Os (inter)lugares organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinhola, Bruno Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9331
Resumo: É comum ouvir que as organizações ocupam lugar central em nossas vidas, que o indivíduo deve procurar/entender qual é o seu lugar nas organizações, ou que as organizações são os lugares em que as pessoas se realizam. Contudo, de que lugares estamos falando? Lugares de vínculo, de significado, de experiência. É essa relação entre indivíduo, espaço e lugar que o presente artigo propõe discutir. O trabalho procura compreender as instâncias do lugar nas organizações, a partir da revisão das elaborações de alguns autores. Frente a complexidade interacional que se revela, se faz necessário o tensionamento acerca da suficiência dessas elaborações - que pensam as organizações como espaços e lugares de vínculos - para o contexto do ciberespaço, constituído por organizações em rede que têm a mediação digital como referência. Ao final, propõe-se um pensamento acerca do interlugar, instância que tem o potencial de carregar as inquietações acerca da construção de vínculos organizacionais no ciberespaço, para as quais os olhares dirigidos apenas às interações face a face parecem não dar mais conta.
id UCB-4_00b1ecb723492fa79afab4f90a03d868
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9331
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Os (inter)lugares organizacionaisOrganizações Comunicação Organizacional Lugares Ciberespaço InterlugaresÉ comum ouvir que as organizações ocupam lugar central em nossas vidas, que o indivíduo deve procurar/entender qual é o seu lugar nas organizações, ou que as organizações são os lugares em que as pessoas se realizam. Contudo, de que lugares estamos falando? Lugares de vínculo, de significado, de experiência. É essa relação entre indivíduo, espaço e lugar que o presente artigo propõe discutir. O trabalho procura compreender as instâncias do lugar nas organizações, a partir da revisão das elaborações de alguns autores. Frente a complexidade interacional que se revela, se faz necessário o tensionamento acerca da suficiência dessas elaborações - que pensam as organizações como espaços e lugares de vínculos - para o contexto do ciberespaço, constituído por organizações em rede que têm a mediação digital como referência. Ao final, propõe-se um pensamento acerca do interlugar, instância que tem o potencial de carregar as inquietações acerca da construção de vínculos organizacionais no ciberespaço, para as quais os olhares dirigidos apenas às interações face a face parecem não dar mais conta.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/933110.31501/comunicologia.v11i1.9331Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 11, N. 1, JAN./JUN., 2018; 3-191981-213210.31501/comunicologia.v11i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9331/5821Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessVinhola, Bruno Garcia2018-09-14T10:33:46Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9331Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2018-09-14T10:33:46Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os (inter)lugares organizacionais
title Os (inter)lugares organizacionais
spellingShingle Os (inter)lugares organizacionais
Vinhola, Bruno Garcia
Organizações
Comunicação Organizacional
Lugares
Ciberespaço
Interlugares
title_short Os (inter)lugares organizacionais
title_full Os (inter)lugares organizacionais
title_fullStr Os (inter)lugares organizacionais
title_full_unstemmed Os (inter)lugares organizacionais
title_sort Os (inter)lugares organizacionais
author Vinhola, Bruno Garcia
author_facet Vinhola, Bruno Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinhola, Bruno Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Organizações
Comunicação Organizacional
Lugares
Ciberespaço
Interlugares
topic Organizações
Comunicação Organizacional
Lugares
Ciberespaço
Interlugares
description É comum ouvir que as organizações ocupam lugar central em nossas vidas, que o indivíduo deve procurar/entender qual é o seu lugar nas organizações, ou que as organizações são os lugares em que as pessoas se realizam. Contudo, de que lugares estamos falando? Lugares de vínculo, de significado, de experiência. É essa relação entre indivíduo, espaço e lugar que o presente artigo propõe discutir. O trabalho procura compreender as instâncias do lugar nas organizações, a partir da revisão das elaborações de alguns autores. Frente a complexidade interacional que se revela, se faz necessário o tensionamento acerca da suficiência dessas elaborações - que pensam as organizações como espaços e lugares de vínculos - para o contexto do ciberespaço, constituído por organizações em rede que têm a mediação digital como referência. Ao final, propõe-se um pensamento acerca do interlugar, instância que tem o potencial de carregar as inquietações acerca da construção de vínculos organizacionais no ciberespaço, para as quais os olhares dirigidos apenas às interações face a face parecem não dar mais conta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9331
10.31501/comunicologia.v11i1.9331
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9331
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v11i1.9331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9331/5821
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 11, N. 1, JAN./JUN., 2018; 3-19
1981-2132
10.31501/comunicologia.v11i1
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916905787392