Mar D’ouro? Da expansão do porto `a centralidade do Pré-Sal: Estratégias comunicativas no mercado emergente da Baixada Santista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Wellington Teixeira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Luz, Taise Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4115
Resumo: Este estudo apresenta um breve prognóstico sobre o campo profissional das relações públicas frente ao processo dedesenvolvimento econômico da Região Metropolitana da Baixada Santista, localizada no litoral de São Paulo. Com base naanálise do cenário econômico e mercadológico, identificam-se as perspectivas e desafios que se colocam às organizaçõesque atuam nesta região, que protagoniza emergente processo de reconfiguração, desencadeado pela expansão dos setoresportuário, comercial, turístico e pelo início da exploração do pré-sal. Num viés qualitativo, esta pesquisa objetiva identificar,por um lado, a percepção dos empresários sobre o desenvolvimento econômico pelo qual vem passando a BaixadaSantista, também pontuando a importância da comunicação nesse processo; por outro lado, registrar o entendimento dosprofissionais de relações públicas acerca das perspectivas e dos desafios que, nessa dinâmica econômica e social complexa,se colocam aos profissionais de relações públicas no contexto regional. Conclui-se que o mercado emergente dessa regiãolitorânea brasileira aponta para o surgimento de demandas profissionais que situam a comunicação organizacional e, emespecífico, as relações públicas numa posição privilegiada.
id UCB-4_18bd1b7de9995048b938c923a0854833
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4115
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Mar D’ouro? Da expansão do porto `a centralidade do Pré-Sal: Estratégias comunicativas no mercado emergente da Baixada SantistaBaixada Santista. Comunicação organizacional. Desenvolvimento econômico regional. Relações Públicas.Este estudo apresenta um breve prognóstico sobre o campo profissional das relações públicas frente ao processo dedesenvolvimento econômico da Região Metropolitana da Baixada Santista, localizada no litoral de São Paulo. Com base naanálise do cenário econômico e mercadológico, identificam-se as perspectivas e desafios que se colocam às organizaçõesque atuam nesta região, que protagoniza emergente processo de reconfiguração, desencadeado pela expansão dos setoresportuário, comercial, turístico e pelo início da exploração do pré-sal. Num viés qualitativo, esta pesquisa objetiva identificar,por um lado, a percepção dos empresários sobre o desenvolvimento econômico pelo qual vem passando a BaixadaSantista, também pontuando a importância da comunicação nesse processo; por outro lado, registrar o entendimento dosprofissionais de relações públicas acerca das perspectivas e dos desafios que, nessa dinâmica econômica e social complexa,se colocam aos profissionais de relações públicas no contexto regional. Conclui-se que o mercado emergente dessa regiãolitorânea brasileira aponta para o surgimento de demandas profissionais que situam a comunicação organizacional e, emespecífico, as relações públicas numa posição privilegiada.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2013-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/411510.31501/comunicologia.v5i2.4115Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 2, JUL./DEZ., 2012; 46-701981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4115/2523Lisboa, Wellington TeixeiraLuz, Taise Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:51:04Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4115Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:51:04Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mar D’ouro? Da expansão do porto `a centralidade do Pré-Sal: Estratégias comunicativas no mercado emergente da Baixada Santista
title Mar D’ouro? Da expansão do porto `a centralidade do Pré-Sal: Estratégias comunicativas no mercado emergente da Baixada Santista
spellingShingle Mar D’ouro? Da expansão do porto `a centralidade do Pré-Sal: Estratégias comunicativas no mercado emergente da Baixada Santista
Lisboa, Wellington Teixeira
Baixada Santista. Comunicação organizacional. Desenvolvimento econômico regional. Relações Públicas.
title_short Mar D’ouro? Da expansão do porto `a centralidade do Pré-Sal: Estratégias comunicativas no mercado emergente da Baixada Santista
title_full Mar D’ouro? Da expansão do porto `a centralidade do Pré-Sal: Estratégias comunicativas no mercado emergente da Baixada Santista
title_fullStr Mar D’ouro? Da expansão do porto `a centralidade do Pré-Sal: Estratégias comunicativas no mercado emergente da Baixada Santista
title_full_unstemmed Mar D’ouro? Da expansão do porto `a centralidade do Pré-Sal: Estratégias comunicativas no mercado emergente da Baixada Santista
title_sort Mar D’ouro? Da expansão do porto `a centralidade do Pré-Sal: Estratégias comunicativas no mercado emergente da Baixada Santista
author Lisboa, Wellington Teixeira
author_facet Lisboa, Wellington Teixeira
Luz, Taise Fernandes
author_role author
author2 Luz, Taise Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisboa, Wellington Teixeira
Luz, Taise Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Baixada Santista. Comunicação organizacional. Desenvolvimento econômico regional. Relações Públicas.
topic Baixada Santista. Comunicação organizacional. Desenvolvimento econômico regional. Relações Públicas.
description Este estudo apresenta um breve prognóstico sobre o campo profissional das relações públicas frente ao processo dedesenvolvimento econômico da Região Metropolitana da Baixada Santista, localizada no litoral de São Paulo. Com base naanálise do cenário econômico e mercadológico, identificam-se as perspectivas e desafios que se colocam às organizaçõesque atuam nesta região, que protagoniza emergente processo de reconfiguração, desencadeado pela expansão dos setoresportuário, comercial, turístico e pelo início da exploração do pré-sal. Num viés qualitativo, esta pesquisa objetiva identificar,por um lado, a percepção dos empresários sobre o desenvolvimento econômico pelo qual vem passando a BaixadaSantista, também pontuando a importância da comunicação nesse processo; por outro lado, registrar o entendimento dosprofissionais de relações públicas acerca das perspectivas e dos desafios que, nessa dinâmica econômica e social complexa,se colocam aos profissionais de relações públicas no contexto regional. Conclui-se que o mercado emergente dessa regiãolitorânea brasileira aponta para o surgimento de demandas profissionais que situam a comunicação organizacional e, emespecífico, as relações públicas numa posição privilegiada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4115
10.31501/comunicologia.v5i2.4115
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4115
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v5i2.4115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4115/2523
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 2, JUL./DEZ., 2012; 46-70
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916157104128