright (c) 2022 esferasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanavire, Vanina Belén2022-08-23T17:00:09Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13815Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2022-08-23T17:00:09Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação como mito: o advento do metaverso e seus avatares
title A comunicação como mito: o advento do metaverso e seus avatares
spellingShingle A comunicação como mito: o advento do metaverso e seus avatares
Canavire, Vanina Belén
title_short A comunicação como mito: o advento do metaverso e seus avatares
title_full A comunicação como mito: o advento do metaverso e seus avatares
title_fullStr A comunicação como mito: o advento do metaverso e seus avatares
title_full_unstemmed A comunicação como mito: o advento do metaverso e seus avatares
title_sort A comunicação como mito: o advento do metaverso e seus avatares
author Canavire, Vanina Belén
author_facet Canavire, Vanina Belén
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canavire, Vanina Belén
description Neste artigo, abordamos as transformações apresentadas pelo próximo universo virtual criado pela Inteligência Artificial: o Metaverso. Apostamos no modelo de comunicação que é proposto para as gerações futuras. A partir de um trabalho analítico comparativo, problematizamos a possibilidade de que as trocas comunicativas do espaço virtual tornem a comunicação que conhecemos até hoje em um “mito”. Na conclusão, apresentamos as duas faces do Metaverso –positiva e negativa–, e questionamos as noções de “liberdade” e “realidade” como promessas da experiência virtual imersiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/13815
10.31501/esf.v1i24.13815
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/13815
identifier_str_mv 10.31501/esf.v1i24.13815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/13815/11279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 esferas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 esferas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Esferas; No. 24 (2022): Mito e comunicação digital; 77-99
Esferas; n. 24 (2022): Mito e comunicação digital; 77-99
2446-6190
2316-7122
10.31501/esf.v1i24
reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
collection Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository.name.fl_str_mv Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com
_version_ 1809731743635210240